Terremoto de magnitude 4.4 atinge Araxá (MG); novos tremores podem ocorrer

A Defesa Civil e a prefeitura afirmam que não há mortes, feridos ou danos registrados, e alertam para a circulação de fake news; barragens de mineradas estão estáveis e seguem sendo monitoradas

Vitor Oliveira

Publicidade

Um terremoto de magnitude 4.4 foi registrado na noite desta sexta-feira (12), por volta das 22h10, em Araxá (MG), a cerca de 360 quilômetros de Belo Horizonte.

A Defesa Civil e a prefeitura municipal confirmaram o abalo sísmico, que foi sentido em diversos pontos da cidade, mas afirmam que, até o momento, não há registros de danos materiais, feridos ou vítimas.

Segundo a Defesa Civil, novos tremores de terra podem ocorrer nas próximas horas no município.

Aproveite a oportunidade!

A cidade, conhecida pela economia mineral e importância no setor de cidades do Triângulo Mineiro, segue em estado de atenção.

As mineradoras da cidade foram acionadas e as barragens instaladas no município estão estáveis, segundo a prefeitura. Os locais seguem sendo acompanhados, como medida preventiva, para verificar se houve qualquer tipo de alteração estrutural após o tremor.

Leia também: Terremoto de magnitude 6,9 atinge nordeste do Japão; alerta de tsunami é retirado

Continua depois da publicidade

Alerta contra fake news

A Prefeitura de Araxá alerta ainda para a circulação de informações falsas, incluindo áudios e mensagens com vozes alteradas por inteligência artificial, que têm como objetivo gerar pânico e desinformação na população. 

A orientação é para que a população mantenha a calma, não compartilhe conteúdos de origem duvidosa e siga apenas as recomendações dos órgãos oficiais.

Em caso de emergência, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199.

Orientações de segurança para terremotos

A prefeitura de Araxá divulgou também orientações com cuidados imediatos para proteger a população.

Se você estiver dentro de casa ou prédio:

Se estiver na rua:

Continua depois da publicidade

Se estiver dirigindo:

Após o tremor, atenção às réplicas: