Rio terá um novo feriadão em julho neste ano; entenda

Ponto facultativo e feriado foram incluídos no calendário de 2025 devido à realização da Cúpula dos BRICS, que acontecerá na cidade no próximo mês

Agência O Globo

Calçada da Praia de Copacabana é uma das mais famosas do Brasil - Tomaz Silva/Agência Brasil
Calçada da Praia de Copacabana é uma das mais famosas do Brasil - Tomaz Silva/Agência Brasil

Publicidade

O calendário deste ano ganhou um novo feriadão na cidade do Rio de Janeiro. A Prefeitura do Rio decretou ponto facultativo no dia 4 de julho. A data, que cai numa sexta-feira, será um dia a mais de descanso e se une ao já decretado feriado do dia 7, que cai numa segunda-feira, criando um feriadão de quatro dias no município. As folgas são em razão da realização de eventos oficiais relacionados à Cúpula do BRICS.

O objetivo é reduzir a circulação de veículos e pessoas na cidade durante a reunião do grupo de países emergentes da economia mundial, marcada para os dias 6 e 7 de julho no Rio. O evento contará com a presença de chefes de Estado e delegações de vários países.

O decreto, publicado no último dia 23, diz em trecho: “necessidade de garantir a segurança, a mobilidade e a fluidez viária nas regiões diretamente afetadas pelas atividades oficiais do evento, bem como a adoção de medidas excepcionais pelos órgãos de segurança e trânsito, incluindo o possível bloqueio de vias, alteração de itinerários e restrição de acesso em áreas estratégicas”.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Leia mais: Cúpula do Brics no Rio terá ausência de Xi Jinping e Vladimir Putin

Em entrevista ao Extra, o advogado trabalhista Márcio Rodrigues explica a diferença entre os direitos nos dois dias:

— O dia 4 de julho foi decretado como ponto facultativo, o que significa que a dispensa do trabalho depende da decisão do empregador, exceto para servidores públicos municipais, que foram oficialmente dispensados, salvo os serviços essenciais. Já o dia 7 de julho foi declarado feriado municipal, o que implica em obrigatoriedade de folga, salvo para atividades essenciais ou autorizadas por convenção coletiva.

Continua depois da publicidade

Para quem é ponto facultativo

No decreto da Prefeitura do Rio, o ponto facultativo no dia 4 de julho vale para repartições públicas municipais.

Ficam excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) editará resolução regulamentando o expediente nas unidades de saúde da rede pública municipal para a data.

Para além dos servidores públicos municipais, a dispensa do trabalho depende da decisão do empregador.

Como fica o funcionamento no feriado

De acordo com o texto publicado em 15 de abril sobre a folga em 7 de julho, não será feriado para os seguintes estabelecimentos, que deverão funcionar regularmente:

O decreto traz ainda um detalhamento do que é considerado serviços e atividades essenciais:

Continua depois da publicidade