Publicidade
Após o Carnaval 2026, os brasileiros já ficam de olho na celebração do ano que vem, visto que oferece uma das melhores oportunidades de descanso. O Carnaval 2027 está marcado para os dias 5 e 10 de fevereiro — a terça-feira de Carnaval cai no dia 9 de fevereiro.
A comemoração não é considerada um feriado nacional, mas alguns estados e municípios decretam a segunda e terça-feira como feriados, enquanto a quarta-feira de Cinzas pode ser considerada ponto facultativo.
Vale lembrar que o Carnaval não tem data fixa. Isso acontece porque a celebração está ligada à Páscoa, que também não possui um dia fixo para acontecer.
Aproveite a oportunidade!
Em geral, a comemoração pode acontecer entre fevereiro e os primeiros dias de março. De acordo com o calendário litúrgico cristão, a Páscoa acontece sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera no hemisfério norte, o que geralmente ocorre entre final de março e abril.
Já a Quarta-feira de Cinzas, último dia do Carnaval, também marca o primeiro dia da Quaresma. Dessa forma, o Carnaval começa sempre 47 dias antes da Páscoa.
Quem trabalha no Carnaval 2027?
Por meio da legislação brasileira, há apenas 10 feriados nacionais, mas todas as datas de Carnaval são consideradas pontos facultativos. Ou seja, fica à critério da empresa ou órgão definir a folga.
Continua depois da publicidade
Nas regiões em que as datas são feriados, os profissionais sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm direito à folga remunerada, desde que não prestem serviços essenciais ou que a empresa já tenha acordado um esquema de plantão.
Microempreendedores Individuais (MEIs) e autônomos não possuem direito à descanso, mas podem combinar conforme demanda.
Para saber se sua cidade ou estado terá feriado durante o Carnaval, é necessário consultar decretos locais ou verificar com a empresa onde trabalha. Cidades como Rio de Janeiro e Salvador costumam decretar feriado na terça-feira de Carnaval, mas isso não se estende automaticamente à sexta-feira anterior.
Qual a origem do Carnaval?
A celebração remonta a festas pagãs da Antiguidade, em que eram comemoradas passagens de estação ou mesmo o começo de um novo ano pela festividade prolongada e consumo de muita comida e bebidas alcóolicas. Já o Carnaval como é celebrado hoje surgiu na Idade Média, criada pela Igreja Católica.
O período antecede a Páscoa, momento em que Jesus se sacrificou pela humanidade. Foi na Alta Idade Média que a Igreja Católica cria a Quaresma, os quarenta dias anteriores à Páscoa, em que os fiéis deviam passar os dias em completa devoção e impondo limites a prazeres mundanos, para representar os sacrifícios de Jesus.
Sem poder controlar totalmente a vontade do povo em seguir com as festas pagãs, a Igreja Católica permitiu o Carnaval (do latim, carnis levale, ou “retirar a carne”), que seria uma maneira de realizar celebrações extravagantes e mundanas antes de seguir para o momento de introspecção e sacrifício da Quaresma.
Continua depois da publicidade
As celebrações de Carnaval se espalharam por todo o mundo, com suas particularidades. No Brasil, a forma como a festa é realizada hoje surgiu no período colonial, quando os portugueses trouxeram algumas brincadeiras de Carnaval ao país.
A cultura africana teve forte peso na construção do Carnaval no Brasil por meio da influência dos afoxés, frevos, maracatus e samba, que deram musicalidade e personalidade única a o que hoje é a maior manifestação cultural do país.
Desde então, foram criadas marchinhas, festas de salão e escolas de samba. Foi na década de 1920 que os desfiles das escolas tornaram-se parte fundamental da festa. A primeira escola de samba do Brasil foi criada em 1928, a Deixa Falar.
Continua depois da publicidade
Agenda de feriados nacionais
Apesar do Carnaval não ser considerado um feriado nacional, a lei brasileira garante como feriados as seguintes datas:
- Confraternização Universal — 1º de janeiro
- Paixão de Cristo — 3 de abril
- Tiradentes — 21 de abril
- Dia do Trabalho — 1º de maio
- Independência do Brasil — 7 de setembro
- Nossa Senhora Aparecida — 12 de outubro
- Finados — 2 de novembro
- Proclamação da República — 15 de novembro
- Dia da Consciência Negra — 20 de novembro
- Natal — 25 de dezembro
