Primeiro ciclone de 2026 leva alerta de chuva e ventos fortes ao Sul e Sudeste

Sistema começa a se organizar neste fim de semana entre Uruguai e Rio Grande do Sul; instabilidade alcança SP e MS

Carla Carvalho

Publicidade

O primeiro ciclone extratropical de 2026 começa a se organizar neste fim de semana e deve provocar chuvas intensas, ventania e temporais em estados do Sul do Brasil, além de ampliar a instabilidade em São Paulo e Mato Grosso do Sul. As informações são do portal de meteorologia Climatempo.

Segundo a previsão, o sistema ganha força entre sexta-feira (9) e sábado (10), a partir de uma área de baixa pressão atmosférica que se intensifica entre o Paraguai e o norte da Argentina. O ciclone se forma na madrugada de sábado, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, e começa a se afastar em direção ao oceano no início da próxima semana.

O primeiro ciclone de 2026 traz chuva volumosa e rajadas fortes ao RS

O Rio Grande do Sul deve ser o estado mais impactado, e com a instabilidade iniciando já na sexta-feira (9).

Continua depois da publicidade

Áreas do Centro e do Oeste gaúcho podem registrar chuva muito intensa em curto intervalo, com acumulados próximos de 100 milímetros em até seis horas, além de rajadas de vento entre 80 km/h e 100 km/h.

No sábado, quase todo o estado segue sob risco de temporais, mesmo em períodos sem chuva contínua, devido à circulação de ventos associada ao ciclone. Para o domingo (11), a tendência é de diminuição gradual da instabilidade, embora ainda possam ocorrer pancadas fortes no norte do estado, na Serra Gaúcha e na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Temporais também atingem Santa Catarina e Paraná

Santa Catarina e Paraná entram no radar de temporais principalmente entre sexta-feira (9) e domingo (11). Segundo a Climatempo, as pancadas devem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento, com maior risco para o oeste e centro-sul catarinense e para o sudoeste e sul do Paraná.

No sábado, as instabilidades podem começar ainda durante a madrugada no oeste dos dois estados e avançar para outras áreas ao longo do dia. Já no domingo, novas áreas de chuva voltam a se formar, mantendo o cenário de atenção.

Frente fria amplia instabilidade em SP e MS

Embora o centro do ciclone não avance diretamente sobre o Sudeste ou o Centro-Oeste, a frente fria associada ao sistema deve aumentar as condições para chuva em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. A previsão indica pancadas localmente fortes, principalmente no sul paulista, enquanto os demais estados dessas regiões não devem sentir impactos significativos.

Riscos associados

O portal Climatempo alerta para o risco de:

Continua depois da publicidade

A recomendação é acompanhar os avisos das defesas civis locais e evitar deslocamentos em áreas alagadas ou expostas a ventos fortes durante os períodos de maior instabilidade.