Prazo de inscrição do Enem 2025 acaba nesta sexta-feira (13); veja como fazer

As inscrições da prova foram adiadas em uma semana e estudantes tem até 23h59 para aplicar

Camila Lutfi Agências de notícias

Ativos mencionados na matéria

Publicidade

Os estudantes tem até às 23 horas e 59 minutos (no horário de Brasília) desta sexta-feira (13) para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Com encerramento original no dia 6 de junho, o prazo de inscrição do Enem foi ampliado em uma semana pelo Ministério da Educação (MEC).

A data também marca o prazo final para o envio de documentos para quem deseja ser tratado pelo nome social no exame e para as solicitações de atendimento especializado.

O Enem é uma das principais provas do País para entrada na educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por todas as etapas da prova. Vale lembrar que é exigido um pagamento na taxa de inscrição no valor de R$ 85, que pode ser quitado até a próxima quarta-feira (18).

O boleto ficará disponível na tela inicial da Página do Participante imediatamente após a inscrição. O pagamento poderá ser feito por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. É essencial que os estudantes paguem a taxa para conseguir realizar o exame nacional.

No entanto, o MEC concede isenção da taxa nas seguintes situações:

Continua depois da publicidade

No entanto, para não pagar, esses estudantes deveriam ter realizado a solicitação de isenção até o dia 25 de abril. Para quem solicitou, os resultados já estão disponíveis no site do Inep.

As provas do Enem 2025 acontecem nos dias 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação, com exceção dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde os candidatos farão provas em 30 de novembro e 7 de dezembro. Isso acontece devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), na capital paraense, no período.

No primeiro dia do Enem, os candidatos respondem a 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de uma redação dissertativa-argumentativa. Já no segundo dia é realizada a prova de matemática e ciências da natureza, também com 90 questões.

*Com informações da Agência Brasil