Publicidade
Dois policiais militares aposentados foram presos nesta quinta-feira, durante a Operação Pretorianos, do Ministério Público do Rio (MPRJ). Os agentes são acusados de integrar a organização criminosa do bicheiro Rogério de Andrade — que está preso no Presídio Federal de Campo Grande (MS) desde outubro de 2024 —, além de fazer a segurança dos pontos de exploração de máquinas de caça-níqueis e outras atividades ilícitas. Contra o contraventor denunciado, também foi expedido um novo mandado de prisão.
Os PMs Marcos Antonio de Oliveira Machado, conhecido como Machado, e Carlos André Carneiro de Souza, o Carneiro, foram presos nas primeiras horas do dia. Eles foram levados para a 32ª DP (Taquara) e para a 24ª DP (Piedade), respectivamente.
Ainda de acordo com Ministério Público, Carneiro e Rogério foram denunciados ainda por subornarem um PM da ativa para conseguir informações sigilosas sobre operações policiais, assim como direcionar ações contra estabelecimentos explorados por jogos ilegais de criminosos rivais.
Oportunidade com segurança!
A operação foi desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) — responsável pela investigação —, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Corregedoria Interna da Polícia Militar.
Histórico de operações
A primeira fase da Pretorianos ocorreu em março de 2024, quando os alvos eram 16 PMs da ativa e um policial penal. A ação foi batizada com esse nome pelo Gaeco numa alusão à Guarda Pretoriana, uma unidade de defesa pessoal dos imperadores romanos na antiguidade.
Essa ação é a continuação da Operação Calígula, contra as redes de jogos de azar de Rogério de Andrade e do ex-policial Ronnie Lessa, realizada em 2022. Na ocasião, os agentes cumpriram 24 mandados de busca e apreensão em endereços de empresas usadas na lavagem de dinheiro das casas de apostas, quando foram denunciados Rogério; seu filho, Gustavo de Andrade; seu então chefe da segurança, Márcio Araújo de Souza; Ronnie Lessa — condenado pelo duplo homicídio da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes —; e os delegados Marcos Cipriano e Adriana Belém.
Continua depois da publicidade
Rogério de Andrade é patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel que, recentemente, passou a ser administrada pelo filho do contraventor, Gustavo.
