Pix ganha prêmio internacional após ser alvo de investigação dos EUA

Sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central brasileiro foi reconhecido na etapa brasileira do World Summit Award (WSA) 2025 nesta sexta-feira (12)

Jamille Niero

Publicidade

O pix vive um momento contraditório. Se por um lado virou alvo, a mando de Donald Trump, de investigações dos Estados Unidos por supostas práticas desleais ao comércio ou prejudiciais a empresas americanas, por outro acaba de ser premiado.

Nesta sexta-feira (12), o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central brasileiro foi reconhecido na etapa brasileira do World Summit Award (WSA) 2025, uma premiação global com o intuito de selecionar e promover os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo.

O pix foi o vencedor geral da premiação, além de levar o primeiro lugar na categoria “Negócios e Comércio”.

Leia mais: Brasil rebate investigação dos EUA sobre o Pix e nega práticas desleais; veja pontos

“O pix é o meio de pagamento mais inclusivo do Brasil, tirando o papel moeda. Hoje falamos de 90% de adultos conectados ao sistema, mais de 80% de Pessoas Jurídicas. Esse grau de inclusão só aumenta nossa responsabilidade enquanto gestor público de algo tão transformador para a sociedade”, disse a representante do Banco Central ao receber a premiação.

Os vencedores representarão o Brasil no WSA Global, em Viena, em 2026.

Continua depois da publicidade

O WSA teve início em 2003, em Genebra, no âmbito da cúpula das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) e vem sendo realizado a cada dois anos, sendo coordenado pelo Centro Internacional de Novas Mídias (ICNM – International Center for New Media), de Salzburg, Áustria.

Jamille Niero

Jornalista especializada no mercado de seguros, previdência complementar, capitalização e saúde suplementar, com passagem por mídia segmentada e comunicação corporativa