PF cumpre novos mandados de busca em operação sobre esquema de fraudes no INSS

Ação busca 'redução do prejuízo causado pelos autores', segundo a corporação

Agência O Globo

Ministério da Previdência Social (Foto: Reprodução do Instagram/@minprevidencia)
Ministério da Previdência Social (Foto: Reprodução do Instagram/@minprevidencia)

Publicidade

A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira dois mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de descontos irregulares de aposentadorias e pensões.

Os mandados foram autorizados pela Justiça Federal de Sergipe e foram cumpridos nas cidades de Indiaroba e Umbaúba (SE).

Segundo a PF, as ações visam arrecadar bens de investigados no esquema, “buscando a recomposição do erário público e a redução dos prejuízos causados pelos autores”.

Entenda o esquema

Sindicatos e associações cobraram de aposentados e pensionistas descontos nos seus pagamentos entre 2019 e 2024. A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União apontam, entretanto, que a permissão para os descontos era fraudada. Com isso, milhares de pessoas tinham parte de suas aposentadorias descontadas sem sua autorização.

Com isso, a arrecadação dos sindicatos no governo do presidente Lula por meio dessas mensalidades aumentou de forma significativa nos últimos dois anos. Os investigadores calculam que o valor do prejuízo pode chegar a mais de R$ 6 bilhões.