Publicidade
O Metrô de São Paulo anunciou que, a partir desta segunda-feira (1º), os passageiros poderão utilizar cartões de débito e crédito para pagar a passagem diretamente, por aproximação. As linhas que aceitam essa tecnologia são a 1-Azul e a 3-Vermelha.
Segundo o Metrô, a novidade faz parte de um projeto-piloto com duração prevista de seis meses, podendo ser prorrogado conforme a aceitação dos usuários. Além disso, outras linhas (2-Verde e 15-Prata) devem começar a aceitar esse método de pagamento ainda neste mês.

Herança de Silvio Santos terá auditoria após família contestar imposto sobre R$429 mi
Perícia deve detalhar bens, empresas e contas internacionais que fazem parte do espólio avaliado em mais de R$ 6 bilhões

Jovem morto por leoa possuía transtornos mentais e 16 passagens pela Polícia
Gerson de Melo Machado “sonhava em domar leões” e já tentou invadir um aeroporto para ir à África
Vale ressaltar que as catracas não aceitarão outros métodos de pagamento por aproximação, como relógios inteligentes ou cartões virtuais. Quem precisar fazer integração entre metrô e ônibus deverá utilizar o cartão de transporte convencional, pois o projeto-piloto não contempla esse tipo de operação.
Na fase inicial do novo sistema, os passageiros poderão passar o cartão duas vezes, com intervalo mínimo de um minuto entre as operações. O mesmo dispositivo só poderá ser utilizado novamente após 30 minutos, desde que a transação anterior tenha sido aprovada. O Metrô informa que esse intervalo pode ser reduzido após análise dos testes.
Todas as estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha terão pelo menos uma catraca exclusiva para o novo método de pagamento, com sinalizações específicas para os usuários. Em estações com maior movimento, como aquelas que possuem terminais rodoviários (Jabaquara e Barra Funda, por exemplo), o número de catracas exclusivas deve ser ampliado.
“A novidade traz como principais benefícios a rapidez no embarque, já que o pagamento ocorre em segundos, além de mais conveniência, pois dispensa recargas e o uso de dinheiro físico, melhorando o fluxo nas estações”, diz o Metrô.
Continua depois da publicidade
Mudanças nas bilheterias
Atualmente, o embarque no Metrô pode ser feito com Bilhete Único, cartão Top ou bilhete com QR Code. O pagamento por aproximação com cartões bancários já está disponível em algumas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas por concessionárias.
Responsável pela bilhetagem dessas linhas, a Autopass informa que, na linha 5-Lilás, a tecnologia está disponível na estação Campo Belo, na zona sul, e que está pronta para expandir o sistema para outras estações.
A liberação do uso de cartões de crédito e débito diretamente nas catracas das linhas administradas pelo Metrô representa mais um passo rumo ao fim das bilheterias físicas. Estações como Belém (linha 3-Vermelha) e Jardim Colonial (linha 15-Prata) já não contam com atendentes, sendo possível adquirir passagem apenas por meio de totens de autoatendimento, com pagamento via cartão bancário. O usuário recebe um bilhete com QR Code, que é lido na catraca.
As novas linhas do Metrô devem ser inauguradas sem bilheterias presenciais, adotando integralmente sistemas digitais de pagamento.