Metrô de SP passa a aceitar cartões de débito e crédito por aproximação nas catracas

Projeto-piloto começa nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, com previsão de expansão para outras linhas

Victória Anhesini

Prodata Mobility Brasil, cartão para metrô em SP (Foto: Divulgação)
Prodata Mobility Brasil, cartão para metrô em SP (Foto: Divulgação)

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O Metrô de São Paulo anunciou que, a partir desta segunda-feira (1º), os passageiros poderão utilizar cartões de débito e crédito para pagar a passagem diretamente, por aproximação. As linhas que aceitam essa tecnologia são a 1-Azul e a 3-Vermelha.

Segundo o Metrô, a novidade faz parte de um projeto-piloto com duração prevista de seis meses, podendo ser prorrogado conforme a aceitação dos usuários. Além disso, outras linhas (2-Verde e 15-Prata) devem começar a aceitar esse método de pagamento ainda neste mês.

Vale ressaltar que as catracas não aceitarão outros métodos de pagamento por aproximação, como relógios inteligentes ou cartões virtuais. Quem precisar fazer integração entre metrô e ônibus deverá utilizar o cartão de transporte convencional, pois o projeto-piloto não contempla esse tipo de operação.

Na fase inicial do novo sistema, os passageiros poderão passar o cartão duas vezes, com intervalo mínimo de um minuto entre as operações. O mesmo dispositivo só poderá ser utilizado novamente após 30 minutos, desde que a transação anterior tenha sido aprovada. O Metrô informa que esse intervalo pode ser reduzido após análise dos testes.

Todas as estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha terão pelo menos uma catraca exclusiva para o novo método de pagamento, com sinalizações específicas para os usuários. Em estações com maior movimento, como aquelas que possuem terminais rodoviários (Jabaquara e Barra Funda, por exemplo), o número de catracas exclusivas deve ser ampliado.

“A novidade traz como principais benefícios a rapidez no embarque, já que o pagamento ocorre em segundos, além de mais conveniência, pois dispensa recargas e o uso de dinheiro físico, melhorando o fluxo nas estações”, diz o Metrô.

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Mudanças nas bilheterias

Atualmente, o embarque no Metrô pode ser feito com Bilhete Único, cartão Top ou bilhete com QR Code. O pagamento por aproximação com cartões bancários já está disponível em algumas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas por concessionárias.

Responsável pela bilhetagem dessas linhas, a Autopass informa que, na linha 5-Lilás, a tecnologia está disponível na estação Campo Belo, na zona sul, e que está pronta para expandir o sistema para outras estações.

A liberação do uso de cartões de crédito e débito diretamente nas catracas das linhas administradas pelo Metrô representa mais um passo rumo ao fim das bilheterias físicas. Estações como Belém (linha 3-Vermelha) e Jardim Colonial (linha 15-Prata) já não contam com atendentes, sendo possível adquirir passagem apenas por meio de totens de autoatendimento, com pagamento via cartão bancário. O usuário recebe um bilhete com QR Code, que é lido na catraca.

As novas linhas do Metrô devem ser inauguradas sem bilheterias presenciais, adotando integralmente sistemas digitais de pagamento.