Megaoperação no Rio busca conter avanço do CV; 6 suspeitos foram mortos, diz polícia

Ação conjunta mira desarticular estrutura da facção e prender traficantes; seis suspeitos morreram no Morro do Juramento durante operação

Estadão Conteúdo

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Publicidade

A Polícia Militar e a Polícia Civil do Rio de Janeiro realizam na manhã desta sexta-feira, 10, operações simultâneas contra a facção Comando Vermelho em pelo menos 16 comunidades da capital fluminense. A ação ocorre nas zonas norte, oeste e sudoeste, com o objetivo de desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região.

De acordo com a PM, seis suspeitos foram mortos durante uma operação na madrugada desta sexta-feira no Morro do Juramento, na zona norte do Rio. Os criminosos foram feridos durante a ação, socorridos para unidades hospitalares da região, mas não resistiram aos ferimentos.

A operação acontece menos de 24 horas após a morte de Ygor Freitas de Andrade, conhecido como Matuê, apontado como liderança do Comando Vermelho na Gardênia Azul e Cidade de Deus. Segundo a polícia, ele foi morto durante uma operação da Polícia Civil em Campinho, zona norte, na manhã de quinta-feira, 9. Dois seguranças do traficante também morreram.

Operações em outras regiões da cidade

Além do Morro do Juramento, onde seis suspeitos morreram, policiais militares e civis atuam em outras 15 comunidades. As equipes do Comando de Operações Especiais da PM (COE) realizam ações para reprimir o crime organizado em comunidades como Cidade de Deus, Jordão, Chacrinha, Caixa D’Água, Bateau Mouche e Pendura Saia, em Jacarepaguá.

Policiais civis dos Departamentos-Gerais de Polícia Especializada (DGPE) e da Capital (DGPC), das Subsecretarias de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) e de Inteligência (Ssinte), além da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), atuam no Morro do Banco, Tijuquinha, Muzema, Rio das Pedras e Sítio do Pai João. Ao todo, 500 policiais participam das diligências.

Continua depois da publicidade

Locais das operações no Rio: