Maioria dos feriados de 2026 cai em dias de semana; confira o calendário

Ano concentra feriados em segundas e sextas, favorecendo folgas prolongadas

Agência O Globo

Banhistas em praia de Caraguatatuba (Foto: Reprodução do Instagram/@caraguatatuba_oficial)
Banhistas em praia de Caraguatatuba (Foto: Reprodução do Instagram/@caraguatatuba_oficial)

Publicidade

O ano de 2026 também promete agradar quem gosta de emendar datas. Isso porque a maioria dos feriados nacionais cairá em dias úteis. Ao todo, serão 12 feriados durante a semana, com destaque para o Dia do Trabalho, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Consciência Negra e Natal — todos em sextas ou segundas.

Algumas datas comemorativas que cairão em terças e quintas podem render feriadões, caso haja liberação para emenda. Quem conseguir folga na segunda-feira, em 20 de abril, poderá emendar com o Tiradentes, numa terça-feira, 21 de abril, e aproveitar quatro dias seguidos. Já os feriadões pode acontecer no Ano-Novo, em 1º de janeiro, e no Corpus Christi, em 4 de junho, ambos em quinta-feira. Basta a sexta-feira ser considerada ponto facultativo para se transformar em descanso prolongado.

Os feriados nacionais de 2026 serão: Ano-Novo, Sexta-feira Santa, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, Consciência Negra e Natal. Nessas datas, trabalhadores que não pertencem a categorias com escala especial costumam ter direito à folga. Caso precisem trabalhar, a legislação prevê compensação em dobro ou descanso equivalente.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Além dos feriados, o calendário terá pontos facultativos que, apesar de dependerem da decisão de cada empregador, são tradicionais no país: Carnaval (16 e 17 de fevereiro), Quarta-feira de Cinzas (18/2, até as 14h), Corpus Christi (4 de junho) e as vésperas de Natal e Ano-Novo, nos dias 24 e 31 de dezembro, ambos liberados a partir das 14h.

Janeiro

Fevereiro

Continua depois da publicidade

Abril

Maio

Junho

Setembro

Outubro

Novembro

Continua depois da publicidade

Dezembro

Tópicos relacionados