Lula chega a Minas Gerais para visitar cidades afetadas pelas chuvas na Zona da Mata

Presidente chegou a Ubá na manhã deste sábado, onde se encontrou com o prefeito José Damato (PSD)

Imagens de drone mostram casas parcialmente danificadas ao lado de um deslizamento de terra em uma colina no bairro de Tres Moinhos, após fortes chuvas que mataram moradores e deixaram pessoas desaparecidas, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, em 25 de fevereiro de 2026. REUTERS/Pilar Olivares
Imagens de drone mostram casas parcialmente danificadas ao lado de um deslizamento de terra em uma colina no bairro de Tres Moinhos, após fortes chuvas que mataram moradores e deixaram pessoas desaparecidas, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, em 25 de fevereiro de 2026. REUTERS/Pilar Olivares

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Ubá, na Zona da Mata mineira, na manhã deste sábado. A cidade foi uma das principais atingidas pelas chuvas que assolaram a região nesta semana, deixando dezenas de mortos e centenas de desabrigados e desalojados. Conforme as autoridades, o número de óbitos em decorrência da tragédia já chegou a 70, sendo seis em Ubá e outras 64 em Juiz de Fora, onde o petista deve visitar no começo desta tarde.

O presidente chegou ao Aeroporto Presidente Itamar Franco, em Goianá (MG), e seguiu de helicóptero para Ubá. Nas redes sociais, o prefeito da cidade, José Damato (PSD), compartilhou imagens da visita de Lula, que está acompanhado da primeira-dama Janja da Silva.

 Além das vítimas fatais, Ubá ainda conta com duas pessoas desaparecidas, além de 25 desabrigados e 396 desalojados. Já em Juiz de Fora, cidade mais atingida, o número de desabrigados é de 700 pessoas, enquanto o de desalojados ultrapassa 3500.

O Ministério da Integração liberou, em caráter emergencial, R$ 11,3 milhões para Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa. O ministro Waldez Góes, que compareceu às áreas afetadas, afirmou que a verba marca o início do apoio federal e deve ser utilizada para o restabelecimento dos serviços essenciais, mobilidade e limpeza urbana. A Defesa Civil Nacional já reconheceu o estado de calamidade pública nos três municípios, além de Divinésia e Senador Firmino por situação de emergência.