Forte ventania interrompe energia para quase 1 milhão de consumidores na cidade de SP

Com rajadas que superam 80 km/h, a ventania ocorre com a entrada de um ciclone extratropical vindo da região Sul, o que tem feito com que a rede elétrica seja atingida por objetos e galhos, além da queda de árvores

Reuters

Poste de eletricidade
17 de setembro de 2025
REUTERS/Hollie Adams
Poste de eletricidade 17 de setembro de 2025 REUTERS/Hollie Adams

Publicidade

Uma forte ventania na manhã desta quarta-feira prejudicou o fornecimento de energia elétrica para aproximadamente 13% dos consumidores da região metropolitana de São Paulo, segundo informações da distribuidora local Enel.

Com rajadas que superam 80 km/h, a ventania ocorre com a entrada de um ciclone extratropical vindo da região Sul, o que tem feito com que a rede elétrica seja atingida por objetos e galhos, além da queda de árvores, apontou a empresa.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, às 11h as rajadas de vento chegaram aos 82 km/h na capital e “nas próximas horas podem aumentar”.

Um alerta do órgão emitido na véspera aponta ainda que o ciclone pode provocar tempestades severas em todo o Estado de São Paulo, com ventos acima de 90 km/h, raios e possibilidade de granizo.

Às 12h15, a plataforma da Enel São Paulo mostrava que o status do fornecimento de energia em sua área de concessão paulista apontava 972.456 clientes com serviços interrompidos, ou 12,9% da base total de clientes. Na capital, são 603.687 clientes, ou 10,4% do total.

A empresa afirmou ainda que suas equipes estão mobilizadas em campo e atuando para restabelecer os serviços aos afetados.