Dutra terá pedágio eletrônico entre São Paulo e Guarulhos ainda este ano

Cobrança será feita apenas na pista expressa e terá sistema automático Free Flow; marginais seguirão gratuitas

Marina Verenicz

(Reprodução/CCR RioSP)
(Reprodução/CCR RioSP)

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Motoristas que circulam pela Via Dutra, no trecho entre São Paulo e Guarulhos, devem começar a pagar pedágio urbano ainda em 2025, segundo a concessionária CCR RioSP, do grupo Motiva. A cobrança ocorrerá nas pistas expressas, enquanto o tráfego pelas marginais seguirá gratuito.

As placas de sinalização já foram instaladas nas saídas da Fernão Dias e das marginais Tietê, no sentido Rodovia Presidente Dutra, e indicam a proximidade da ativação do sistema. O pedágio será operado no modelo Free Flow, que realiza a cobrança eletrônica e automática, sem praças físicas.

O valor da tarifa ainda não foi definido e será estabelecido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo a CCR, o cálculo levará em conta a distância percorrida, conforme previsto no contrato de concessão de 30 anos, assinado em 2021, durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

A implantação do pedágio faz parte do pacote de obras exigido pela concessão, que inclui novos viadutos, duplicação de pistas e melhorias nos acessos ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

“O sistema ainda não está operando. Não há cobrança nem emissão de multas neste momento”, informou a CCR, em nota.

A concessionária afirma que a cobrança será exclusiva para quem utilizar a pista expressa, considerada a rota mais rápida para o aeroporto.

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“Moradores de Guarulhos que utilizarem apenas as marginais não pagarão pedágio eletrônico”, esclareceu a empresa.

A CCR também iniciou uma campanha informativa em Guarulhos e nos postos de serviços da Dutra para orientar os motoristas sobre o funcionamento do Free Flow, que está sendo implantado em outros trechos da rodovia.

O leilão da Via Dutra, vencido pela CCR em 2021, marcou o início da nova concessão, com investimentos estimados em R$ 14,8 bilhões ao longo de três décadas. O trecho entre São Paulo e Arujá era o único sem pedágio na principal ligação rodoviária entre as capitais paulista e fluminense.