Defesa Civil prorroga alerta para chuvas em SP; veja novas datas

Gabinete de crise para lidar com situação também está mantido

•

Passageira observa fluxo de água na rua antes de embarcar em ônibus no Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo,   durante a forte chuva que atingiu a cidade no final da tarde desta quinta-feira, 16.    16/01/2025 - Foto: LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Passageira observa fluxo de água na rua antes de embarcar em ônibus no Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo, durante a forte chuva que atingiu a cidade no final da tarde desta quinta-feira, 16. 16/01/2025 - Foto: LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Publicidade

A Defesa Civil de São Paulo prorrogou o alerta preventivo para chuvas persistentes e volumosas até o próximo domingo (4).

O órgão estadual também manteve o grupo de trabalho presencial que atua em emergências relacionadas às chuvas. A princípio, ele atuaria entre segunda e terça, dias 27 e 28.

“A continuidade das chuvas pode impactar o tráfego, a infraestrutura e a segurança da população em todo o estado”, informou a Defesa Civil.

O fenômeno meteorológico que motivou a mobilização do gabinete de crise é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começa atuar no estado de São Paulo, a partir desta quarta-feira (29).

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a ZCAS mantêm a formação de nuvens carregadas, com previsão de acumulados significativos de chuva nos próximos dias.

O fenômeno eleva os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. As áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, litoral paulista e regiões do interior, onde já foram registrados impactos como enchentes e deslizamentos.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil reforça a necessidade de que a população adote medidas de segurança e fique atenta a sinais de instabilidade em áreas de risco. Entre as principais orientações estão: