Avião da Latam colide com pássaro no Galeão e CEO faz desabafo: “Quem paga a conta?”

O CEO da Latam no Brasil, Jerome Cadier, usou as redes sociais para questionar quem arca com os custos nesses casos e criticou a cultura de ações judiciais contra as companhias.

Paulo Barros

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Um avião da Latam precisou retornar ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, após colidir com um pássaro durante a decolagem na manhã desta quinta-feira (20). O impacto, ocorrido no voo LA 3367, que seguia para São Paulo (Guarulhos), causou danos ao bico da aeronave e forçou o cancelamento da viagem.

A aeronave pousou em segurança às 11h04, sem feridos. Os passageiros receberam assistência da companhia e foram reacomodados em voos alternativos programados para esta quinta e sexta-feira (21).

O CEO da Latam no Brasil, Jerome Cadier, usou as redes sociais para questionar quem arca com os custos nesses casos e criticou a cultura de ações judiciais contra as companhias.

“Posso apostar que a primeira ação na Justiça contra a companhia aérea, pedindo indenização por dano moral pelo cancelamento deste voo, vai chegar amanhã mesmo. E assim segue a aviação brasileira. A pergunta é: quem paga a conta?”, escreveu Cadier.

(Foto: Reprodução/LinkedIn/@jerome-cadier)

Casos de bird strike (colisão com pássaros) são comuns na aviação e podem gerar danos estruturais significativos às aeronaves, além de comprometer a segurança dos voos. A Latam reiterou, em nota oficial, que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir a integridade de suas operações.

Confira a nota da Latam na íntegra:

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“A LATAM informa que a aeronave que realizava o voo LA3367 (Rio de Janeiro/Galeão-São Paulo/Guarulhos), com decolagem às 10h35 desta quinta-feira (20/02), retornou para o aeroporto de origem após um bird strike (colisão com pássaro). O pouso ocorreu em completa segurança às 11h04 e o voo foi cancelado.

A LATAM lamenta os transtornos causados e informa que está oferecendo a assistência necessária para todos os clientes impactados, que serão reacomodados em voos da companhia previstos para hoje e amanhã (20 e 21/02). Por fim, a LATAM reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.”

Paulo Barros

Jornalista pela Universidade da Amazônia, com especialização em Comunicação Digital pela ECA-USP. Tem trabalhos publicados em veículos brasileiros, como CNN Brasil, e internacionais, como CoinDesk. No InfoMoney, é editor com foco em investimentos e criptomoedas