1ª frente fria de setembro traz chuva, temporais e queda de temperatura no Sul

Sistema avança rápido e deve provocar instabilidade também no Sudeste, com risco de granizo e ventos fortes

Gabriel Garcia

(Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
(Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Publicidade

A primeira frente fria do mês de setembro começou a se formar nesta quinta-feira (4) e avança rapidamente pelo Sul do Brasil, trazendo risco de chuva forte, temporais isolados, ventos intensos e até granizo, segundo a MetSul Meteorologia. O encontro do ar frio com o ar quente e úmido cria instabilidade, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O sistema deve provocar pancadas de chuva intensa, rajadas de vento e granizo em pontos isolados, com volumes que podem ultrapassar 50 mm em poucas horas, aumentando o risco de alagamentos, transtornos e queda de energia. O Paraná e Santa Catarina estão em alerta, com previsão de chuva forte a muito forte entre a madrugada e a manhã de sexta-feira (5), principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste.

Além do Sul, a frente fria deve influenciar o Sudeste do país, especialmente áreas de São Paulo, onde há previsão de pancadas de chuva ao longo do fim de semana. O avanço do sistema deve provocar instabilidade e queda nas temperaturas, afetando também outras regiões.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

O frio intenso chega logo após a passagem da frente fria, com temperaturas máximas muito abaixo da média histórica para setembro nas capitais Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. A sensação térmica será agravada pelos ventos, deixando as tardes frias e desconfortáveis.

O impacto será ainda maior no interior do Sul, com regiões como Campanha (RS) e Planalto Sul (SC) podendo registrar mínimas negativas no fim de semana, acompanhadas de geadas e temperaturas abaixo de zero em áreas serranas, exigindo atenção redobrada da população.