Em bloomberg / mercados

Reinado de 153 anos da FAO Schwarz acaba

Famosa loja na quinta avenida, em Nova York, é fechada

FAO Schwarz - Bloomberg
(Jennifer S. Altma)

(SÃO PAULO) – Keren Hernandez disse que, se pudesse, iria todos os dias à FAO Schwarz.

Desde a primeira vez que ela foi fazer compras na famosa loja de brinquedos da 5ª Avenida de Manhattan há 10 anos, a moradora do Queens, de 21 anos, disse que voltou diversas vezes por causa dos impressionantes bichos de pelúcia e dos soldadinhos de brinquedo que ficam na porta.

“Fiquei triste quando soube que ia fechar”, disse Hernandez durante sua última visita à loja, na terça-feira, junto com duas crianças, uma de 11 e outra de 8 anos. “Queria ter certeza de que meus sobrinhos pequenos poderiam dizer ‘eu estive lá’”.

Como o contrato está vencendo e seria necessário um aluguel muito maior para conservar o espaço, a Toys “R” Us Inc., proprietária da FAO, optou por fechar a loja. Embora a FAO esteja procurando uma nova localização e talvez seja reaberta no próximo ano, o fechamento desta quarta-feira significa que a marca não terá uma presença no varejo pela primeira vez em 153 anos.

A loja, que foi transferida para essa localização há quase 30 anos – em frente ao Hotel Plaza, a um quarteirão do Central Park e ao lado da Apple Store –, ganhou mais popularidade quando apareceu em “Quero ser grande”, filme de sucesso de 1988 em que os atores Tom Hanks e Robert Loggia dançaram em um piano gigante esparramado pelo chão.

Na tarde da terça-feira, um cartaz na vitrine da frente avisava aos visitantes que a loja espera receber os compradores ao som de “Chopsticks” no piano de “Quero ser grande” em seu novo lar, onde quer que ele seja.

Times Square

Há esperanças de que a FAO volte para Manhattan. A Toys “R” Us está pensando em transferi-la para o espaço subterrâneo do número 1633 da Broadway, um arranha-céu de 48 andares no cruzamento da Broadway e West 50th Street, ao norte da Times Square, de acordo com um informe da Crain’s New York Business. A empresa disse que está procurando outro ponto no Midtown Manhattan, mas ainda não assinou nenhum contrato.

A marca não está indo embora. Produtos com a marca FAO vão continuar sendo vendidos pela internet e nas lojas Toys “R” Us.

Keren Hernandez e seus sobrinhos tiraram uma última foto na terça-feira com os soldadinhos de brinquedo que mantinham guarda na porta da loja. Eles deram um último adeus e foram embora, levando um bichinho de pelúcia novo e um saco de “FAO Schweetz”.

Reportagem de Juliana LaBianca e Matt Townsend

 

Contato