Ford adota compartilhamento com plano para que proprietários aluguem carros

Companhia está se preparando para um futuro com mais veículos compartilhados e carros autônomos

Bloomberg

(Bloomberg)

Publicidade

(SÃO PAULO) – A Ford Motor Co. está acelerando o negócio de compartilhamento de carros ajudando os proprietários dos modelos da marca a alugarem seus carros quando não estão sendo usados.

A empresa está lançando um programa de testes envolvendo 14.000 clientes em seis cidades dos EUA e 12.000 em Londres. A iniciativa permite que os proprietários de veículos financiados da Ford realizem um compartilhamento “de pessoa para pessoa” com locatários pré-selecionados, segundo um comunicado.

“Neste momento estamos indo do experimento à implementação” após seis meses reunindo dados e conversando com os consumidores a respeito de novas formas de mobilidade, disse o CEO Mark Fields, em uma conferência na terça-feira no laboratório de pesquisa da Ford em Palo Alto, na Califórnia, EUA.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Ford, que é a segunda maior fabricante de automóveis dos EUA, está se preparando para um futuro com mais veículos compartilhados e carros autônomos, e também com mais pessoas se aglomerando nas cidades nos próximos 25 anos e exigindo novas maneiras de evitar os engarrafamentos. No mês passado, a empresa começou a oferecer uma rede de carros compartilhados em Londres para atender o crescente mercado de transporte mediante pedido.

A empresa também informou na terça-feira que está lançando uma bicicleta elétrica, juntamente com um protótipo de um aplicativo para smartphones que fornece informações sobre trânsito, clima e locais de estacionamento para que seja mais fácil usar bicicletas.

As cidades dos EUA que participam do novo programa de compartilhamento de carros, que será executado até novembro, são Berkeley, Oakland e São Francisco, na Califórnia; Portland, no Oregon; Chicago; e Washington.

Continua depois da publicidade

A fabricante de veículos disse mais cedo, na terça-feira, que está mudando o desenvolvimento de seus carros autônomos, passando-os do laboratório de pesquisa para suas operações de engenharia avançada.

‘Diferentes futuros’

“Existem muitos futuros diferentes em termos de mobilidade”, disse o presidente-executivo do Conselho da empresa, Bill Ford, em entrevista no mês passado. “Porque autonomia é que é mobilidade. Você tem carros conectados, você tem diferentes formas de acesso ao veículo. Você tem propriedade fracionada no Zipcar. Você tem o Uber e o Lyft. No conjunto, isso está mudando a forma como usamos nossos veículos. E isso está acontecendo de uma forma realmente rápida”.

Para ter sucesso no futuro, a empresa com sede em Dearborn, Michigan, terá que reformular seu modelo de negócio para ir além da fabricação e venda de carros e caminhões, disse Bill Ford.

“Se todos nós, coletivamente, não fizéssemos nada e permanecêssemos com o modelo de negócio atual, poderíamos acabar simplesmente como montadores dos produtos dos outros, com uma margem muito baixa e um negócio com um custo fixo alto”, disse o presidente do conselho. “A empresa que entende como lidar com isso pode, realmente, definitivamente, acabar elevando suas margens e mudando o modelo de negócio de uma forma muito saudável”.

A fabricante de veículos disse que os jovens dos EUA classificam as viagens de carro atrás apenas dos livros entre as coisas que estão mais abertos a compartilhar, com mais da metade dos membros da geração Y disposta a compartilhar as viagens. A Ford citou conclusões da firma de pesquisa Penn Schoen Berland.