Fechar Ads
STOCK PICKERS Invista na Vale, fuja do Bitcoin e acredite no agro: onde ganhar dinheiro em 2024

Invista na Vale, fuja do Bitcoin e acredite no agro: onde ganhar dinheiro em 2024

“Democracia brasileira passa por degradação”, alerta Scott Mainwaring

Professor de Harvard especialista em políticas brasileira e latino-americana enfatiza que sistema corre riscos independentemente de a ideologia política ser de esquerda ou direita
Por  Um Brasil
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Reduzir os direitos das minorias e as liberdades de imprensa e de expressão nas escolas e universidades indica um processo de degradação da democracia. “A democracia brasileira sofre alguns riscos, não de uma quebra, mas de um processo lento de pequenas degradações”, avalia o professor da Universidade Harvard especialista em política latino-americana, Scott Mainwaring.

Em entrevista ao UM BRASIL, realizada em parceria com a Universidade Harvard, o acadêmico lembra de casos parecidos que ocorreram na Venezuela e na Nicarágua e afirma existir a possibilidade de o País reverter essa situação.

“Tem momentos que o posicionamento democrático pode aproveitar para bloquear essa degradação, mas, depois de um determinado momento – e o Brasil está longe disso –, chega a ser difícil. A história latino-americana vive nos últimos 20 anos um retrocesso profundo da democracia. É um momento de perigo. Há cinco anos, eu diria que o Brasil passava por uma consolidação democrática depois de 1985 [com o fim do regime militar], mas, hoje, esse processo está em risco”, alerta.

Mainwaring enfatiza que a democracia corre riscos independentemente de a ideologia política ser de esquerda ou direita e aponta a Índia, a Polônia e a Hungria como exemplo de governos de direita em que a democracia é violada.

Para o professor, o populismo é a principal ameaça à democracia na atualidade. “O populismo impõe a ideia de que o líder representa a nação, de modo que quem é contra ele é inimigo do povo. Essa ideologia iliberal não entende que a oposição é legítima, democrática”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele destaca que o populismo prospera em ambientes onde há corrupção e mal desempenho econômico, como ocorreu com a Venezuela, a partir de 1990. A diferença para o Brasil é que aqui ainda há a influência de outros fatores, como o aumento da criminalidade e a divulgação de notícias falsas nas mídias sociais.

O avanço do populismo, para Mainwaring, mostra o enfraquecimento das forças democráticas. “Uma democracia precisa governar bem. O Brasil passou nos últimos anos pelo caso de corrupção mais dramático na história das democracias modernas. A história brasileira supera o a italiana, que implantou a Operação Mãos Limpas”, reitera.

Um Brasil Convida empresários, especialistas, pensadores e acadêmicos de todo o mundo para análises precisas e aprofundadas sobre as questões mais importantes nos cenários econômico e político do País. Uma realização da FecomercioSP, a plataforma UM BRASIL reúne uma gama variada de visões, trabalha pelo aprimoramento do senso crítico do cidadão brasileiro e funciona como um hub plural de conexão de ideias transformadoras.

Compartilhe

Mais de UM BRASIL