Fechar Ads

Como a valorização do salário mínimo quebrou o Brasil

Grande parte do orçamento federal está vinculada ao salário mínimo: quando ele aumenta, também crescem o piso da previdência social, o BPC, o abono salarial e outros gastos
Por  Pedro Menezes
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

A política de valorização do salário mínimo, nos moldes praticados pelos últimos governos, quebrou o Brasil e não é uma opção futura. Afinal, grande parte do orçamento federal está vinculado ao valor do mínimo. Se o salário mínimo cresce mais rápido que o Produto Interno Bruto (PIB) e muitos gastos são vinculados ao salário mínimo, esses gastos vão crescer mais rápido que o PIB. Lógica básica.

Foram muitos os que apontaram o problema nas últimas duas décadas. Nossa demora para reparar esse erro tem alto custo. Estamos pagando até hoje. O governo só quebrou nos últimos anos porque aquela política era insustentável.

Escrevo sobre isso porque se trata de um ponto pouco contado desta história, mas fundamental para entender o que ocorreu com a economia brasileira. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Desequilíbrio antigo: contas públicas no século 21

O gráfico abaixo é cristalino: neste século XXI, as receitas do governo andaram de lado como porcentagem do PIB, enquanto as despesas cresceram continuamente. Crescer como porcentagem do PIB, vale ressaltar, é mais do que crescer: é aumentar mais rápido do que o tamanho do bolso brasileiro. 

A receita andou de lado, em suma, porque não houve grande aumento da carga tributária durante o período. O último presidente a aumentar impostos significativamente foi FHC, no segundo mandato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula, como se sabe, foi capaz de entregar superávits e reduzir a dívida pública. Apesar de não aumentar impostos, o petista contou com bons ventos internacionais que ajudaram temporariamente a relação receita/PIB.

Sob Dilma, o boom de commodities acabou e, como se diz no mercado financeiro, a maré baixa revelou quem nadava pelado, como o Brasil. Em 2015, a bomba estourou. Muitos acreditam que a crise começou ali, mas o gráfico é claro: o descompasso entre receitas e despesas começou bem antes da nomeação de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda. É estrutural e, por isso, exige solução profunda.

Em 2005, o próprio governo petista reconhecia esse problema e mobilizava esforços por uma solução. Naquele tempo, o governo Lula planejava cortes profundos no orçamento, um ajuste de longo prazo. Aí veio o mensalão, uma reeleição complicada, Palocci caiu e a recém-poderosa Dilma Rousseff descartou o projeto. Em famosa entrevista ao Estadão, então ministra-chefe da Casa Civil chamou o plano de “rudimentar”. “Gasto é vida”, disse. Dilma ainda não sabia, mas aquela bomba estouraria no colo dela.

Por que as despesas crescem estruturalmente mais que o PIB?

É importante entender de onde veio o aumento das despesas. E é bem fácil entender, porque 3 linhas do orçamento explicam quase tudo. O gráfico abaixo mostra que os gastos com BPC, Abono Salarial e RGPS cresceram bastante como porcentagem PIB; o resto do orçamento pouco mudou.

O gráfico a seguir mostra a mesma situação de outra forma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2001, o governo gastou 15,63%. Em 2018, o gasto total cresceu para 19,80% do PIB. Um aumento total de 4,17 pontos percentuais.

No mesmo período, as despesas com BPC, Abono Salarial e RGPS cresceram de 6,15% para 10,2%. Cresceu 4,05 pontos percentuais. O leitor pode fazer as contas: de cada 100 reais do aumento de gastos, cerca de 97 financiaram essas três linhas do orçamento.

Não foram os privilégios que causaram o crescimento dos gastos nesse período. Nenhum dos três programas é focado em juízes e políticos. Os beneficiários são pobres – e isso mostra um dilema do ajuste: se bastasse cortar privilégios, seria bem fácil aprovar.

Ok, os gastos cresceram por causa desses três programas. Falta uma pergunta fundamental: por que?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que os gastos com BPC, Abono e RGPS cresceram tão rápido

O BPC, Benefício de Prestação Continuada, paga um salário mínimo a quem está inscrito no programa. O Abono Salarial tem o mínimo como teto. Já o RGPS, o Regime Geral de Previdência Social, tem a maioria das suas aposentadorias e pensões vinculadas diretamente ao salário mínimo. Quando o mínimo cresce, os gastos com esses três programas vão junto.

Afinal, como variaram PIB, PIB per capita e salário mínimo no Brasil do século 21?

Neste século, o salário mínimo real mais do que dobrou, enquanto o PIB cresceu cerca de 50% e o PIB per capita variou mais ou menos 25%. Como consequência, os gastos vinculados ao salário mínimo – BPC, Abono, RGPS e outros – também cresceram mais que o PIB. Bem mais, como vimos.

No caso do BPC e do RGPS, há inclusive um problema adicional: esses programas são, por natureza, vinculados ao número de idosos na população, que também cresce mais rápido que o PIB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como esse problema influencia nossas escolhas futuras

Nas próximas décadas, esta combinação explosiva precisa ser desfeita. Ou isso, ou o Brasil quebra. Politicamente, será muito difícil.

Se o salário mínimo seguir crescendo, é preciso desvincular o orçamento. Isto é, a reforma da previdência precisa estabelecer valores de aposentadoria, pensão, BPC e abono menores do que o salário mínimo. A maioria dos congressistas parece considerar que benefícios menores que o mínimo são algum tipo de atentado aos direitos humanos. Mas se a política de valorização prosseguir sem desvinculação, as contas públicas continuarão em frangalhos.

A única outra opção é conter o crescimento do salário mínimo para que as vinculações não inviabilizem o orçamento. Quer dizer, até existe uma terceira opção: quebrar.

O Brasil conhece bem a última opção. Nossa hiperinflação foi causada por um descontrole nos gastos seguidamente empurrado com a barriga. Foi nossa escolha no passado. Deu errado. No fim das contas, o salário mínimo foi corroído pela inflação e chegou à Nova República num piso histórico.

Os populistas querem dar uma banana para a restrição fiscal, dizer que é tudo papo de rentista neoliberal, manter vinculações e seguir aumentando o mínimo acima do PIB. Papo de país fracassado. Se o Brasil ambiciona seriedade, pode até adotar as políticas que sua população prefere, mas não pode ignorar as restrições e custos relevantes. As restrições estão aí, o jeito é discutir o que fazer com elas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedro Menezes Pedro Menezes é fundador e editor do Instituto Mercado Popular, um grupo de pesquisadores focado em políticas públicas e desigualdade social.

Compartilhe

Mais de Pedro Menezes

Pedro Menezes

Guedes ataca a IFI. O Senado aceitará calado?

Paulo Guedes inventa erros que a Instituição Fiscal Independente não cometeu e pede intervenção numa instituição de controle subordinada ao Senado. A IFI tem como missão produzir informações que podem o contrariar o governo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ouviu calado
Real, Brazilian Currency - BRL. Dinheiro, Brasil, Currency, Reais, Money, Brazil. Real coin on a pile of money bills.
Pedro Menezes

A volatilidade do real revela uma economia dominada pela incerteza

Além de ter se desvalorizado ao longo do ano, o Real é uma das moedas mais voláteis entre economias emergentes. O ambiente interno é fonte de diversas incertezas, que colaboram para a volatilidade da moeda brasileira. Portanto, uma dúvida se impõe: a política brasileira vai contribuir para diminuir as incertezas que agitaram o mercado de câmbio em 2020?
Pedro Menezes

Relator do PL 2630 tentou censura generalizada, mas falhou

Substitutivo elaborado pelo senador Angelo Coronel tentou exigir comprovante de residência para cadastro em rede sociais, exclusão de conteúdo após a mera abertura de processo judicial, dentre outros absurdos. A confusão envolvendo o relatório acabou adiando a votação do PL, que era prevista para hoje