Fechar Ads

Quanto subiram na bolsa os 7 grupos de empresas que mais ganham com a queda da Selic?

Oito meses atrás, alertamos nesse blog como a queda da Selic impacta de maneira diferente alguns segmentos; o investidor que se atentou a isso colheu ótimos resultados
Por  Rafael Souza Ribeiro -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

SÃO PAULO – 11 de janeiro de 2017: o mercado era surpreendido pelo corte inesperado de 75 pontos-base do Copom (Comitê de Política Monetária), que levou a Selic de 13,75% para 13% ao ano, o que fez com que vários economistas refizessem suas projeções sobre qual seria a taxa básica de juros no final do ano. Na época, publicamos aqui no blog O Investidor de Sucesso um texto mostrando as 7 maneiras que a queda da Selic impactaria a bolsa (link aqui).

Hoje, praticamente 8 meses depois, vimos que a profecia se cumpriu: na última quarta-feira (6), o Copom reduziu a Selic pela 8ª vez consecutiva, desta vez em 100 pontos-base. Assim, a taxa básica de juros que começou o ano em 13,75%, agora encontra-se em 8,25%. Nas duas últimas reuniões que teremos esse ano, a expectativa do mercado é de que a Selic caia para até, quem sabe, abaixo de 7% ao ano (leia mais sobre projeções aqui).

Aproveitamos este momento para mostrar como estes 7 setores ou subsetores da bolsa performaram na bolsa durante estes quase 8 meses. Mas antes de adentrarmos nestes subgrupos, vou usar a explicação que a Rio Bravo Investimentos, gestora fundada pelo ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, utilizou em sua última carta mensal para explicar por que a queda de juros ajuda o mercado de ações:

“Ações são fluxos de caixa no tempo, e o mesmo pode ser dito sobre imóveis, fundos imobiliários e títulos de renda fixa. Quanto mais longo, maior o potencial de ganho, basta lembrar que o conceito de ‘duration’ é referente à elasticidade do preço de um ativo com relação à taxa de juros”. Em outras palavras: ao trazer o fluxo de caixa futuro de uma ação a valor presente, a taxa de juros menor deixará a taxa de desconto menor, logo este “valor presente” será maior. Sendo mais purista ainda: Selic para baixo = bolsa para cima! (considerando que todas as outras variáveis que afetam o preço de uma ação permaneçam as mesmas – o que nunca é realidade…)

Confira como a queda da Selic impacta a bolsa de 7 maneiras diferentes:

1) Imobiliárias
É importante ressaltar que a relação da Selic com a queda nos juros do financiamento imobiliário no Brasil não é tão simples assim como ocorre nos outros países. Isso porque o financiamento imobiliário por aqui vem de veículos como o FGTS (Fundo de Garantia por Trabalho e Serviço) e a poupança, que não possuem lastro na Selic, mas sim na TR (Taxa Referencial). Porém, cortes da Selic têm impacto sobre essas empresas porque normalmente denotam uma melhora no ambiente inflacionário e pela percepção do investidor estrangeiro, que tende a se comportar como se a composição da taxa de juros para os imóveis fosse como no seu país de origem, comprando ou vendendo de acordo com a trajetória dos juros. Vale lembrar que os estrangeiros respondem por mais da metade do volume financeiro negociado na Bovespa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ter uma ideia do impacto no mercado, o IMOB (Índice de ações que acompanha empresas do setor imobiliário e de shopping centers) subiu 25% de 12 de janeiro até o último fechamento, acima do desempenho do Ibovespa, que no mesmo período avançou 17,6%. Nesse período, destaque para o desempenho de Even (EVEN3, +30,7%) e Eztec (EZTC3, +32,4%).

2) Administradoras de shopping centers
Falando das empresas de shopping centers, que também fazem parte do IMOB, o desempenho delas foi ainda mais expressivo, pois as imobiliárias tiveram contra elas os problemas envolvendo distratos (que na prática é quando o comprador de um imóvel pode desistir da compra e receber o valor investido). Já as operadoras de shoppings têm um fluxo de recebíveis ligado à taxa pré de longo prazo. Em um período de queda da Selic, receber em taxa prefixada e pagar em posfixada é uma boa forma de lucrar. De acordo com um teste de sensibilidade elaborado pelo BTG Pactual, para cada redução de 100 pontos-base da Selic, as companhias podem ganhar até 10% de FFO (Funds From Operations), engordando a geração de fluxo de caixa.

O desempenho acumulado no período pelas ações da Sonae Sierra (SSBR3, +65%), Iguatemi (IGTA3, +38%), BR Malls (BRML3,+19%) e Multiplan (MULT3, +20,2%) reflete bem como elas digeriram bem essa mudança de cenário.

3) Consumo e Varejo
Como o juros em queda beneficia a retomada do crescimento econômico, empresas que acompanham o ritmo da atividade do Brasil tendem a se beneficiar com esse movimento. É o caso de empresas de consumo e varejo, que ganham pela redução do financiamento, o que estimula as compras no lado da demanda e também propicia ao empresário (no lado da oferta) a tomar mais decisões de ampliar seus negócios.

Entre as ações que mais se beneficiaram de tudo isso, especialmente em termos de resultados, os holofotes ficam para Magazine Luiza (MGLU3, +595%), B2W (BTOW3, +75,5%), Lojas Renner (LREN3, +55%), Guararapes (GUAR3, +116%), Arezzo (ARZZ3, +91,2%), Restoque (LLIS3, +49,3%) e Hering (HGTX3, +70,2%).

4) Pagadoras de dividendos
Entre as ações que pagam bons dividendos, é de se esperar que muitas ganhem atratividade pelo “dividend yield” (dividendo por ação dividido pelo preço por ação), já que, dependendo de quanto elas pagarem e de qual magnitude for o corte da Selic, o investidor que comprar um papel pode ganhar bem mais em uma distribuição de proventos do que receberia de juros comprando títulos de renda fixa. Vale sempre lembrar, contudo, que o risco da renda fixa é menor que o das ações, então é preciso sempre ter cuidado ao fazer esse tipo de comparação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naturalmente, esse time era formado quase todo por empresas do setor elétrico, mas companhias imobiliárias começaram a figurar nesta lista em 2017, pois tendem a voltar a reportar lucro neste ano. Entre elas, Helbor (HBOR3, +23,4%) e Direcional Engenharia (DIRR3, +9,4%) chamaram a atenção. Do lado das tradicionais pagadoras de dividendos, Taesa (TAEE11, +11,1%), Smiles (SMLE3, +74%), BB Seguridade (BBSE3, +3,4%), Vivo (VIVT4, +11,4%) e Qualicorp (QUAL3, +79,5%).

5) Concessões e infraestrutura
As concessionárias possuem fluxos de caixa previsíveis por trabalharem com grandes projetos de longo prazo com valuations próprios. Cada projeto tem uma TIR (Taxa Interna de Retorno) estabelecida e a atratividade dos papéis dessas companhias é majoritariamente determinado pela diferença entre a Selic, que é a nossa taxa livre de risco, e essa TIR, que embute o risco do empreendimento. A lógica é que quanto menor a taxa de juros, maior a atratividade das concessionárias, uma vez que a diferença para os ganhos com investimentos no setor é menor e, para o investidor, fica mais atrativo correr o risco do investimento.

Entre as ações do setor, CCR (CCRO3, +8,2%), Ecorodovias (ECOR3, +29,4%) e Rumo (RAIL3, +41,3%) foram apresentaram bom desempenho no período entre janeiro e setembro.

6) Endividadas
Um grupo de empresas que também tende a ganhar com a queda da Selic são aquelas que possuem uma elevada dívida financeira. Em geral, essas dívidas estão atreladas ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que segue de perto a Selic, e, com a queda dos juros, há uma substancial redução das despesas financeiras, impactando diretamente no lucro líquido das companhias – em uma “DRE” (Demonstração de Resultados do Exercício), a linha “Resultado Financeiro” fica entre o resultado operacional e o lucro líquido. Assim, quanto menores as despesas financeiras, maior ficará a última linha do resultado (no caso, o lucro).

Dentre as empresas alavancadas que se destacaram nesse período, a mais emblemática é a Usiminas (USIM5): com uma dívida líquida de R$ 5 bilhões, a siderúrgica viu suas ações preferenciais subirem cerca de 80% entre 12 de janeiro e 6 de setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

7) BM&FBovespa
Como a redução da Selic diminui a atratividade da renda fixa em relação ao mercado de renda variável, com os investidores em busca de retornos maiores por conta da queda do rendimento dos ativos indexados à Selic, a B3 (ex-BM&FBovespa, BVMF3) é impactada diretamente por esse processo, uma vez que cresce o volume negociado em bolsa e isso tem reflete em maiores receitas para a empresa.

Com o ambiente propício para o mercado acionário, cresce o interesse das empresas em realizarem IPOs, já que existe uma probabilidade maior da precificação ficar mais próxima do teto da oferta, em vista da maior demanda, e, assim, otimizar a captação de recursos. Além disso, a empresa deve colher ao longo dos anos a sinergia gerada pela fusão com a Cetip, operação essa que praticamente criou um oligopólio no mercado de renda faixa e variável no Brasil. Em vista da queda da Selic, as ações da B3 saltaram 26% entre 12 de janeiro e o último fechamento.

Compartilhe

Mais de Thiago Salomão

Thiago Salomão

Os 6 rounds do histórico embate entre Marcio Appel e Rogério Xavier

De um lado, a gestora que teve uma das ascensões mais meteóricas da história do mercado brasileiro; do outro, uma gestora de 8 anos de história que de tanto sucesso teve que "se internacionalizar"; com princípios tão diferentes e opiniões distintas de investimento, os fundadores da Adam Capital e da SPX reforçaram uma lição valiosa para o público: não existe uma fórmula mágica de sucesso no mercado, muito menos "certo" ou "errado"