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Marketing digital para pequenas empresas: Experimente essas 10 ideias

Fazer o marketing de um negócio pequeno não é fácil.
Por  Neil Patel
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Tem orçamentos curtos para se preocupar, satisfazer as necessidades de mercado, e as demandas constantes ou outras obrigações do mercado.

Mas por outro lado, fazer o marketing digital de um pequeno negócio é incrivelmente empolgante. Em um contexto de pequeno negócio, é muito mais fácil perceber o impacto imediato de uma iniciativa de marketing.

Essas táticas pouco utilizadas que eu compartilho nesse artigo são somente isso – Iniciativas de marketing que causam um impacto.

Envie cartas manuscritas com uma foto.

Parece loucura? Parece mania de escritor? Você pode estar certo, mas você estaria errado em não tentar essa técnica.

 A maioria dos pequenos empresários se contenta em colar cartazes grandes, caros e chamativos em bairros com o endereço do seu negócio. 

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Talvez você possa tentar uma abordagem diferente. Vá a uma loja de cartões, encontre uma mensagem relevante para compartilhar com a sua comunidade, e inclua uma foto da sua família, da localização do seu negócio, ou dos seus funcionários.

E não se esqueça de sorrir!

Patrocine um dia das crianças.

O que crianças adoram? Pula-pulas, bexigas, doce e jogos.

O que os pais adoram? Levar suas crianças aos eventos de graça previamente mencionados.

O que você está esperando? Alugue alguns pula-pulas, contrate um artista de bexigas, e aumente o volume da musica.  Um dia das crianças animado no seu local de negócios é muito divertido. Além disso, rega o seu negócio com os bons afetos das crianças assim como dos pais.

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Organize uma festa no quarteirão.

Por que é que os bairros residências ficam com toda a diversão? Deixe o seu pequeno negócio no modo festa.

Você pode começar uma festa onde quer que você esteja. Convide outros empresários locais, alugue uma churrasqueira, prepare alguns refrigerantes, e divirta-se!

Se você tiver sorte, você pode até mesmo conseguir algumas novas coberturas.

Distribua coisas.

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O que Ben & Jerry’s, Chick-Fil-A e Costco têm em comum?

Eles distribuem Comida realmente boa. Literalmente. De graça.

Se essa estratégia de distribuição não estivesse funcionando, eles já teriam parado há muito tempo. Mas cada uma dessas empresas com fins lucrativos ainda estão prosperando, e ainda distribuindo deliciosas porções para qualquer um que se disponha a ficar na fila.

Tente isso

Distribua coisas em mercado de agricultores, feiras, eventos da comunidade ou na frente da sua loja.

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Candidate-se a algum cargo, ou dirija uma organização.

Talvez você não tenha tempo para ser o presidente dos Estados Unidos, sem problema. Isso pode levar muito tempo.

Mas e a sua comunidade local?  Existem maneiras de ser envolver em clubes, organizações cívicas, pequenos cargos no governo da cidade, ou algo do tipo?

A sua marca pessoal importa tanto quanto – se não mais – a marca do seu negócio. Ao expandir o seu papel pessoal na comunidade, você pode ajudar a crescer o seu negócio.

Dê palestras.

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Outro ponto de conexão entre a sua marca pessoal e a marca do seu negócio é a fala em público.

Se falar em público simplesmente não é a sua praia, você pode pular para a próxima seção. Se eu chamei a sua atenção, então aqui estão as minhas dicas:

Comece a falar em faculdades da comunidade. Várias pequenas faculdades estão interessadas em escutar empresários locais, especialmente se as suas habilidades e experiência for relevante para a classe.

Apresente discursos convincentes. Apresente um pitch em eventos e conferências locais.

Torne-se um patrocinador para conferencias locais. Geralmente, a recompensa para o seu patrocínio é uma breve seção de fala sobre o seu negócio.

Se envolva em grupos comunitários e clubes. A maioria das organizações não está anunciando oportunidades de fala online. Você tem que estar envolvido para encontrar essas oportunidades.

Apenas pergunte. Encontre uma pessoa bem conectada, e pergunte a ela sobre oportunidades de fala. E se você não conhece ninguém que seja bem conectado, a sua livraria local poça ser um lugar adequado para começar.

Envolva-se em causas comunitárias.

Escolhe uma causa pela qual valha a pena se envolver, e faça isso. O seu negócio pode se tronar o mais confiável para limpar a margem do rio, doar sangue, combater a falta de abrigo, proteger animais de rua, reciclar computadores velhos, ou construir mais áreas verdes.

Quando um negócio desenvolve uma paixão pela comunidade, ele estimula um sentimento de boa vontade e respeito. 

Coloque no seu veículo a logo do seu negócio e as suas informações de contato.

Você pode se surpreender com o tipo de visibilidade que você terá quando você colocar o seu número de telefone no seu veículo. As pessoas podem estar curiosas e te fazer uma ligação. Motoristas podem estar entediados e te dar uma ligada (usando seus dispositivos mãos-livre, é claro). Em momentos casuais, alguém que precise do seu produto ou serviço verá a sua informação e irá usá-la. 

Não custa nada tentar. Você pode criar ímãs ou decalques gastando pouca grana. Em pouco tempo, você estará dirigindo com o maior amuleto do marketing.

Ofereça consultas de graça.

Existem pessoas na sua comunidade que querem o seu conselho. Aconselhe-os de graça.

Bons conselhos são difíceis de obter. Especialmente se forem oferecidos sem nenhum custo. Peque o conhecimento ou experiência que você ganhou, e ofereça-a para os que precisam.

Nada de obrigações, custos ou sessões de consultoria de discurso de vendas poderia ser a melhor coisa que já aconteceu no seu negócio.

Algumas empresas oferecem oficinas como uma forma de consulta. Ao invés de sessões um a um, eles oferecem uma conversa livre em suas áreas de atuação – Bem estar no trabalho, nutrição infantil, estratégias de investimentos, ideias para o aperfeiçoamento do lar, etc.

Não custa nada oferecer um cafezinho e alguns biscoitos.

Organize um encontro.

Encontros locais estão crescendo em popularidade. Muitos de nós estamos descobrindo que o Facebook é um substituto fraco para as conversas cara a cara.

Experimente organizar um encontro na sua comunidade. Selecione um tópico relevante, escolha um lugar agradável e espalhe a informação. É uma maneira simples e clara de gerar um prazer social e fazer do seu negócio um conector da comunidade.

Conclusão.

Lembre-se, o seu marketing não começa com táticas. Marketing, independentemente da sua forma, começa com um profundo entendimento de duas coisas: 1) Seus objetivos de negócios, e 2) O seu cliente alvo.

Uma vez que você tenha estas duas coisas firmemente em mente, então é a hora de liberar a máquina de marketing.

Quais dessas 10 técnicas você acha que terá os maiores impactos no seu pequeno negócio?p

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