Blog InfoMoney

Liderança equilibrio

Em blogs / negocios-e-carreira / lideranca-equilibrio

A DIFÍCIL BUSCA DO EQUILÍBRIO ENTRE TRABALHO E VIDA PESSOAL

Fazendo uma breve retrospectiva, será que você se recorda quando seu filho deu o primeiro chute no futebol ou quando sua filha fez sua primeira apresentação de balé? Onde você estava? Trabalhando?

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Inicio este artigo citando um dado global preocupante que exemplifica o quanto as pessoas estão falhando na busca pelo equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Um levantamento feito pela Radstad, empresa multinacional de recursos humanos, revelou que mesmo fora das horas regulares, 63% dos indivíduos atendem o telefone e respondem e-mails do trabalho imediatamente.

A mesma pesquisa apontou que, no Brasil, 68% dos entrevistados não enxergam a necessidade de estar conectado durante as folgas como um problema. Conforme comprovam os números apresentados pela Radstad, a cultura de ficar ‘’24 horas conectado’’ e não se desligar do trabalho nas horas de lazer está mundialmente consolidada.

Na minha visão, a tecnologia nos oferece muitas facilidades, benefícios e comodidades, além da possibilidade de responder nossos clientes e fornecedores em tempo recorde, porém ao mesmo tempo em que ela aproxima quem está longe ela pode afastar quem está perto, como por exemplo, amigos próximos e família.

Fazendo uma breve retrospectiva, será que você se recorda quando seu filho deu o primeiro chute no futebol ou quando sua filha fez sua primeira apresentação de balé? Onde você estava? Trabalhando? O que estou dizendo é: devemos trabalhar, porém sem comprometer a integridade familiar. Portanto, traçar limites e possuir uma visão mais ampla de vida são pontos essenciais para alcançar e manter o tão almejado equilíbrio entre os dois períodos (vida pessoal e trabalho). Em minha família temos um hábito muito saudável de toda segunda-feira a noite reunir os filhos para um encontro familiar. Nessa noite desligamos a TV, o computador, o celular e reservamos um espaço para o diálogo, a interação e aproximação mútua. Nesses momentos, expressamos nossos pontos de vista e tratamos de projetos que envolvem todos os membros da família.

Para finalizar, gosto muito do pensamento de David O. McKay que diz: nenhum sucesso compensa o fracasso no lar. Faço o seguinte questionamento: é fácil alcançar o tão sonhado grau de equilíbrio? Certamente não. Acredito que este seja um dos maiores desafios que enfrentamos em nossa carreira. Então, devemos planejar melhor nosso tempo e estabelecer prioridades! Afinal, a família é a maior riqueza que possuímos e a maior fonte de felicidade e realização pessoal.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

 

 

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Liderança equilibrio

Contato