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UMA EMPRESA VENCEDORA PRECISA DE UM TIME DE TALENTOS

Atrair e reter talentos são preocupações recorrentes das empresas modernas. Grande parte dos empresários, que conseguiram transformar seus projetos em negócios vencedores, alcançou isso graças à capacidade de transformar uma ação individual em um sonho coletivo, por meio da formação de equipes de alta performance.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Atrair e reter talentos são preocupações recorrentes das empresas modernas. Grande parte dos empresários, que conseguiram transformar seus projetos em negócios vencedores, alcançou isso graças à capacidade de transformar uma ação individual em um sonho coletivo, por meio da formação de equipes de alta performance.

No entanto, ao avaliarmos qualquer grupo de colaboradores, provavelmente notaremos que estes profissionais são reflexos diretos de seus líderes. Por isso, para exercer a liderança é necessário ter habilidades para criar um ambiente corporativo inovador, ousado e criativo. O papel do líder é saber formar, motivar, treinar e acompanhar a realização das metas prioritárias. Além disso, ele possui a função de criar uma atmosfera de respeito. Todos esses fatores juntos contribuem positivamente para o sucesso do negócio.

Ao longo de minha trajetória, pude conferir que os grandes empreendedores dão sempre um voto de confiança para quem trabalha com eles, pois sabem que a melhor maneira de expandir os seus negócios e é construindo um time de talentos. Descobri, ao longo da minha história, que existem sete princípios vitais para o sucesso na formação de uma equipe. E hoje, vou dividir este conhecimento com vocês:

Acreditar: para atingir o sucesso e o crescimento é preciso em primeiro lugar acreditar nas pessoas e na sua capacidade de realização.

Treinar: quando acreditamos nos profissionais que compõem a equipe, precisamos dedicar tempo e recursos para qualificação, capacitação e treinamento.

Motivar: os líderes devem ser os principais motivadores daqueles que estão sob a sua gestão. Nesse sentido, eles também devem ser exemplos, afinal de contas ninguém jamais seguirá um líder desmotivado.

Delegar: não centralizar atividades. O tempo é limitado, por isso é importante contar com os talentos e a experiência de cada membro da equipe.

Acompanhar: de nada adiantará saber delegar, se não existir um acompanhamento das tarefas e dos prazos de entrega.

Avaliar: de tempos em tempos, recomendo reunir a equipe para uma avaliação de resultados, definição de novas estratégias, estabelecimento de prioridades e correções de rumo. Muitas vezes as estratégias que deram certo no passado não se aplicam mais no momento atual.

Comemorar: reserve momentos para comemorar, festejar e vibrar com a sua equipe as conquistas alcançadas.

Quando um líder consegue unir todos os profissionais em busca de um mesmo propósito, o empreendimento se transforma em algo muito maior do que o planejado inicialmente. Lembre-se: o verdadeiro sucesso acontece quando você for capaz de auxiliar outras pessoas a terem sucesso também. 

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