Fechar Ads
MORNING CALL NO AR Resultados de VALE, TESLA e META, inflação e PIB nos EUA

Resultados de VALE, TESLA e META, inflação e PIB nos EUA

EMPREENDEDORISMO: UM ESTILO DE VIDA

Empreendedorismo pode ser aprendido? Ou é uma qualidade intrínseca do ser humano? Acredito que toda pessoa nasce com habilidades naturais. Algumas as desenvolvem e outras não. Dessa forma, certamente, o empreendedorismo é um dom, que precisa ser trabalhado, como qualquer outro talento.
Por  Carlos Wizard Martins
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Empreendedorismo pode ser aprendido? Ou é uma qualidade intrínseca do ser humano? Acredito que toda pessoa nasce com habilidades naturais. Algumas as desenvolvem e outras não. Dessa forma, certamente, o empreendedorismo é um dom, que precisa ser trabalhado, como qualquer outro talento.

Minha experiência mostra que cada um faz o seu caminho, mas podemos encontrar alguns atalhos. Quando ministrava aulas de inglês em casa, pensava como professor. E a maior transformação da minha vida foi começar a pensar como empreendedor. Comecei a dar aulas para um aluno, depois para dois e, quando vi, já tinha uma turma de pessoas interessadas em aprender Inglês. À medida que este número de alunos aumentava, a ideia de empreender ia ganhando força. Foi justamente nessa época que tomei a decisão de investir no meu próprio negócio, mesmo diante de todos os desafios enfrentados no final da década de 1980, dentre eles, a sucessão de planos econômicos frustrados, a frequente mudança da moeda, a inflação em torno de 60, 70, 80% ao mês, e até mesmo, o confisco das contas bancárias dos brasileiros.

Porém, foi ao longo dos anos que fui aprimorando minhas habilidades. No entanto, descobri que a semente do empreendedorismo sempre esteve lá, dentro de mim. Mas o empreendedor tem que aprender a voar conforme o vento. Além disso, sempre é um sonhador. E quando realizamos um sonho, temos outros ainda maiores para realizar.

Percebi que ao escolher o empreendedorismo, me tornei melhor como pessoa, mas, sobretudo, um profissional mais maduro, assertivo, criativo e apaixonado. Também, aprendi a ser mais compreensivo com os erros alheios e com as minhas próprias falhas. Vi que compartilhar conhecimento é uma exigência. E dividir experiências de sucesso – e fracasso – é uma forma de se superar.

Construir um negócio que tenha o seu jeito e que garanta a sua felicidade é que determina o sucesso. Portanto pense nisto: por que quer ser empreendedor? Qual é seu estilo? Que tipo de vida quer ter quando for empresário de sucesso? É isto que te deixa motivado para começar? Descubra uma atividade que seja o reflexo de quem você é, que faça sentido na sua vida e bons negócios!

Compartilhe

Mais de Liderança equilíbrio

Liderança equilíbrio

UMA EMPRESA VENCEDORA PRECISA DE UM TIME DE TALENTOS

Atrair e reter talentos são preocupações recorrentes das empresas modernas. Grande parte dos empresários, que conseguiram transformar seus projetos em negócios vencedores, alcançou isso graças à capacidade de transformar uma ação individual em um sonho coletivo, por meio da formação de equipes de alta performance.
Liderança equilíbrio

Comece 2015 apostando em novos sonhos

Inovar requer conhecimento, experiência, diálogo, sensibilidade e inspiração. Enquanto o mundo tende a pensar o novo por meio das constantes invenções tecnológicas, a grande revolução é aquela que vem de dentro do ser humano, na redescoberta de seus anseios e das suas verdades internas. Nesse sentido, quem nunca pensou em ser o dono do próprio destino?
Liderança equilíbrio

Liberdade de expressão e religiosa – um bem a ser promovido

Nesse momento, em que o mundo esta com os olhos voltados a tragédia de Paris, compartilho um artigo escrito pelo advogado Ricardo Cerqueira Leite, presidente da Associação da Liberdade Religiosa e Negócios. “O mundo está chocado com a ação terrorista em Paris. O presidente francês, François Hollande, qualificou o ataque desta quarta-feira, 8 de janeiro de 2015 contra o jornal Charlie Ebdo de "atentado terrorista" de "extrema barbárie". Este fato merece reflexão profunda. Choca mais ante a notoriedade das vítimas, escritores e editores conhecidos.