Fechar Ads

Visto O-1: habilidades extraordinárias

Os critérios de elegibilidade para um dos vistos de trabalho dos EUA disponíveis para pessoas que são reconhecidas nos ramos de ciências, artes, atletismo, educação ou negócios.
Por  Roberto Spighel -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O visto O-1 é pouco conhecido pelos brasileiros. Já em sua aplicação, é necessário provar a capacidade do indivíduo para que consiga o visto O-1. A Morar-EUA trabalha com todos os tipos de vistos, incluindo o O-1. Com uma duração de três anos, o visto está disponível para pessoas que subiram ao topo de seu campo de atuação nas artes, atletismo, negócios, educação, ou ciências tendo um sponsor, ou patrocinador.

Indivíduos que aplicam para este visto devem demonstrar reconhecimento nacional ou internacional sustentado através de “distinção”. Um indivíduo deve demonstrar esse estatuto através de extensa documentação das realizações do indivíduo e reconhecimento no área. Esta categoria também está disponível para indivíduos nas indústrias de televisão e de cinema.

O visto O-1 é o mais próximo que o sistema de imigração dos EUA tem para uma opção de visto baseada em mérito, ou seja, se o indivíduo “merecer” devido ao seu ótimo currículo, ele consegue o visto. Existem outros tipos de vistos como por exemplo o H-1B que tem como objetivo concentrar-se em deveres e salários específicos e na formação educacional de um candidato, mas o O-1 se concentra diretamente na capacidade comprovada de um indivíduo.

Embora não seja uma transição automática, o visto O-1 pode realmente levar o beneficiário a obter seu visto EB-1. Portanto, um visto O-1 é uma ótima maneira de chegar até o EB-1, se desejado. A diferença entre eles é que o visto EB-1 garante um Green Card permanente.

Como todos os tipos de visto, o O-1 tem suas vantagens e desvantagens. Primeiramente, o portador do visto O-1 pode trabalhar legalmente nos EUA apenas para o patrocinador do visto, mas caso houver uma mudança de emprego, é necessário aplicar novamente para o visto. Reaplicar para o visto não é um problema pois o visto O-1 é rápido. O portador do visto O-1 e sua família podem viajar para dentro e fora dos EUA ou permanecer continuamente enquanto o status do visto for válido. Um cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos podem acompanhar o portador do visto, mas eles não podem aceitar emprego nos Estados Unidos.

Por último, parece ser uma realidade infeliz que muitas pessoas não conseguem ver-se na posição de aplicar para o O-1. Esta dúvida impede que os candidatos qualificados dêem ao O-1 a chance que ele merece. Em nenhum momento quero dizer que tirar o visto O-1 é uma coisa fácil de se fazer, mas acredito que ele é muito pouco utilizado no sistema de imigração dos Estados Unidos, pois o país tenta atrair os melhores e mais brilhantes de todo o mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quer saber mais? Deixe seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato

*Ao deixar seus dados acima você autoriza a Morar-EUA a te enviar materiais e/ou entrar em contato via email.

 

Quer saber mais sobre a Morar-EUA? Clique aqui.

Roberto Spighel Especialista em imigração, hoje consultor especializado da empresa Morar-EUA, facilita os caminhos e direciona quem deseja imigrar e investir nos Estados Unidos. Premiado pela revista EB-5 Investors como uma das 100 melhores agências de imigração do mundo.

Compartilhe

Mais de EUA: Morar e investir