Fechar Ads

Um roteiro de negociação para Bolsonaro com os “chantagistas” caminhoneiros

Se o Governo quiser de fato defender os interesses da Sociedade como um todo, deve lidar com os caminhoneiros do mesmo modo que se negocia com sequestradores. Há teoria para isso, e eu proponho um roteiro
Por  Alexandre Pacheco
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publiquei aqui no InfoMoney um texto no qual relatei que os caminhoneiros, além dos empresários e sindicalistas do setor de transporte rodoviário, estão cobrando sua fatura de apoio eleitoral ao Governo Bolsonaro, valendo-se da velha “Política da Dentadura” – veja aqui

A “dentadura”, no caso, seria tabelamento de fretes, redução de tributos sobre combustíveis e óleo diesel subsidiado pela Petrobras. Também nesse texto expliquei que dentaduras eleitorais são sempre pagas pelo Governo – ou seja, por toda a Sociedade – usando o mecanismo de “roubar de Pedro para pagar Paulo”.

Nesse caso dos caminhoneiros, está fazendo o papel de Pedro (aquele que é roubado) toda a Sociedade; e fazem o papel de Paulo os caminhoneiros e seus cúmplices (todos aqueles que serão os receptadores do roubo).

Em tempos de crise, as possibilidades de roubo do Governo andam muito limitadas. Os cofres públicos estão vazios, o Governo está altamente endividado e a Sociedade não está em condições de doar mais dinheiro ao Estado a fundo perdido, porque já paga tributos equivalentes a 36% de tudo o que produz anualmente.

Neste cenário, cabe o paralelo didático com um sequestro, porque os caminhoneiros somente conseguirão o que querem mediante chantagem. Nesse cenário de violência, vamos organizar essas informações para colocar sob a luz do Sol os personagens e os interesses envolvidos:

– os sequestradores são os caminhoneiros e os empresários e sindicalistas do setor de transporte rodoviário;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– o resgate pedido é o tabelamento de fretes, a redução de tributos sobre combustíveis e óleo diesel subsidiado (pela Petrobrás ou pelo Governo diretamente);

– o negociador é o Ministro-Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, sendo que o seu inovador canal oficial de negociação é o Whatsapp;

– o chantageado é o Presidente Jair Bolsonaro, que administra os cofres públicos do Governo Federal, e que também está em condições de interferir na Petrobrás com uma canetada ou telefone;

– a Sociedade toda é, ao mesmo tempo, refém e pagadora do resgate, pois é ela quem está ameaçada pelos caminhoneiros com o desabastecimento e com a paralisação da Economia.

Os caminhoneiros, inclusive, nem mais escondem o caráter chantagista de suas ações. Estão agora dizendo abertamente que não querem “esmola”, pois até agora somente receberam promessas de ninharias. O que reforça nossa impressão de que eles querem mesmo é um gordo “resgate”, sob pena de sacrificarem seu refém (a Sociedade, no caso; eu e você leitor, por exemplo).

O Presidente já percebeu, depois de ouvir a equipe econômica, que não será possível pagar um gordo resgate, ao mesmo tempo em que acredita não ser prudente pagar uma esmola, pois isso poderia acabar numa temida greve. Daí ter prometido financiamento de caminhões via BNDES, Cartão-Caminhoneiro, Tabelamento de Fretes, dentaduras que poderão superar R$ 2 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O argumento da greve usado pelo chantageado e pelo negociador é falacioso. Bolsonaro quer mesmo é pagar a prometida dentadura para os sequestradores, para preservar seu eleitorado, como expliquei no texto anterior. E Lorenzoni quer aumentar seu poder de influência dentro do Governo, perpetuando sua condição de “negociador oficial e permanente” de um uma greve que vai pairar, por culpa do Governo, sobre todo o mandato de Jair Bolsonaro.

Se o Governo quiser de fato defender os interesses da Sociedade como um todo, deve lidar com os caminhoneiros do mesmo modo que se negocia com sequestradores. Há teoria para isso, e eu proponho um roteiro:

Em primeiro lugar, na fase afetiva, o negociador deve ouvir todos os choros possíveis, responder todas as mensagens de Whatsapp, demonstrar preocupação sincera e empatia com os sequestradores. Nesse momento, ele conseguirá medir a força dos chantagistas e mapear seus personagens, os territórios de ação e os meios disponíveis de violência.

Num segundo momento, o negociador deverá convencer os sequestradores que a entrega do resgate é impossível, porque as contas públicas estão abaladas e também porque o refém (a Sociedade com um todo) está igualmente passando por dificuldades. Aí, ele deverá dizer o óbvio: não há demanda para fretes, há superoferta de fretes. Nesse cenário, os caminhoneiros deverão vender seus caminhões e eventualmente fazerem outra coisa da sua vida – como milhões de brasileiros estão fazendo, aliás.

No terceiro momento, o negociador deverá pressionar os caminhoneiros a se desmobilizarem e a pararem de desmoralizar publicamente o Governo, com essas ameaças de violência que vêm praticando pela imprensa. Até porque o pagamento do resgate é impossível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Encerrada a fase de negociação, o Governo deve se preparar para o confronto com os sequestradores que não abrirem mão do uso da violência. Esses agentes deverão ser monitorados pela Polícia Federal e reprimidos, caso não interrompam suas agressões contra a Sociedade, e tratados com mais energia, se incidirem na Lei de Segurança Nacional, com ameaça de desabastecimento de alimentos e remédios, por exemplo.

Proteja seu dinheiro das instabilidades: abra uma conta gratuita de investimentos na XP!

Se o Governo prosseguir na sua “articulação” com os caminhoneiros, ceder e entregar qualquer dentadura que seja, mesmo que uma simples ponte dentária, continuará sendo chantageado até o final do mandato presidencial. E não é a teoria econômica ou política quem diz isso: é a psicologia do crime.

Alexandre Pacheco é Professor, Palestrante e Consultor de Direito Empresarial e Tributário.

Siga Alexandre Pacheco no Youtube e no Linkedin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alexandre Pacheco Professor de Direito Empresarial e Tributário da FGV/SP, da FIA e do Mackenzie, Doutor em Direito pela PUC/SP e Consultor Empresarial em São Paulo.

Compartilhe

Mais de Jogo das regras

Jogo das regras

Reforma Tributária: o peso das obrigações legais no Brasil e a chamada “simplificação”

Seria mais prudente manter a essência do sistema tributário como existe hoje, reduzindo obrigações legais e complexidades na apuração de tributos. Eventualmente, criando um tributo temporário, para rápida redução do déficit fiscal e do endividamento, uma vez que o corte de gastos não pode ser feito na velocidade que é necessária para alcançar o rápido equilíbrio das contas públicas.
Jogo das regras

O que impede a redução da carga tributária brasileira

Não é possível reduzir, neste momento, a carga tributária do país, infelizmente. O Brasil gasta muito mais do que arrecada e está no cheque especial. Se reduzir seus tributos, o déficit público poderá aumentar em uma velocidade maior do que os ganhos de produtividade que a redução da carga tributária seria capaz de trazer.
Jogo das regras

O que, de fato, há de errado com os tributos no Brasil?

Obviamente a carga tributária elevada do Brasil é um freio brutal para o desenvolvimento do país, massacrando a população em geral. É um redutor significativo do investimento nacional e estrangeiro, razão de fuga de capitais brasileiros para o exterior e causa de agravamento da pobreza não somente de empresários, mas também da população mais carente, que também paga pesados tributos, e que ainda sofre com o desemprego causado por esse cenário econômico ruim, agravado pela tributação.
Jogo das regras

Reforma Tributária: Guerra de vaidades em 5 fronts

Estamos assistindo a um desejo dos envolvidos na Reforma Tributária de mudar por mudar o sistema tributário, com a disputa pela autoria de ideias supostamente geniais, para que os nomes dos autores que vencerem essa disputa perigosa sejam colocados em uma placa, em manchetes de jornais ou em posts das redes sociais.
Jogo das regras

Os caminhoneiros querem uma dentadura na forma de óleo diesel

Não deixa de ser engraçado ver os críticos dessa situação atacando o Bolsonaro como se ele não tivesse sido eleito por eleitores chantagistas. E como se ele, ainda, não tivesse concorrido com outros candidatos que também prometeram suas dentaduras, em um país que se move por esse racional desde que se começou a praticar eleições por aqui.
Jogo das regras

A Reforma Tributária da Câmara dos Deputados virou pauta bomba

Não se faz Reforma Tributária apenas com ideias e com "articulação política": faz-se com a experiência do corpo técnico do Governo e com números oficiais. E esse ato de prudência é necessário porque uma mudança legislativa dessa envergadura vai afetar milhões de pessoas e milhares de empresas, além de sujeitar os cofres públicos a riscos de perdas arrecadatórias que, em um cenário de déficit fiscal, podem piorar as condições já ruins das contas públicas.
Jogo das regras

Presidente Bolsonaro caminha para a desastrosa tributação dos dividendos

Na eleição passada, quase todos os candidatos a Presidente defenderam publicamente a tributação dos dividendos. Podemos dizer, ainda, que tal solução conta com a simpatia da "classe falante", dos chamados "formadores de opinião". O que surpreende é que a tributação dos dividendos, sendo uma pauta do espectro político da esquerda, tenha sido adotada pelo Presidente Bolsonaro - por isso eu acredito que ele não percebeu as variantes dessa discussão, sendo que ainda há tempo para ele se informar a respeito e arquivar essa ideia ruim.