Fechar Ads

Guerra Judicial: uma lição sobre “avacalhação institucional”

A Guerra Judicial do dia 8 é um aviso do estrago que a avacalhação institucional é capaz de fazer. Causa indignação em quem é capaz de enxergar o perigo que esse tipo de agressão representa para a sociedade. E serve como um alerta para o futuro, a começar para a próxima eleição presidencial, pois candidatos com esse perfil avacalhador de instituições estarão novamente à disposição dos eleitores.
Por  Alexandre Pacheco
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Algum de vocês já se perguntou o porquê do Brasil não ter virado uma Venezuela? A resposta é uma só: o Brasil tem “instituições” fortes, ou pelo menos mais fortes do que seus inimigos.

Vamos especificar o que é uma “instituição”, esclarecendo antes o que devemos entender por “poder”. Falarei de forma simples, para que qualquer pessoa interessada possa compreender esses conceitos importantes.

Leia também:

– 8 perguntas para entender a confusão jurídica que quase soltou Lula
– William Waack: Dois males foram criados com “guerra de liminares” para soltar Lula
– Rogério Favreto: quem é o desembargador do TRF-4 que quase soltou Lula

“Poder” é a capacidade de transformar uma vontade em realidade. Se uma pessoa qualquer é capaz de fazer o que ela quer, ou mesmo de influenciar pessoas para fazerem o que ela individualmente deseja, dizemos que ela tem “poder”.

Mas se nós fizéssemos sempre aquilo que está ao nosso alcance, simplesmente por termos “poder” de fazer, seria o caos. Imperaria a lei da selva, e nos aproximaríamos do comportamento dos animais, com os mais fortes realizando suas vontades sem limites.

Percebendo ser mais vantajoso viver em sociedade, cada um de nós abre mão de parte do seu poder, entrega essa capacidade de “realização” para o Estado gerir a segurança pública e os serviços públicos e se submete à Constituição e às leis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, em um país livre, cada um mantém parte do seu poder e o usa para fazer suas escolhas individuais, decidindo sobre sua religião, sua profissão, a educação de seus filhos e como se relacionar de forma cooperativa com os demais cidadãos, praticando trocas voluntárias no mercado (comprando ou vendendo), abrindo uma empresa ou mesmo fazendo caridade (doando). Aqui estamos falando dos indivíduos e das famílias, que formam a base da sociedade.

Quando os indivíduos organizam-se de forma estável para alcançar interesses comuns formam as “associações”, que são “instituições civis”. As associações, portanto, concentram poder dos indivíduos – um poder que existe fora do Estado, apesar de ser regulado em parte pelas leis. São associações dessa natureza as igrejas e os templos religiosos, a imprensa, os sindicatos, os partidos políticos, os clubes.

O Estado, por sua vez, é formado por vários órgãos, que podemos chamar de “instituições públicas”. São entidades que concentram o poder que é a elas entregue pelos cidadãos, e que executam funções da mais alta relevância. São exemplos dessa espécie não somente o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário e o Ministério Público, mas outras instituições que têm poder próprio, porque concentram o poder jurídico de usarem a força física – as Polícias e as Forças Armadas são exemplos dessas instituições públicas que têm vida própria e importância especial, apesar de também serem reguladas pela Constituição e pelas leis.

As instituições civis e públicas organizam de forma permanente o poder da sociedade. Quanto mais fortes e descentralizadas são as instituições, mais difícil será para um ditador tomar o Estado e controlar a sociedade. As instituições, portanto, são a garantia de liberdade para os cidadãos e para a sociedade.

Foi nesse ponto que a Venezuela se perdeu: um ditador, Hugo Chávez, conseguiu destruir as instituições e se colocou acima de todas elas, usando a Polícia e as Forças Armadas para controlar o Estado e a sociedade.

O Brasil não virou uma Venezuela porque o PT não conseguiu destruir as nossas instituições civis e públicas. Fez tentativas inteligentes, mas não passou nem pelo primeiro estágio: não conseguiu controlar as Polícias Militares, que no Brasil são estaduais, e muito menos a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que é a mais forte de todas elas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O PT ficou na superfície do Poder, tendo conseguido aparelhar apenas parte da imprensa e das universidades, e parte de altos cargos da administração do Estado. Fez isso na base de nomeações, de trocas de cargos e de corrupção, mas não conseguiu o poder total. Enfraqueceu-se no meio do caminho, traindo-se pelo dinheiro fácil e farto da corrupção, e acabou gastando mais tempo e energia fazendo churrascos, jantando em Paris e comprando em Miami do que executando o seu plano de controle total da sociedade.

O episódio da Guerra Judicial nos deu mais um aviso do perigo que o PT representa. Esse partido não respeita nada, e nem mesmo o Poder Judiciário ou a Polícia Federal, instituições que foram atacadas pesadamente nesse episódio horrível de “prende e solta” do dia 8.

A moral da história é: Lula, PT e seus simpatizantes que restaram são capazes de qualquer coisa para alcançar o que querem, mesmo que seja avacalhando as instituições que temos. E essa disposição de espírito é muito mais perigosa, em termos de segurança nacional, do que a corrupção no varejo, porque, quando tem êxito, destrói um país da noite para o dia, como aconteceu com a Venezuela.

A probabilidade dessa gente alcançar o poder total é, hoje, muito baixa – o Brasil tem instituições fortes. Mas a Guerra Judicial do dia 8 é um aviso do estrago que a avacalhação institucional é capaz de fazer. Causa indignação em quem é capaz de enxergar o perigo que esse tipo de agressão representa para a sociedade. E serve como um aviso para o futuro, a começar para a próxima eleição presidencial, pois candidatos com esse perfil avacalhador de instituições estarão novamente à disposição dos eleitores.

Alexandre Pacheco é Advogado, Professor de Direito Empresarial e Tributário da Fundação Getúlio Vargas, da FIA, do Mackenzie e da Saint Paul e Doutorando/Mestre em Direito pela PUC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga Alexandre Pacheco no Linkedin, no Instagram, no Twitter e no Facebook

Alexandre Pacheco Professor de Direito Empresarial e Tributário da FGV/SP, da FIA e do Mackenzie, Doutor em Direito pela PUC/SP e Consultor Empresarial em São Paulo.

Compartilhe

Mais de Jogo das regras

Jogo das regras

Reforma Tributária: o peso das obrigações legais no Brasil e a chamada “simplificação”

Seria mais prudente manter a essência do sistema tributário como existe hoje, reduzindo obrigações legais e complexidades na apuração de tributos. Eventualmente, criando um tributo temporário, para rápida redução do déficit fiscal e do endividamento, uma vez que o corte de gastos não pode ser feito na velocidade que é necessária para alcançar o rápido equilíbrio das contas públicas.
Jogo das regras

O que impede a redução da carga tributária brasileira

Não é possível reduzir, neste momento, a carga tributária do país, infelizmente. O Brasil gasta muito mais do que arrecada e está no cheque especial. Se reduzir seus tributos, o déficit público poderá aumentar em uma velocidade maior do que os ganhos de produtividade que a redução da carga tributária seria capaz de trazer.
Jogo das regras

O que, de fato, há de errado com os tributos no Brasil?

Obviamente a carga tributária elevada do Brasil é um freio brutal para o desenvolvimento do país, massacrando a população em geral. É um redutor significativo do investimento nacional e estrangeiro, razão de fuga de capitais brasileiros para o exterior e causa de agravamento da pobreza não somente de empresários, mas também da população mais carente, que também paga pesados tributos, e que ainda sofre com o desemprego causado por esse cenário econômico ruim, agravado pela tributação.
Jogo das regras

Reforma Tributária: Guerra de vaidades em 5 fronts

Estamos assistindo a um desejo dos envolvidos na Reforma Tributária de mudar por mudar o sistema tributário, com a disputa pela autoria de ideias supostamente geniais, para que os nomes dos autores que vencerem essa disputa perigosa sejam colocados em uma placa, em manchetes de jornais ou em posts das redes sociais.
Jogo das regras

Os caminhoneiros querem uma dentadura na forma de óleo diesel

Não deixa de ser engraçado ver os críticos dessa situação atacando o Bolsonaro como se ele não tivesse sido eleito por eleitores chantagistas. E como se ele, ainda, não tivesse concorrido com outros candidatos que também prometeram suas dentaduras, em um país que se move por esse racional desde que se começou a praticar eleições por aqui.
Jogo das regras

A Reforma Tributária da Câmara dos Deputados virou pauta bomba

Não se faz Reforma Tributária apenas com ideias e com "articulação política": faz-se com a experiência do corpo técnico do Governo e com números oficiais. E esse ato de prudência é necessário porque uma mudança legislativa dessa envergadura vai afetar milhões de pessoas e milhares de empresas, além de sujeitar os cofres públicos a riscos de perdas arrecadatórias que, em um cenário de déficit fiscal, podem piorar as condições já ruins das contas públicas.
Jogo das regras

Presidente Bolsonaro caminha para a desastrosa tributação dos dividendos

Na eleição passada, quase todos os candidatos a Presidente defenderam publicamente a tributação dos dividendos. Podemos dizer, ainda, que tal solução conta com a simpatia da "classe falante", dos chamados "formadores de opinião". O que surpreende é que a tributação dos dividendos, sendo uma pauta do espectro político da esquerda, tenha sido adotada pelo Presidente Bolsonaro - por isso eu acredito que ele não percebeu as variantes dessa discussão, sendo que ainda há tempo para ele se informar a respeito e arquivar essa ideia ruim.