Fechar Ads

Receita da tragédia do Paissandu: imóvel público, tombado e invadido

O centro de São Paulo virou um ambiente hostil para os proprietários de imóveis comerciais e residenciais, por ausência de segurança pública e de limpeza pública, mas também por excesso de intervenção do Estado.
Por  Alexandre Pacheco
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Há lições importantes para se tirar do caso do desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, pois a receita da sua tragédia está sendo executada há anos pelo Poder Público, o que indica a existência de riscos de que evento similar volte a ocorrer no futuro se algo não for feito a respeito.

Vamos, em primeiro lugar, ao contexto da região central de São Paulo, com especial destaque para aquele Triângulo da Destruição, formado pela Praça da República, Cracolândia e Mercadão Municipal.

Sempre que se procura uma razão para a deterioração do espaço público no centro de São Paulo acha-se um culpado evidente: o Estado. Não apenas pelas razões mais evidentes, como a ausência segurança pública e de limpeza pública na região, mas também por causas mais difíceis de serem vistas, porque ninguém quer ver e porque as pessoas que deveriam cuidar desses problemas, os políticos com mandato, não têm coragem nem de falar a respeito – muito menos de fazer algo que funcione.

Quem já foi proprietário ou usou imóvel na região sabe que os calçadões das regiões da Praça da República, da Praça Patriarca e da Praça da Sé deixaram o centro de São Paulo intransitável. Além dos calçadões, as ciclovias também reduziram muito o espaço para a circulação de veículos – em um terço ou até metade das ruas. Calçadões e ciclovias também acabaram com as vagas públicas para se estacionar veículos naquela região.

Resultado: o acesso aos imóveis ficou muito limitado para veículos em uma área imensa, o que afugenta proprietários e locatários. Mas criticar calçadão ou ciclovias pega mal, pois o mais bonito é atacar a circulação de carros. Não nasceu o Prefeito capaz de mexer nesses vespeiros, que foram criados demagogicamente pela própria Prefeitura, aliás.

Há, ainda, imóveis que, pela sua utilização, degradam naturalmente a vizinhança. Estações de trem (Julio Prestes, Luz) e as suas linhas (como as da região da Cracolândia), Mercados públicos (como o Mercadão Municipal), Terminais de Ônibus (como o Princesa Isabel, na Cracolândia, e o da Praça da Bandeira), Pontes e Viadutos (a começar pelo Minhocão) também acabam com a região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda temos os imóveis  abandonados pelo Poder Público, que arrasam dezenas de quarteirões. Na Cracolândia, há o antigo Terminal Rodoviário da Luz, abandonado há mais de 10 anos, mas degradado desde a década de 60, quando foi construído. Esse prédio abandonado, somado às linhas de trem da Estação Júlio Prestes e da Estação da Luz, formaram o confortável berço que deu origem à Cracolândia, e dificultam em muito a recuperação do local.

Além disso, um problema grave do centro de São Paulo diz respeito ao tombamento de imóveis. Tombar um imóvel significa limitar o seu uso, o que, portanto, reduz o seu valor comercial, quando não o destrói completamente. Nos tombamentos de imóveis particulares, o Estado obriga o cidadão a custear com o seu próprio bolso a manutenção de um imóvel cujas possibilidades de exploração são limitadas, e que por isso ninguém quer usar, muito menos comprar.

Resumindo: o centro de São Paulo virou um ambiente hostil para os proprietários de imóveis comerciais e residenciais, por ausência de segurança pública e de limpeza pública, mas também por excesso de intervenção do Estado.

Nesse cenário é que se encontrava o Edifício Wilton Paes de Almeida. Como se não bastasse esse caldeirão de problemas no qual ele foi cozinhado durante décadas, tratava-se de prédio invadido, e, portanto, ocupado em condições suicidas, como habitualmente ocorre em invasões. Riscos de incêndio e de explosões em locais assim, além da criação de espaços livres para a criminalidade (tráfico de drogas, violências contra as pessoas e contra o patrimônio), e até mesmo para o crime organizado, é o ambiente dessas ocupações, como estamos vendo no noticiário.

A União Federal tentou vender esse imóvel no ano de 2015, sem sucesso. E a receita da tragédia já estava escrita no edital de venda do imóvel – veja aqui.

Lá consta a informação de que se tratava de “imóvel ocupado por terceiros”, ou, mais precisamente, “Ocupado irregularmente”. E também a de que era imóvel tombado, ou seja, era um “bem de interesse histórico, arquitetônico e paisagístico, com determinação de preservação de suas características externas”. E sobre o qual ainda havia pendências de “regularização do registro”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabe-se que os invasores jogavam lixo no poço do elevador há anos. Imaginem, ainda, o estado da fiação elétrica e do encanamento. E o pior: mesmo no estado de degradação em que se encontrava, não era possível nem mesmo demolir o imóvel para se aproveitar o terreno com outra construção viável, porque se tratava de prédio tombado…

Então, o leilão não passou de um jogo de cena. Quem é louco no Brasil de comprar um imóvel público invadido? O mínimo que o Governo Federal, então dono do imóvel, deveria ter feito, se queria de fato vender o imóvel, era desocupar o prédio antes do leilão, garantir a sua segurança e regularizar o registro do imóvel. Mais corajosamente, deveria ter reconhecido a inviabilidade da preservação do imóvel como bem tombado, para revogar o decreto de tombamento e providenciar a demolição daquela bomba de efeito retardado.

Receita da tragédia: imóvel público tombado e invadido, no centro de São Paulo. Há outros imóveis nessa condição no centro de São Paulo. Estão todos expostos aos mesmos riscos.

Fato: não temos no Brasil homens públicos com caráter, coragem e firmeza de propósitos suficientes para enfrentar problemas desse nível, que envolvem inimigos, interesses e problemas de toda natureza. O que nos coloca em compasso de espera para a próxima tragédia, infelizmente.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alexandre Pacheco é Advogado, Professor de Direito Empresarial e Tributário da Fundação Getúlio Vargas, da FIA, do Mackenzie e da Saint Paul e Doutorando/Mestre em Direito pela PUC.

 

Siga Alexandre Pacheco no Linkedin, no Facebook e no Twitter

Alexandre Pacheco Professor de Direito Empresarial e Tributário da FGV/SP, da FIA e do Mackenzie, Doutor em Direito pela PUC/SP e Consultor Empresarial em São Paulo.

Compartilhe

Mais de Jogo das regras

Jogo das regras

Reforma Tributária: o peso das obrigações legais no Brasil e a chamada “simplificação”

Seria mais prudente manter a essência do sistema tributário como existe hoje, reduzindo obrigações legais e complexidades na apuração de tributos. Eventualmente, criando um tributo temporário, para rápida redução do déficit fiscal e do endividamento, uma vez que o corte de gastos não pode ser feito na velocidade que é necessária para alcançar o rápido equilíbrio das contas públicas.
Jogo das regras

O que impede a redução da carga tributária brasileira

Não é possível reduzir, neste momento, a carga tributária do país, infelizmente. O Brasil gasta muito mais do que arrecada e está no cheque especial. Se reduzir seus tributos, o déficit público poderá aumentar em uma velocidade maior do que os ganhos de produtividade que a redução da carga tributária seria capaz de trazer.
Jogo das regras

O que, de fato, há de errado com os tributos no Brasil?

Obviamente a carga tributária elevada do Brasil é um freio brutal para o desenvolvimento do país, massacrando a população em geral. É um redutor significativo do investimento nacional e estrangeiro, razão de fuga de capitais brasileiros para o exterior e causa de agravamento da pobreza não somente de empresários, mas também da população mais carente, que também paga pesados tributos, e que ainda sofre com o desemprego causado por esse cenário econômico ruim, agravado pela tributação.
Jogo das regras

Reforma Tributária: Guerra de vaidades em 5 fronts

Estamos assistindo a um desejo dos envolvidos na Reforma Tributária de mudar por mudar o sistema tributário, com a disputa pela autoria de ideias supostamente geniais, para que os nomes dos autores que vencerem essa disputa perigosa sejam colocados em uma placa, em manchetes de jornais ou em posts das redes sociais.
Jogo das regras

Os caminhoneiros querem uma dentadura na forma de óleo diesel

Não deixa de ser engraçado ver os críticos dessa situação atacando o Bolsonaro como se ele não tivesse sido eleito por eleitores chantagistas. E como se ele, ainda, não tivesse concorrido com outros candidatos que também prometeram suas dentaduras, em um país que se move por esse racional desde que se começou a praticar eleições por aqui.
Jogo das regras

A Reforma Tributária da Câmara dos Deputados virou pauta bomba

Não se faz Reforma Tributária apenas com ideias e com "articulação política": faz-se com a experiência do corpo técnico do Governo e com números oficiais. E esse ato de prudência é necessário porque uma mudança legislativa dessa envergadura vai afetar milhões de pessoas e milhares de empresas, além de sujeitar os cofres públicos a riscos de perdas arrecadatórias que, em um cenário de déficit fiscal, podem piorar as condições já ruins das contas públicas.
Jogo das regras

Presidente Bolsonaro caminha para a desastrosa tributação dos dividendos

Na eleição passada, quase todos os candidatos a Presidente defenderam publicamente a tributação dos dividendos. Podemos dizer, ainda, que tal solução conta com a simpatia da "classe falante", dos chamados "formadores de opinião". O que surpreende é que a tributação dos dividendos, sendo uma pauta do espectro político da esquerda, tenha sido adotada pelo Presidente Bolsonaro - por isso eu acredito que ele não percebeu as variantes dessa discussão, sendo que ainda há tempo para ele se informar a respeito e arquivar essa ideia ruim.