Blog InfoMoney

Gustavo Almeida

Em blogs / investimentos / gustavo-almeida

Ibovespa pode cair até 91.000 pontos antes de voltar a subir

Uma desvalorização maior da bolsa poderia criar oportunidades interessantes de investimento

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Crash
(Shutterstock)

O otimismo e a confiança estão em alta e parece que as pessoas estão finalmente dispostas a correr riscos e entrar na bolsa de valores. Antes da virada do ano, o relatório de análise da XP Investimentos falava em o Ibovespa atingir 100 mil pontos e recentemente vimos essa meta praticamente se concretizar.

Mas, infelizmente, tudo que é bom dura pouco e, nos últimos dias, também vimos uma correção de mais de 3%.

Particularmente, eu estou bem feliz. Nesse momento, estou focado em buscar pontos interessantes para investir em bolsa. Estou me fazendo 3 perguntas para entrar no mercado com cautela:

1. O nível de preço que estamos observando no momento está caro ou barato?

2. Há espaço para a cotação distorcer para baixo ou para cima?

3. Como seria o desenrolar desse movimento?

Para responder à primeira pergunta, o que percebo olhando o Ibovespa é que precisamos de mais espaço antes de o próximo rally acontecer. E esse espaço pode se abrir de duas maneiras:

- A primeira está alinhada com o discurso dos analistas: é a possibilidade de as melhorias na economia acontecerem de uma forma que surpreenda o mercado e deixe os investidores extremamente animados para aplicar.

  • A segunda estaria em uma correção maior do mercado, uma vez que podemos considerar praticamente já termos atingido os 100 mil pontos. Ao meu ver, essa correção está acontecendo e tende a ir entre 91.500 a 91.000 pontos – é nesse ponto que se fecha o microciclo do gráfico abaixo. Seria algo bastante saudável, que traria aquela queda de 10% em relação ao topo.

ibov_11-02

Caso a distorção aconteça para cima, vejo que o Ibovespa pode chegar a um nível entre 96.500 a 97.000 pontos. Adoraria ver isso antes de o índice bater nos 91.000 e deixo aqui o meu porquê com viés de investidor: nesse caso, o mercado fica com amplitude, gerando bastante oscilação no curto prazo, e isso significa oportunidade de ganhos nesse mesmo período.

Vou buscar escrever cada vez mais no InfoMoney para atualizar o cenário e todos poderemos nos beneficiar desta alta que está por vir.

Fiquem de olho. Em breve, pretendo falar mais abertamente sobre estratégias, ciclos e microciclos.

Invista melhor seu dinheiro! Abra uma conta de investimentos na XP.

 

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

 

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Gustavo Almeida

Gustavo Almeida é Trader com 15 anos de experiência no mercado financeiro, tendo sido um dos primeiros operadores da XP Investimentos. Em 2011, desenvolveu a metodologia da Geometria Comportamental, uma abordagem que ajuda o investidor interpretar e tomar decisões nos mercados de bolsa de valores. Fundadorr do canal Investidor Exponencial.

Contato