Fechar Ads

Previdência: 8 em cada 10 brasileiros não se preparam para a aposentadoria

Com turbulências na aprovação da reforma da previdência, 8 em cada 10 brasileiros podem estar com o futuro em jogo. A possibilidade de novas gerações não se aposentarem é alta.
Por  gustavovilelaalmeida
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

A previdência voltou ao centro das discussões políticas no final de 2018 e tornou a atormentar os brasileiros que ainda sonhavam em se aposentar — tanto no setor privado quanto no setor público — por causa das previsões de que “o Brasil irá quebrar” sem a reforma.

Os especialistas e a população concordam que essa é uma medida urgente. Ambos acreditam em um cenário catastrófico: se a reforma não for aprovada, 90% de tudo que é arrecadado no país poderá ser usado apenas para pagar essas pensões muito em breve. É como se, a cada 1000 reais que você paga de imposto, 900 fossem para custear a aposentadoria de uma pessoa que você nem conhece.

Embora a reforma seja urgente, a aprovação não está sendo nada fácil. No início do mês, o mercado financeiro reagiu mal à proposta de fatiar a previdência e o futuro projeto voltou a ser visto com muito medo e desconfiança. Segundo pesquisa do SPC, 8 em cada 10 brasileiros não se prepararam para a aposentadoria, então uma geração inteira pode ter de trabalhar para o resto da sua vida.

Isso nos leva à questão:

Como você pode se preparar para a aposentadoria sem depender do governo?

O assunto é meio longo para ser abordado em um único post curto. Mas, em resumo, defendo uma filosofia de investimentos muito simples. Passo 1: proteja 40% do seu capital. Passo 2: invista 30% em patrimônio no longo prazo. Passo 3: reserve 30% para negociar “as galinhas mortas” e os “pulos do gato” que surgirem no curto prazo. Na minha opinião, essa é uma filosofia ultraconservadora e qualquer pessoa consegue se organizar assim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu sou investidor e trader e tenho meu capital distribuído no longo, no médio e no curto prazo. Quando meu filho nasceu mês passado, investi em um seguro de vida pensando na segurança financeira da minha família no futuro. Logo, não importa se você é avançado ou iniciante. Cuidar do seu futuro sempre compensa independentemente do seu conhecimento financeiro.

Na minha opinião, a previdência privada é uma das maneiras mais fáceis de você mesmo assumir o controle do seu destino mesmo no caso de um cenário econômico ruim e garantir que você vá conseguir sua liberdade financeira no futuro. No vídeo abaixo, explico rapidamente como a ferramenta funciona e como você pode tirar proveito dela para assegurar uma renda no seu futuro.

Garanta seu futuro sem depender da aposentadoria: abra uma conta gratuita de investimentos na XP! 

Já acompanha minhas rede sociais?
» Facebook: www.fb.com/investidorexponencial
» Instagram: www.instagram.com/investidorexponencial

Um abraço
Gustavo Almeida

Compartilhe

Mais de Gustavo Almeida

Gustavo Almeida

Bolsa de Valores: como investir diariamente e lucrar com isso?

A bolsa de valores oferece opções de curto médio e longo prazo para investimento. Tudo depende da estratégia que você deseja adotar. No artigo de hoje, quero conversar com você sobre o trader - aquele investidor que compra e vende diariamente, e como ele trabalha no curto prazo para potencializar seus ganhos.
Gustavo Almeida

Como investir em startups e aumentar seus rendimentos?

Muito se fala sobre a possibilidade de investimentos em produtos financeiros ligados a bancos ou corretoras. Agora, e se eu te dissesse que qualquer um de nós pode investir em uma uma ideia com potencial gigantes de crescimento? E se você pudesse colher rendimentos a partir dessa decisão, como seria? Eu estou falando sobre investimento em startups.