Blog InfoMoney

Gustavo Almeida

Em blogs / investimentos / gustavo-almeida

Previdência: 8 em cada 10 brasileiros não se preparam para a aposentadoria

Com turbulências na aprovação da reforma da previdência, 8 em cada 10 brasileiros podem estar com o futuro em jogo. A possibilidade de novas gerações não se aposentarem é alta.

Poupar
(Shutterstock)

A previdência voltou ao centro das discussões políticas no final de 2018 e tornou a atormentar os brasileiros que ainda sonhavam em se aposentar — tanto no setor privado quanto no setor público — por causa das previsões de que "o Brasil irá quebrar" sem a reforma.

Os especialistas e a população concordam que essa é uma medida urgente. Ambos acreditam em um cenário catastrófico: se a reforma não for aprovada, 90% de tudo que é arrecadado no país poderá ser usado apenas para pagar essas pensões muito em breve. É como se, a cada 1000 reais que você paga de imposto, 900 fossem para custear a aposentadoria de uma pessoa que você nem conhece.

Embora a reforma seja urgente, a aprovação não está sendo nada fácil. No início do mês, o mercado financeiro reagiu mal à proposta de fatiar a previdência e o futuro projeto voltou a ser visto com muito medo e desconfiança. Segundo pesquisa do SPC, 8 em cada 10 brasileiros não se prepararam para a aposentadoria, então uma geração inteira pode ter de trabalhar para o resto da sua vida.

Isso nos leva à questão:

Como você pode se preparar para a aposentadoria sem depender do governo?

O assunto é meio longo para ser abordado em um único post curto. Mas, em resumo, defendo uma filosofia de investimentos muito simples. Passo 1: proteja 40% do seu capital. Passo 2: invista 30% em patrimônio no longo prazo. Passo 3: reserve 30% para negociar "as galinhas mortas" e os "pulos do gato" que surgirem no curto prazo. Na minha opinião, essa é uma filosofia ultraconservadora e qualquer pessoa consegue se organizar assim.

Eu sou investidor e trader e tenho meu capital distribuído no longo, no médio e no curto prazo. Quando meu filho nasceu mês passado, investi em um seguro de vida pensando na segurança financeira da minha família no futuro. Logo, não importa se você é avançado ou iniciante. Cuidar do seu futuro sempre compensa independentemente do seu conhecimento financeiro.

Na minha opinião, a previdência privada é uma das maneiras mais fáceis de você mesmo assumir o controle do seu destino mesmo no caso de um cenário econômico ruim e garantir que você vá conseguir sua liberdade financeira no futuro. No vídeo abaixo, explico rapidamente como a ferramenta funciona e como você pode tirar proveito dela para assegurar uma renda no seu futuro.

Garanta seu futuro sem depender da aposentadoria: abra uma conta gratuita de investimentos na XP! 

Já acompanha minhas rede sociais?
» Facebook: www.fb.com/investidorexponencial
» Instagram: www.instagram.com/investidorexponencial

Um abraço
Gustavo Almeida

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

 

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Gustavo Almeida

Gustavo Almeida é Trader com 15 anos de experiência no mercado financeiro, tendo sido um dos primeiros operadores da XP Investimentos. Em 2011, desenvolveu a metodologia da Geometria Comportamental, uma abordagem que ajuda o investidor interpretar e tomar decisões nos mercados de bolsa de valores. Fundadorr do canal Investidor Exponencial.

Contato