STOCK PICKERS NO AR Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Fechar Ads

O previdente presidente

Vamos combinar. Finalmente chegamos ao último fim de semana das eleições. Eu não aguentava mais escrever e você não aguentava mais ler artigos, notícias e reportagens sobre as eleições
Por  Felipe Berenguer
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Vamos combinar. Finalmente chegamos ao último fim de semana das eleições. Eu não aguentava mais escrever e você não aguentava mais ler artigos, notícias e reportagens sobre as eleições deste ano.

É claro, todo o furor se justifica. O pleito de 2018 vem depois de uma forte ressaca do impeachment de Dilma. Não deve ser nada trivial enfrentar esse desafio do pós-Dilma-Temer. Mais cabeludo ainda será comandar um país cuja história coleciona 30 e poucos anos de democracia e duas destituições presidenciais.

Direto ao ponto: não tinha outro resultado no domingo à noite senão a eleição do candidato do PSL. Acreditar que Haddad viraria essa votação é o equivalente a ter acreditado que Ciro Gomes tinha chances reais de ir ao segundo turno. Uma mistura de fantasismo ingênuo com aposta no improvável-quase-impossível.

Por isso – e para finalizar de uma vez por todas esse papo de eleições – digo: boa sorte Jair Bolsonaro! Você precisará dela para governar nos próximos quatro anos.

A começar pela reforma previdenciária, a mais urgente de todas. Sem ela, o país não cresce. E eu vejo uma boa janela de oportunidade se abrindo.

Bolsonaro já sinalizou que deve desprezar a reforma previdenciária de Temer e pautar uma reforma logo nos primeiros seis meses de governo. Decisão acertada. Do ponto de vista estratégico, o presidente tem considerável força no início de seu mandato, principalmente por estar respaldado pela população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o bom timing não é suficiente para tocar a agenda liberal. Negociações já começam a ser desenhadas pelo PSL para conquistar uma ampla base aliada na Câmara e no Senado. Ainda, a presidência das duas casas é de suma importância para facilitar a tramitação de pautas relevantes para o Governo Federal.

O caminho será mais fácil na Câmara dos Deputados. O PSL conseguiu eleger 52 deputados (segundo maior partido na casa) e tem a possibilidade de negociar com o Centrão tanto o apoio nas votações quanto a permanência na presidência da figura que pautou a PEC e a reforma trabalhista, Rodrigo Maia (DEM).

O jornal Estadão foi atrás dos 513 deputados eleitos no começo de outubro e perguntou quem era a favor da reforma da Previdência. O resultado foi esse: 227 a favor, 210 não responderam ou não foram localizados, 59 contra e 17 indecisos.

Querendo mais informações, fui além e fiz o que ninguém fez ainda. Busquei entender como os 244 deputados reeleitos votaram em medidas com o mesmo perfil da eventual reforma previdenciária: a PEC do Teto de Gastos, em 2016, e a Reforma Trabalhista de 2017.

Lembrando que, no caso de Propostas de Emenda à Constituição (caso do Teto de Gastos e da Reforma da Previdência), é necessário 60% dos votos (308 deputados e 49 senadores) e nos Projetos de Lei (Reforma Trabalhista), somente um voto acima da metade.

Bem, os 244 deputados que continuarão com mandato votaram assim: no caso da PEC do Teto, 59% do grupo votou a favor, 28% contra e 13% não compareceram por algum motivo. Na Reforma Trabalhista, os favoráveis diminuem para 49%, enquanto que os contrários vão a 37%. Ausentes permanecem na mesma proporção que a votação do teto de gastos, em 14%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já no Senado Federal, a desafio será maior ainda. O PSL não tem tanta força e deverá lutar contra um grupo grande que busca fugir dos “extremismos”. Alguns partidos querem se apresentar como a terceira via para disputar a presidência do Senado contra Renan Calheiros (MDB) e um possível candidato do PSL. Bolsonaro deverá lançar mão das negociações em busca da eleição de um nome aliado para presidir a câmara alta.

Superando a intempestividade acima, o placar da votação – ao menos dos reeleitos e daquele ? que continua com seu mandato – é favorável: 60% votaram a favor da PEC do Teto, 17% contra e 23% não votaram. Na Reforma Trabalhista, 51% votaram a favor, 41% contra e somente 9% não votaram.

Em suma, os números apontam para uma grande janela de oportunidades para desatar o nó fiscal que tanto compromete o crescimento econômico do país. O sucesso das medidas passa fundamentalmente pela habilidade política de Bolsonaro e de sua equipe. Será um grande teste para o governo conseguir aproveitar o bom momento e minimizar as atitudes do Bolsonaro presidente que, inevitavelmente, irão contradizer o Bolsonaro candidato.

O adjetivo “previdente”, inclusive, é empregado para descrever o indivíduo precavido, prudente e sensato. Curiosamente, também falamos da Previdência Social – sistema de precaução para riscos econômicos aos trabalhadores. Para o próximo presidente conseguir reformar a Previdência, ele necessariamente precisará ser previdente.

Compartilhe

Mais de Blog da Levante

Blog da Levante

Kit Brasil 2019

Chegou a hora de dar a minha perspectiva para o comportamento deles neste ano, com foco mais específico em ações, que é a minha especialidade, e no Kit Brasil 2019
Blog da Levante

Como assim, Marco Aurélio?

"Se o Supremo ainda for Supremo, minha decisão tem de ser obedecida, a não ser que seja cassada". A frase de Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, é de rara ambiguidade
Blog da Levante

A hora da virada

Em economia, muito se fala sobre ciclos econômicos (conseguiu visualizar uma imagem com as flechas para cada etapa?). E se existe um setor que tem fases bem definidas, são os ciclos imobiliários
Blog da Levante

Home bias

Sempre tenho uma busca por passagem no radar ou aproveito um feriado para conhecer um lugar diferente. É o meu maior incentivo para viver e investir cada vez mais