Fechar Ads

O fio que liga os EUA à nossa Bolsa

Quero mostrar para você como o risco-país e a taxa de juros futuros dos Estados Unidos impactam o valor justo das empresas na Bolsa
Por  Eduardo Guimarães
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Resolvi trazer nesta semana um tema um pouco técnico. Vou falar sobre o custo de capital próprio.

Quero mostrar para você como o risco-país e a taxa de juros futuros dos Estados Unidos impactam o valor justo das empresas na Bolsa de Valores brasileira.

Isso mesmo que você pensou: uma decisão lá nos States pode afetar o preço de uma ação de uma empresa na Bovespa.

O custo de capital próprio é a taxa de retorno requerida pelos acionistas para compensar o risco incorrido ao se investir na empresa.

Como diz o refrão da música do Lulu Santos ‘Todo mundo espera alguma coisa de sábado à noite’, ou seja, o investidor que adquire uma participação acionária na empresa espera um retorno pelo seu investimento.

O custo de capital próprio é a taxa de desconto utilizada para calcular o valor presente do fluxo de caixa para o acionista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas como calcular o custo de capital próprio?

Existe um modelo de precificação de ativos de capital (da sigla em inglês CAPM) muito utilizado para calcular o custo de capital próprio.

A fórmula do custo do equity Ke (capital próprio) é a seguinte:

Ke = Rf + beta x (Rm – Rf + risco-país) x (inflação BRA – inflação EUA)

Rf é a taxa de retorno de ativos livres de risco e o beta é a correlação da ação com o índice de referência (Ibovespa). A diferença entre o retorno de mercado (Rm) e a taxa de retorno livre de risco (Rf) é conhecida como prêmio por investir em ações (do inglês equity risk premium ERP). Afinal, investir em ações é arriscado e os acionistas requerem um retorno mais alto para compensar o risco.

(Para saber mais sobre risco-país, é só ler o artigo aqui – https://levanteideias.com.br/domingo-de-valor/risco-brasil/).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existem duas maneiras de se calcular a taxa livre de risco em reais: i) taxa de juros futura (DI) de 10 anos ou; ii) partir da taxa de juros americana e depois considerar dois componentes: diferença de inflação entre os dois países e o risco-país.

Eu irei utilizar a taxa de juros futuras de 10 anos dos Estados Unidos (Treasuries), que teve uma alta recente para 3,25% ao ano, aumento de 50 pontos-base em relação à taxa de 2,75% de 12 meses atrás.

Cálculo do custo de capital próprio do Itaú

Eu utilizei as seguintes premissas e informações reais de mercado: i) taxa livre de risco é a taxa de juros futuras de 10 anos dos EUA de 3,25% ao ano; 2) beta da ação do Itaú de 1,2 x; 3) prêmio de risco de mercado de 5,5% (esse valor é meio histórico e muda pouco); 4) Inflação de longo prazo do Brasil de 4,5% ao ano e de 2,5% ao ano nos Estados Unidos e; 5) risco-país é o Embi+Brasil divulgada pelo Ipeadata de 270 pontos-base.

O custo de capital próprio nominal (em reais) do Itaú é de 15,4% ao ano. Essa é a taxa de desconto que eu utilizo para descontar o fluxo de caixa e calcular o valor justo das ações do banco Itaú.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse caso, existem duas variáveis de mercado que mudam bastante conforme o nível de aversão ao risco (internacional e local): taxa livre de risco e risco-país.

Risco-país e taxa livre de risco em alta: o que acontece com o custo de capital próprio?

O risco-país (Embi+Brasil) saiu de 220 pontos no início de 2018, chegou a bater em 350 pontos em junho de 2018 e está atualmente em 270 pontos, um aumento de 50 pontos-base.

A taxa de juros futura de 10 anos dos EUA (Treasuries) apresentou trajetória de alta: subiu de 2,45% ao ano no final de 2017 para 3,25% atualmente, um aumento de 80 pontos-base.

Mudando das premissas de risco-país e taxa livre de risco, o custo de capital próprio do Itaú subiu de 13,9% ao ano no início de 2018 para 15,4% ao ano atualmente, um aumento expressivo de 1,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aumento no custo do capital próprio do Itaú de 1,5% eleva a taxa de desconto do fluxo de caixa para os acionistas. Minha estimativa é que esse aumento da taxa de desconto diminui o valor presente justo das ações do Itaú em 18%.

Ressalto que esse movimento no valor presente justo das empresas não é linear conforme ocorrem mudanças bruscas na taxa livre de risco e no risco-país, com impactos muito grandes no preço justo das ações na bolsa de valores.

Se após as eleições o risco diminuir na mesma magnitude e o custo de capital próprio do Itaú voltar novamente 1,5% para 13,9% ao ano, o aumento no preço justo das ações é estimado em 26%.

Uma das principais funções de um especialista em ações é projetar o fluxo de caixa futuro de uma empresa, descontar o valor presente nesse fluxo utilizando o custo de capital próprio e calcular o valor justo de uma empresa ou ação.

É exatamente o que faço no meu dia a dia aqui na Levante, ao avaliar os ativos que recomenda na série de investimento As Melhores Ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Blog da Levante

Blog da Levante

Kit Brasil 2019

Chegou a hora de dar a minha perspectiva para o comportamento deles neste ano, com foco mais específico em ações, que é a minha especialidade, e no Kit Brasil 2019
Blog da Levante

Como assim, Marco Aurélio?

"Se o Supremo ainda for Supremo, minha decisão tem de ser obedecida, a não ser que seja cassada". A frase de Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, é de rara ambiguidade
Blog da Levante

A hora da virada

Em economia, muito se fala sobre ciclos econômicos (conseguiu visualizar uma imagem com as flechas para cada etapa?). E se existe um setor que tem fases bem definidas, são os ciclos imobiliários
Blog da Levante

Home bias

Sempre tenho uma busca por passagem no radar ou aproveito um feriado para conhecer um lugar diferente. É o meu maior incentivo para viver e investir cada vez mais