Fechar Ads

Saramago e o voto que anulou as eleições

Por trás dos enredos, Saramago descarrega seus ceticismos e críticas ao Estado, à religião, e à política construindo sociedades onde o caos predomina e o absurdo é cotidiano
Por  Felipe Berenguer
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

“Prezados concidadãos, disse (o primeiro-ministro), o resultado das eleições que hoje se realizaram na capital do país foi o seguinte, partido da direita, oito por cento, partido do meio, oito por cento, partido da esquerda, um por cento, abstenções, zero, votos nulos, zero, votos em branco, oitenta e três por cento.” – Ensaio Sobre a Lucidez.

O texto acima é inconfundível para quem já pousou seus olhos em qualquer livro do genial José Saramago, único escritor dos países lusófonos a ganhar um Prêmio Nobel de Literatura.

O autor surpreende não somente pela escrita desenvolvida em grandes parágrafos e o uso abundante de vírgulas e pontos finais. Seus livros são verdadeiros convites para narrativas fantásticas: em que pessoas não morrem mais porque a Morte – cansada de ser odiada – resolve suspender suas atividades; em que duas pessoas idênticas vivem e convivem na mesma cidade; em que se obtêm 70% dos votos brancos nas eleições de certo país e, na segunda tentativa de votação, o número aumenta para surreais 83%.

Por trás dos enredos, Saramago descarrega seus ceticismos e críticas ao Estado, à religião, e à política construindo sociedades onde o caos predomina e o absurdo é cotidiano. É o caso de “Ensaio sobre a cegueira” e “Ensaio sobre a Lucidez”.

Neste segundo livro, por meio dos 83% de votos brancos, Saramago questiona a democracia como sistema perfeito ao – em nome dela – retratar uma reação autoritária do governo, inconformado com a votação. O autor tem posições bastante radicais. Respeito a crítica, mas não compartilho do pessimismo de Saramago.

A democracia, de fato, não é perfeita. Mas é o melhor que temos até hoje. Os exagerados 83% dos votos no livro transmitem a mensagem de que os eleitores já não mais distinguem esquerda, direita ou centro. Denunciam a falta de opções e colocam a legitimidade do governo em xeque, no entanto, o fazendo nas urnas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aí é que se prova a força da democracia. Os desacreditados (salvo raras exceções) ainda usam dos mecanismos aceitos pelo sistema para contestá-lo. Aqui é que me contraponho à visão de Saramago, que entende que o sistema político vigente somente serve ao poderio econômico e não o povo.

Regimes democráticos dispõem de mecanismos legais para que a vontade do povo seja contemplada – obviamente nem sempre isso ocorrerá, mas aceitar a vontade dos outros é um exercício necessário.

Prova disso é que nas eleições brasileiras deste ano teremos a maior porcentagem de nulos e brancos desde 1998. No ápice da insatisfação com a classe política do país, passaremos longe do número cravado na ficção de Saramago. Nesta última semana, a pesquisa Datafolha estimou que 12% dos entrevistados votarão em branco ou nulo. Já o Ibope apontou que os nulos/brancos chegam a 14%.

Em 2006, os votos não válidos para Presidência ficaram levemente acima de 8%. Nas eleições seguintes, em 2010, o número subiu para pouco mais de 9%. No último pleito presidencial, o número quase chegou a 10%.

Em outros tempos, com outras leis e voto em papel, o voto branco se diferenciava do nulo. O voto branco consistia no papel colocado na urna sem nada escrito e significava conformismo por parte do eleitor, já que ia para o candidato mais votado. Por outro lado, o nulo era considerado um voto de protesto: o eleitor escrevia um número inexistente (ex: 00) e o voto era computado como não-válido.

A Lei das Eleições foi modificada em 1997 e o uso das urnas eletrônicas começou a ser implementado, assim como outras modificações legais. Dessa forma, na prática, o voto em branco e o voto nulo hoje significam a mesma coisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Poucos sabem, mas é impossível – ao contrário do que ocorre no livro – que uma eleição no Brasil seja cancelada por causa de suposta votação cuja maioria (50% + 1 voto) vote nulo ou branco.

Até hoje, desavisados caem na falácia do “voto nulo contra tudo que está aí” e mal sabem que, em realidade, sua grande revolta é em vão. Os votos nulos e brancos não são válidos e, portanto, são descartados da contagem.

Explico: em uma eleição com candidatos A e B e 100 votantes, se 20 votarem em nulo ou branco, o resultado das eleições se dará sobre os 80 votos válidos. Nesse cenário, em termos absolutos, os candidatos A e B precisam de menos votos para atingir a maioria – 40 votos já compõem 50%.

Em “Ensaio sobre a lucidez”, Saramago leva para outro patamar a narrativa do absurdo, inaugurada por Kafka em “A metamorfose”, e proporciona enredos ricos e inusitados, como este da eleição em que o voto branco ganhou.

Deixo a recomendação do livro como uma ótima ficção. Afinal, a realidade brasileira jamais retrataria fenômeno assim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe
Mais sobre

Mais de Blog da Levante

Blog da Levante

Kit Brasil 2019

Chegou a hora de dar a minha perspectiva para o comportamento deles neste ano, com foco mais específico em ações, que é a minha especialidade, e no Kit Brasil 2019
Blog da Levante

Como assim, Marco Aurélio?

"Se o Supremo ainda for Supremo, minha decisão tem de ser obedecida, a não ser que seja cassada". A frase de Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, é de rara ambiguidade
Blog da Levante

A hora da virada

Em economia, muito se fala sobre ciclos econômicos (conseguiu visualizar uma imagem com as flechas para cada etapa?). E se existe um setor que tem fases bem definidas, são os ciclos imobiliários
Blog da Levante

Home bias

Sempre tenho uma busca por passagem no radar ou aproveito um feriado para conhecer um lugar diferente. É o meu maior incentivo para viver e investir cada vez mais