INFOMORNING NO AR Vale compra 45% da Cemig na Aliança Energia; Amazon amplia investimento na Anthropic

Vale compra 45% da Cemig na Aliança Energia; Amazon amplia investimento na Anthropic

Fechar Ads

Mais uma vez as pesquisas movimentaram os mercados. E Eu Com Isso?

Com a proximidade das eleições, cada vez mais pesquisas são divulgadas e vão movimentando os mercados. Nesta semana, Ibope e Datafolha provocaram um turbilhão de volatilidade
Por  Marcela Kasparian
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

 

Trump, China e os juros no Brasil

A semana começou com os mercados em leve queda, reagindo mais uma vez às medidas de Donald Trump em relação ao comércio mundial. Dessa vez, o presidente americano solicitou a assessores para trabalhar em uma taxação adicional de 200 bilhões de dólares em produtos chineses. 

Na quarta (19), as bolsas globais operaram próximas da estabilidade, com destaque para as commodities metálicas, que subiram pela notícia de que as usinas chinesas estão pagando mais por minério de qualidade em busca de melhorar a produtividade. O dia também foi de alívio para as moedas, com a lira turca e o rand sul-africano em forte valorização. 

A manhã de quinta foi de alta na maioria das bolsas globais por conta das notícias de que a China deve reduzir tarifas de importação para a maioria dos seus parceiros comerciais. É uma medida para equilibrar o comércio global depois das recentes medidas dos EUA, fato que está impulsionando o mercado de commodities metálicas e de moedas dos emergentes. 

Além disso, na quarta-feira o Banco Central decidiu manter em 6,5 por cento a taxa básica de juros (Selic) – como esperado por nós – e reiterou que o fato que deve fazer o comitê elevar a taxa (ou não) é a inflação. Nesta sexta (21), o IBGE divulgou o IPCA-15 de setembro, que mostrou uma alta de 0,09 por cento (abaixo do esperado, que era de 0,18).  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E Eu Com Isso?

Mais uma vez, a guerra comercial entre EUA e China movimentou os mercados pelo mundo e interferiu em Bolsas e moedas pelo mundo, principalmente as emergentes. Aqui no Brasil, a semana foi melhor, com Bovespa em tendência de alta e o dólar registrando queda em relação à semana anterior.

 

Bolsonaro e Haddad disparam rumo ao segundo turno, segundo Ibope

O Ibope divulgou na terça-feira (18) o resultado de uma nova pesquisa eleitoral para a presidência da República. Jair Bolsonaro continua isolado em primeiro, agora com 28 por cento, seguido de Fernando Haddad, que tem 19 e se isola na segunda posição. Em terceiro, está Ciro Gomes com 11, oito pontos percentuais abaixo do petista. Em seguida Alckmin (7) e Marina Silva (6) fecham o grupo com mais de 5 por cento dos votos. 7 por cento dos entrevistados não sabe ou não responderam em quem iriam votar. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais e entrevistou 2.506 eleitores em 177 municípios entre os dias 16 e 18 de setembro. 

E Eu Com Isso

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segunda vaga para o próximo turno começa a fechar portas para aqueles que não avançam nas intenções de votos. É o caso de Marina Silva e Geraldo Alckmin. Como esperado, a disputa contra Bolsonaro ficará com alguém da esquerda, que cada dia mais parece ser o candidato do PT, Fernando Haddad. A estratégia petista surtiu efeito e o ex-prefeito de São Paulo cresceu exponencialmente desde o último Ibope – foi de 8 para 19 por cento. 

Se der a lógica, não devemos ver outra configuração de segundo turno se não a de Bolsonaro x PT. Duas outras alternativas, extremamente improváveis, seriam: Bolsonaro x Ciro ou Alckmin x PT. O tucano e o pedetista, que correm por fora, apostam no discurso antipetista e também contra Bolsonaro para efetuar um verdadeiro milagre. É a era dos extremos.

 

Datafolha e a noite de insônia

Na madrugada de quinta (20), foi divulgada a nova pesquisa do Instituto Datafolha para o Planalto. A pesquisa ouviu 8.601 eleitores em 323 municípios brasileiros entre os dias 18 e 19 de setembro e tem margem de erro de dois pontos. Os resultados mostraram Jair Bolsonaro em primeiro lugar com 28 por cento dos votos; Haddad (16) e Ciro Gomes (13) estão em empate técnico no segundo lugar; Alckmin e Marina ficaram com 9 e 7 por cento das intenções, respectivamente. A pesquisa diverge bastante do Ibope que foi divulgado ontem por não refletir Haddad disparado em segundo lugar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E Eu Com Isso?

A grande dúvida que paira sob a cabeça dos investidores é: qual pesquisa é mais confiável? De qualquer forma, algumas tendências convergem entre Ibope e Datafolha. Bolsonaro continua crescendo – daqui a pouco deve chegar no seu teto –, Marina continua desidratando, e Ciro e Alckmin se mantém estáveis ao redor da marca dos 10 por cento. No segundo turno, o único que ganha em todos os cenários é Ciro Gomes. No caso de Bolsonaro e Haddad, o empate técnico persiste.

 

Natura (NATU3) – Compra da Avon é avaliada 

No fim da tarde de segunda (17), após o fechamento dos mercados por aqui, a notícia de que a Natura estaria avaliando a compra da empresa de cosméticos Avon animou as ações da empresa que são negociadas nos mercados americanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia comunicou ao mercado que “não existem negociações em curso sobre possível aquisição da Avon”, e que nenhuma conversa formal foi confirmada.

E Eu Com Isso?

Esperamos impacto neutro no preço das ações (NATU3) no curto prazo. Já as ações da Avon fecharam em forte alta de 23 por cento na Bolsa de Valores de Nova Iorque ontem (17) em reação à notícia.

Com a possível aquisição da Avon, a Natura dobraria o tamanho da sua força de vendas diretas para 3 milhões de pessoas com ganhos de sinergia.

A notícia pegou o mercado de surpresa, pois a Natura ainda está digerindo a sua última grande aquisição feita no quarto trimestre de 2017: a britânica The Body Shop por 1 bilhão de euros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a aquisição da The Body Shop, a Natura mudou a um pouco a sua estratégia de negócios: incorporou e reforçou uma rede de lojas físicas com mais de 3,2 mil unidades, além do modelo de vendas diretas.

A Natura possui um nível alto de endividamento. Apesar dos ganhos de sinergia com a Avon, a aquisição elevaria demais o endividamento, e até mesmo um aumento de capital poderia ser necessário. Portanto, o momento não é favorável para a aquisição tanto para a Natura quanto para os acionistas minoritários. O evento é importante e deve ser monitorado.

 

Netshoes –  possível venda da empresa

A Netshoes contratou o banco de investimento Goldman Sachs para encontrar um sócio ou comprador para a empresa de varejo eletrônico que tem as suas ações listadas na bolsa de Nova Iorque.

E Eu Com Isso?

A notícia pode ser positiva para a Netshoes, pois os acionistas estão insatisfeitos com a atual gestão do fundador, Marcio Kumruian. As ações da Netshoes fecharam em alta de 9,6 por cento na última-sexta-feira (14) na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE).

As ações da Netshoes acumulam queda de 86,7 por cento desde a sua abertura de capital na Bolsa dos EUA e divulgou prejuízo líquido de 170 milhões de reais em 2017 e 98,4 milhões no primeiro semestre de 2018.

Há quatro empresas interessadas na Netshoes: Lojas Americanas (LAME4), Mercado Livre, Centauro e a gestora de private equity Advent.

O maior acionista da Netshoes é a gestora Tiger Global Management, com 28,6 por cento de participação. O fundador, Marcio Kumruian, tem participação de 12,2 por cento.

 

BRF (BRFS3) – Venda de ativos deve continuar

Em continuação ao plano de venda ativos tão almejado por Pedro Parente, presidente da companhia (CEO), a BRF agora venderá uma série de ativos não operacionais, como fazendas e imóveis.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a BRF, que segue firme na venda de ativos não lucrativos para a companhia. Entretanto, o valor arrecadado será pequeno e não deve gerar impacto no preço das ações.

O processo de venda de ativos anunciado por Pedro Parente em junho deve continuar sendo o principal catalisador para o preço das ações. O principal objetivo é reduzir o elevado nível de endividamento da companhia, com relação dívida líquida/Ebitda acima das 5 vezes ao final de março de 2018. 

Para redução do endividamento, a companhia tem o objetivo de arrecadar em torno de 5 bilhões de reais até o fim deste ano. 

 

Magazine Luiza (MGLU3) – Lançamento de plataforma digital de pagamentos

A Magazine Luiza lançará o seu sistema digital de pagamentos com foco nos vendedores do seu shopping virtual (marketplace). O Magalu Pagamento primeiramente irá oferecer antecipação de pagamento dos produtos no varejo eletrônico e a antecipação de recebíveis dos seus lojistas. A criação de linhas de financiamento ocorrerá em um segundo momento.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para as ações da Magazine Luiza (MGLU3), mas esperamos impacto neutro no preço das ações no curto prazo.

A Magazine Luiza anunciou a sua incursão no mundo dos serviços através da plataforma digital de pagamento mais tardiamente do que as suas principais concorrentes no Brasil. 

“Certas estratégias a serem desenhadas na empresa tem participação direta do laboratório de inovação da rede, com cerca de 450 engenheiros”, afirmou o diretor financeiro da companhia. 

Esta é nova tendência do mercado de varejo eletrônico no Brasil, com as principais empresas (B2W, Via Varejo, Magazine Luiza e Carrefour) lançando iniciativas de plataforma de digital de pagamento e iniciando uma disputa com os bancos tradicionais e digitais.

Estas empresas querem aumentar as suas receitas provenientes de serviços financeiros que estão conectados com as lojas eletrônicas. Afinal, atualmente existem diversos aplicativos e formas de pagamento eletrônicos (ex: Apple e Samsung Pay, e-wallets, etc).

 

Eletrobras (ELET3 e ELET6) – Leilão da Amazonas Energia foi adiado

Em mais um vaivém do processo de venda das distribuidoras de energia da Eletrobras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que o leilão para a venda da Amazonas foi adiado mais uma vez. O leilão que estava marcado para o dia 26 de setembro foi adiado para o dia 25 de outubro.

E Eu Com Isso?

A notícia é negativa para as ações da Eletrobras (ELET3 e ELET6) no curto prazo. No dia 19, as ações da estatal fecharam em queda superior a 4,5 por cento, influenciadas principalmente pelo cenário eleitoral, que derrubou principalmente as estatais. 

O adiamento do leilão era esperado, e acreditamos que o mais provável é que a venda de ativos da Eletrobras, no fim das contas, seja concluída apenas em 2019, após a eleição presidencial.

Acreditamos que o interesse das empresas em relação à Amazonas Energia poderá ser menor sem a aprovação do projeto de lei no Senado, já que a insegurança jurídica acaba afastando possíveis interessados.

Das seis distribuidoras da Eletrobras colocadas à venda, restam ainda a Amazonas Energia e a Ceal (Alagoas). As empresas do Acre, Roraima, Rondônia e Piauí já foram privatizadas.

Esse processo de venda de ativos é um dos principais catalisadores para as ações da Eletrobras no curto prazo, em conjunto com a definição eleitoral que acaba impactado muito o futuro da empresa. 

 

International Meal Company (MEAL3) – Negociações seguem

No início da semana, a International Meal Company (IMC) anunciou que o acordo com a Sapore para uma combinação dos negócios entre as duas companhias seria desfeito depois que auditorias foram realizadas e divergências contábeis e financeiras foram encontradas. O acordo inicial previa que a Sapore ficasse com 41,8 por cento do capital da IMC.

No entanto, a Sapore não desistiu do possível negócio e vem buscando formas para que a operação siga em frente. No dia 18 foram divulgadas informações que a Sapore, em conjunto com fundos da Kinea (braço de gestão independente do Itaú), estaria interessada em fazer uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) da IMC. As informações não foram confirmadas pelas partes envolvidas.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para as ações da IMC (MEAL3) no curto prazo, visto que as ações chegaram a cair 10 por cento no mercado de ontem, mas recuperou e registrou alta de 0,75. O fato positivo é o valor da possível OPA, que seria de 8,50 – um prêmio de 26,5 por cento sobre o valor de mercado.

Ao fazer a auditoria contábil, a equipe contratada pela IMC encontrou uma série de números diferentes dos que foram apresentados pela Sapore, que reduziam o Ebitda e aumentavam a dívida, de tal forma que o valuation da Sapore seria distinto do acordado no fechamento da operação.

A união das empresas com base no acordo inicial criaria um grupo que faturaria mais de 3 bilhões nos segmentos de serviços e varejo de alimentos com mais de 1.400 funcionários.

O desenrolar das operações é o principal catalisador das ações da IMC no curto prazo. Se o interesse na OPA e o valor forem confirmados, será positivo para as ações, que devem subir e se ajustar ao valor ofertado de 8,50 – atualmente as ações estão cotadas em 6,72.

 

Temporada verde

O famoso fundo Verde, um dos mais antigos e rentáveis do país, foi aberto para captação novamente. Após 10 anos fechado, a XP anunciou a criação de um fundo espelho com aplicação mínima de 50 mil reais e carência para resgates de 60 dias. 

E Eu Com Isso?

Com a rentabilidade de mais de 15 mil por cento desde a sua criação em janeiro de 1997, muitos investidores estão interessados nessa janela de oportunidade.  A alegria dos investidores, no entanto, durou pouco, já que ele novamente foi fechado após um dia e meio de intensa procura.

Compartilhe

Mais de Blog da Levante

Blog da Levante

Kit Brasil 2019

Chegou a hora de dar a minha perspectiva para o comportamento deles neste ano, com foco mais específico em ações, que é a minha especialidade, e no Kit Brasil 2019
Blog da Levante

Como assim, Marco Aurélio?

"Se o Supremo ainda for Supremo, minha decisão tem de ser obedecida, a não ser que seja cassada". A frase de Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, é de rara ambiguidade
Blog da Levante

A hora da virada

Em economia, muito se fala sobre ciclos econômicos (conseguiu visualizar uma imagem com as flechas para cada etapa?). E se existe um setor que tem fases bem definidas, são os ciclos imobiliários
Blog da Levante

Home bias

Sempre tenho uma busca por passagem no radar ou aproveito um feriado para conhecer um lugar diferente. É o meu maior incentivo para viver e investir cada vez mais