Blog InfoMoney

Blog da redação

Em blogs / fora-do-mercado / blog-da-redacao

O imigrante peruano que conquistou a Bovespa: história de Alison Correia vira livro

Em 155 páginas, "O Sobe e Desce da Bolsa e da Vida" traz experiências reais de quem viveu (e sobreviveu) aos tempos do pregão "viva voz" na BM&F e ensina lições valiosas de humildade para qualquer analista e investidor do mercado financeiro

Livro Alison Correia
(Divulgação)

SÃO PAULO - Uma lição valiosíssima de humildade e superação que agradará qualquer amante do mercado financeiro - principalmente quem não viveu a “era do viva voz” na BM&F. Essa é a maneira que posso resumir a divertida leitura da autobiografia do trader Alison Correia.

O livro “O Sobe e Desce da Bolsa e da Vida” (Editora: CLA, 155 páginas. Preço Sugerido: R$ 53,00. Preço do eBook Kindle: R$ 35 na Amazon) será lançado oficialmente dia 9 de novembro (quinta-feira) na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (zona sul de São Paulo), mas tive a honra de já ter acesso à obra e ser uma das primeiras pessoas a ler o resultado final desta história (depois, é claro, dos editores e da Fernanda, esposa do Alison).

A leitura do livro é bem agradável pois consegue conciliar de maneira harmoniosa bastidores de quem viveu muito tempo a rotina frenética dos operadores de pregão da BM&F (um verdadeiro aprendizado para muitos que, assim como eu, entraram no mercado "100% digital") junto com uma verdadeira história de superação e ascensão pessoal de alguém que tinha muitos pré-requisitos para NÃO ter sucesso no seleto mundo do mercado financeiro.

Nascido no Peru, Alison veio para o Brasil ainda pequeno, quando seus pais vieram em busca de melhores oportunidades após perderem tudo na terra natal. A origem humilde e as dificuldades com a língua foram empecilhos, mas não impeditivos, para que ele ingressasse com apenas 17 anos como auxiliar de pregão na BM&F. É a partir daí que a leitura vai fácil: a partir do 3º capítulo do livro, ele relata toda a série de trotes, torturas psicológicas e outros rituais que deixariam qualquer profissional de RH da Faria Lima arrepiado, mas que eram tipicamente normais para quem queria viver do pregão.

Essas experiências por si só já valeriam a leitura por mostrar quanto o mercado evoluiu em menos de 10 anos. Mas o livro não para por aí: além de retratar o “garoto pobre que ascendeu com seu próprio suor”, a história também traz uma série de erros cometidos pelo Alison durante toda a sua carreira - e como eles o ajudaram a evoluir como trader e como pessoa. Uma demonstração quase rara de humildade dentro deste vaidoso universo do mercado financeiro. Por isso, deveria ser leitura obrigatória para todos os analistas de investimento do mercado, que facilmente se vislumbram com uma sequência de resultados positivos e esquecem que, na renda variável, nada é pra sempre (eu me incluo na lista de "todos os analistas").

Aos saudosistas do mundo das ações, o livro é uma ótima leitura para relembrar tempos que não voltam mais.
Para quem gosta do mercado financeiro, uma aula do que era essa vida menos de uma década atrás.
Para quem não sabe nada sobre bolsa, a leitura é válida como mais uma história de sucesso de alguém que se entregou de corpo e alma em busca de sucesso.

“O Sobe e Desce da Bolsa e da Vida”
Lançamento: 9 de novembro de 2017, às 17h, com noite de autógrafos
Local: Livraria Cultura, Shopping Iguatemi (Avenida. Brigadeiro Faria Lima 2.232, 3º Piso)

*Thiago Salomão é editor-chefe do InfoMoney e da InfoMoneyTV e analista de investimentos CNPI-Pleno credenciado pela Apimec.

 

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Equipe InfoMoney

Blog atualizado pela equipe de jornalistas do InfoMoney

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Blog da redação

Contato