Blog InfoMoney

UM BRASIL

Em blogs / economia-e-politica / um-brasil

Luís Barroso: Tudo no Brasil depende do Estado, de fantasia a empresa de telefonia

Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, critica "vício" em vários setores da economia e também no sistema eleitoral

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

“O País precisa superar o vício no Estado. Tudo no Brasil depende do Estado: de fantasia de Carnaval a empresa de telefonia. O dinheiro em uma sociedade capitalista tem seu papel, mas é preciso que esse papel seja transparente e que possa ser fiscalizado. É importante dimensionar o papel do dinheiro”. A declaração é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

Em entrevista ao canal UM BRASIL e Fundação BRAVA, em parceria com o Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp) da FGV, o ministro aponta a forte dependência do Estado por parte de vários setores da economia e, também, no sistema eleitoral.

“O candidato a qualquer cargo eletivo precisa ser capaz de mobilizar a cidadania para atrair doações de cidadãos comuns, de forma que o sistema eleitoral consiga superar a dependência do financiamento público”, avalia durante o lançamento do estudo Os custos da campanha eleitoral no Brasil: uma análise baseada em evidência, lançado pela FGV e BRAVA.  

Ele enfatiza na entrevista que o atual sistema eleitoral produziu um ambiente no Legislativo que, com muita frequência, não é sensível às demandas da sociedade. Pontua também que o modelo de financiamento privado alimentou um esquema de corrupção nocivo ao País.

“Aquele modelo [de financiamento privado com recursos de empresas] alimentava a corrupção. Não havia um contrato público relevante no País que não tivesse um porcentual de propina, de desvio. Buscar dinheiro no Estado é muito fácil, mas essa é uma mentalidade que precisamos enfrentar e repensar”, conclui.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

 

Tudo sobre:  STF   Entrevistas  

perfil do autor

InfoMoney Blogs

UM BRASIL

UM BRASIL convida empresários, especialistas, pensadores e acadêmicos de todo o mundo para análises precisas e aprofundadas sobre as questões mais importantes nos cenários econômico e político do País. Mantida pela FecomercioSP e com uma gama variada de visões, a plataforma UM BRASIL trabalha pelo aprimoramento do senso crítico do cidadão brasileiro e funciona como um hub plural de conexão de ideias transformadoras.

Contato