Fechar Ads

Equipe econômica prevê nova crise em 2020, caso reforma não passe

Nova recessão teria dimensão semelhante à de 2014-2016, segundo estudo divulgado pelo Ministério da Economia. Em 4 anos, a Secretaria de Política Econômica prevê 8 milhões de empregos mais e ganho de 6 mil reais na renda média do brasileiro, caso a reforma da previdência seja aprovada, mas falta de transparência prejudica a credibilidade do estudo.
Por  Pedro Menezes
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Uma das primeiras publicações técnicas do Ministério da Economia no governo Bolsonaro aponta que, caso a reforma da previdência não seja aprovada nos próximos anos, uma forte recessão abaterá a economia brasileira a partir de 2020. A nova crise teria dimensão semelhante à de 2014-16.

A nota, publicada pela Secretaria de Política Econômica, não é assinada nominalmente. Pode ser lida aqui. O órgão, um dos mais estratégicos da equipe econômica federal, atualmente é comandado por Adolfo Sachsida.

As previsões do cenário sem reforma são catastróficas:

  • A taxa de crescimento anual tenderia a ser, em média, quase 3 pontos percentuais menor do que no cenário com reforma, ao longo dos próximos 4 anos;
  • Sem reforma, “o Brasil já entraria em recessão a partir do segundo semestre de 2020, caminhando para perdas comparáveis às ocorridas no período 2014 a 2016.
  • A renda média do brasileiro seria quase 6 mil reais menor, caso a reforma não passe.
  • A diferença na geração de empregos entre os cenários é de 8 milhões de vagas. A taxa de desemprego sobe, no cenário sem reforma, de 12,3% para 15,1% entre 2018 e 2023; com reforma, cai para 8%.
  • Sem reforma, os gastos seguem maiores que as receitas, com déficit primário de 1% do PIB em 2023. Com reforma, o orçamento é equilibrado em 2021 e o superávit primário chega a 1,1% do PIB em 2023.
  • Taxa básica nominal de juros mais do que dobra em menos de 2 anos, chegando a 13,4% em 2020, no cenário sem reforma. A SELIC chegaria a 18,5% em 2023, nesse caso. Com aprovação da reforma, a previsão para 2023 cai para 5,6%.
  • Sem reforma, a dívida pública entraria em trajetória explosiva, chegando a 102,3% do PIB em 2023. Com reforma, a dívida passaria a cair já em 2021, chegando a 76,1% do PIB em 2023.
  • Traduzindo o economês, todos os itens acima significam a mesma coisa: sem reforma, a gente vai se ferrar; com reforma, a gente vai se dar bem.

Vale a pena parar para entender o que a equipe econômica está dizendo, e quanta credibilidade esse estudo merece.

Os números são resultados de uma simulação com base num modelo muito usado por economistas, conhecido pela sigla DSGE, que em português significa modelo estocástico e dinâmico de equilíbrio geral.

A não-aprovação da reforma da previdência levaria a uma piora do déficit público, e consequentemente a aumentos da dívida pública, do risco-país e da taxa de juros, o que tende a reduzir a taxa de crescimento econômico, o que levaria a uma piora do déficit público, e consequentemente a aumentos da dívida pública, do risco-país e da taxa de juros, o que tende a reduzir a taxa de crescimento econômico… Para prever o impacto da reforma na economia, é preciso levar em conta as múltiplas e simultâneas interações entre várias variáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um modelo de equilíbrio simula uma economia de forma genérica e resumida, levando em conta a relação de diversas variáveis relevantes, umas com as outras. O objetivo é simular muitos fenômenos econômicos interdependentes.

O modelo é inicialmente calibrado com dados já consolidados do passado e, a partir dessa base, tenta entender como a economia reagiria a diversos cenários possíveis no futuro.

Modelos de equilíbrio geral são comuns em todos os grandes bancos centrais e departamentos de economia do mundo. O Banco Central brasileiro, por exemplo, usa um modelo cujo nome é meio que uma piada: nossa moeda é gerida conforme o SAMBA, sigla para “Stochastic Analytical Model with a Bayesian Approach” – ou modelo estocástico analítico com uma abordagem bayesiana.

Adolfo Sachsida, secretário de política econômica, afirma que o estudo usa “o que há de mais moderno tecnicamente”. Ele tem razão, desde que se façam duas ressalvas.

A primeira é que existem uma série de críticas boas a modelos DSGE. O último vencedor do Prêmio Nobel, Paul Romer, é o exemplo mais famoso. Especialista em crescimento econômico, ele publicou em 2016 um influente artigo criticando o uso de modelos DSGE. Os modelos DSGE de fato são muito usados e consideravelmente melhores que um chute, mas não são unanimidade.

Além disso, o objeto que o modelo tenta estudar é complexo demais. O estudo pode ser relevante como argumento a favor da reforma, por apontar um caminho provável caso ela não ocorra, mas pouco serve como previsão precisa dos dados. É importante que Sachsida use sua cautela de acadêmico ao comunicar os resultados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segunda ressalva que deve ser feita é ainda mais grave: não há qualquer transparência nos números divulgados. A nota da Secretaria de Política Econômica é vazia, apenas relatando resultados. Só o tipo de modelo é informado, mas é possível construir um DSGE de diversas formas – qual foi o método adotado pelo governo?

As previsões podem até ser plausíveis. Concordo que um cenário catastrófico pode surgir caso a reforma não seja aprovada. Mas o estudo precisa divulgar seu método para ser levado a sério.

Sachsida publicou 28 artigos com estimações econométricas em periódicos acadêmicos entre 2011 e 2017, uma média de 4 por ano. Eu duvido que algum tenha 4 páginas, sem qualquer detalhe sobre o método utilizado, como é o caso da nota informativa que o governo publicou. Não faz sentido que uma publicação tão importante seja relegada a tanta superficialidade.

Hoje, é muito fácil divulgar os dados e scripts de programação que levaram a determinada conclusão. É muito comum entre acadêmicos. Por que não podemos exigir o mesmo do governo brasileiro? Isso sim teria cara de Nova Era.

Em 2013, Adolfo Sachsida publicou um vídeo no YouTube com o seguinte título: “Ainda é possível evitar o desastre econômico que ocorrerá em 2015!”. Agora, a secretaria que ele comanda no Ministério da Economia diz que ainda é possível evitar a crise que ocorrerá em 2020. Por maior que seja sua competência e capacidade preditiva, o novo cargo exige mais transparência do que os tempos de youtuber.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Garanta uma aposentadoria confortável investindo. Abra uma conta gratuita na XP

Pedro Menezes Pedro Menezes é fundador e editor do Instituto Mercado Popular, um grupo de pesquisadores focado em políticas públicas e desigualdade social.

Compartilhe
Mais sobre

Mais de Pedro Menezes

Pedro Menezes

Guedes ataca a IFI. O Senado aceitará calado?

Paulo Guedes inventa erros que a Instituição Fiscal Independente não cometeu e pede intervenção numa instituição de controle subordinada ao Senado. A IFI tem como missão produzir informações que podem o contrariar o governo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ouviu calado
Real, Brazilian Currency - BRL. Dinheiro, Brasil, Currency, Reais, Money, Brazil. Real coin on a pile of money bills.
Pedro Menezes

A volatilidade do real revela uma economia dominada pela incerteza

Além de ter se desvalorizado ao longo do ano, o Real é uma das moedas mais voláteis entre economias emergentes. O ambiente interno é fonte de diversas incertezas, que colaboram para a volatilidade da moeda brasileira. Portanto, uma dúvida se impõe: a política brasileira vai contribuir para diminuir as incertezas que agitaram o mercado de câmbio em 2020?
Pedro Menezes

Relator do PL 2630 tentou censura generalizada, mas falhou

Substitutivo elaborado pelo senador Angelo Coronel tentou exigir comprovante de residência para cadastro em rede sociais, exclusão de conteúdo após a mera abertura de processo judicial, dentre outros absurdos. A confusão envolvendo o relatório acabou adiando a votação do PL, que era prevista para hoje