Paulo Tafner, um dos maiores especialistas em previdência do país, será colunista do InfoMoney

Tafner também foi um dos coordenadores de uma ampla proposta de reforma da Previdência entregue ao novo governo no fim de 2018. Suas colunas começam a ser publicadas em fevereiro

Equipe InfoMoney

Publicidade

No fim de 2018, o governo recém-eleito recebeu uma ampla proposta de reforma da Previdência. O projeto previa, entre outros pontos, a unificação de todo o sistema atual de aposentadorias (INSS, servidores públicos etc.) e a criação de uma idade mínima de 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres. Resultado previsto: uma economia de 1,3 trilhão de reais 10 anos.

A iniciativa de fazer a proposta foi comandada por Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e a elaboração técnica foi coordenada pelo economista Paulo Tafner, um dos maiores especialistas do país em previdência — e que, a partir deste mês, começará a escrever colunas para o InfoMoney.

Doutor em ciência política e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Tafner é autor de estudos e livros sobre o tema. O livro mais recente é Reforma da previdência: por que o Brasil não pode esperar?, escrito em conjunto com Pedro Nery.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nas colunas de Tafner no InfoMoney, você poderá acompanhar suas análises sobre os desafios e problemas da Previdência Social, as propostas de reforma em discussão e os impactos sobre as contas públicas e sobre a aposentadoria de cada um, entre outros assuntos.  

Conte com diferentes opções de investimento para a aposentadoria: abra uma conta gratuita na XP