Blog InfoMoney

Panorama Político

Em blogs / economia-e-politica / panorama-politico

Os reflexos do vazamento de conversas de Moro para o governo e a oposição

Tudo indica que o material não foi todo publicado. E nem todos os atores foram igualmente revelados

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Sérgio Moro
(Valter Campanato/Agência Brasil)

O site do jornalista Glenn Greenwald, responsável por no passado revelar com a ajuda de Edward Snowden que a NSA realizava grampos ilegais contra autoridades e cidadãos comuns de todo o mundo, acaba de publicar conversas entre o procurador Deltan Dallagnol e o hoje ministro Sérgio Moro.

Há que se considerar para o debate jurídico que o material revelado é fruto de ação ilegal, este deve ser um ponto de debate importante.

Jair Bolsonaro vai ter que tomar cuidado extremo nas suas próximas declarações sobre seu ministro. Tudo indica que o material que, segundo Greenwald conteria “áudios e vídeos”, não foi todo publicado. E nem todos os atores também foram igualmente revelados.

O próprio Moro terá de descobrir como falar sobre o assunto com a imprensa, sob risco de se tornar alvo de uma corrida investigativa caso erre a mão.

O PT vai usar isso como mola propulsora da greve geral convocada para 14/6. Para a militância petista o “Lula livre” ganha um fôlego importante.

No Congresso e no STF veremos os a favor e contra Moro com algum nível de embate. Esta é a crise de junho, que tão tranquilo estava.

A princípio Rodrigo Maia deve querer continuar empurrando a reforma da previdência é uma contaminação pareceria de alguma maneira forçação de barra. Samuel Moreira apresenta seu relatório terça ou quarta-feira. Assim mesmo, nunca fomos partidários do bom humor superficial que se instalou, e ainda nos parece razoável afirmar que o texto apresentado será bom, mas que será votado na Comissão em julho, e no plenário a partir de agosto.

A operação Lava-Jato sofre seu ataque mais duro até agora. Difícilmente a operação, que já mostrava há tempos sinais de cansaço e falta de repertório, melhorará sua situação.

Abaixo, as matérias publicadas:

https://theintercept.com/2019/06/09/editorial-chats-telegram-lava-jato-moro/

https://theintercept.com/2019/06/09/procuradores-tramaram-impedir-entrevista-lula/

https://theintercept.com/2019/06/09/dallagnol-duvidas-triplex-lula-telegram-petrobras/

https://theintercept.com/2019/06/09/chat-moro-deltan-telegram-lava-jato/

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

 

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Erich Decat

atua há 10 anos na cobertura política diária em Brasília, passando por veículos como Blog do Noblat/OGlobo, Correio Brasiliense, Folha de S.Paulo. De 2013 até 2017 trabalhou na editoria de política do Jornal Estado de S.Paulo. erich.decat@xpi.com.br

InfoMoney Blogs

Paulo Gama

Trabalhou 8 anos na editoria de política da Folha de S.Paulo. sendo 4 anos na coluna Painel. Venceu o Prêmio Folha de Reportagem em 2016 com série que mostrou atuação de ministro de Michel Temer em defesa de interesses privados no governo. paulo.gama@xpi.com.br

InfoMoney Blogs

Richard Back

Analista político da XP Investimentos. Atua na área política desde 2004, com nove anos em Brasília. Nos últimos cinco anos passou pela assessoria de importantes lideranças partidárias na Câmara dos Deputados. richard.back@gmail.com

InfoMoney Blogs

Victor Scalet

Faz análise de política com enfoque quantitativo na XP investimentos. Foi economista na BNP Paribas Asset Management por 6 anos. É mestre em economia pelo INSPER e atualmente cursa doutorado.

Contato