Fechar Ads

PL apresenta texto alternativo para a Previdência e mostra desafios para a aprovação da reforma

O projeto está longe de representar um consenso com avanço certo na comissão, mas ilustra um pouco do espírito dos parlamentares e da dificuldade que acontecerá nas discussões da Comissão Especial logo mais, mostrando que a tramitação não será tranquila
Por  XP Política -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Às vésperas da semana em que o relator da reforma da Previdência pode apresentar seu texto, o PL (antigo PR) conseguiu as 171 assinaturas (atenção a este número) necessárias e protocolou na comissão especial uma emenda substitutiva global do projeto, contemplando diversos pontos que têm sido defendidos por deputados ao longo da discussão.
 
Entre eles estão a retirada das alterações no BPC, na aposentadoria rural e na dos professores. Há também suavização nas regras de transição e mudanças na capitalização, cuja transição seria custeada por um fundo específico.
 
O projeto do PL está longe de representar um consenso com avanço certo na comissão, mas ilustra um pouco do espírito dos parlamentares e da dificuldade que acontecerá nas discussões da Comissão Especial logo mais, mostrando que a tramitação não será tranquila. 
 
No mérito o texto em primeira análise não parece nem tão problemático, mas a questão é política: como derrotar o texto do PL e depois pedir os votos do partido para o texto vencedor? Muita política terá de ser feita.

Insira seu e-mail abaixo e receba com exclusividade o Barômetro do Poder, um estudo mensal do InfoMoney com avaliações e projeções das principais casas de análise política do país:

Compartilhe

Mais de Panorama Político