Fechar Ads

O pavio de Paulo Guedes

Quando Bolsonaro resolve dar pitacos públicos sobre a idade mínima da aposentadoria, colocado um indisfarçável bode na sala da equipe econômica, não parece ter noção do risco que corre o seu governo
Por  Mario Vitor Rodrigues
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

“Todo mundo acha que tem uma discussão entre nós, uma briga”, ponderou Paulo Guedes em tom queixoso, ontem, durante a nomeação de Rubem Novaes como presidente do Banco do Brasil. E então arrematou: “Nós somos uma equipe muito, muito sintonizada”.

Como se vê, a fala do ministro-guru é um convite à ironia. Principalmente após a última sexta-feira, quando, a começar pelo presidente, o governo demonstrou uma alarmante incapacidade de coordenar pronunciamentos.

Contudo, sem qualquer elo com a gestão recém-empossada, preocupo-me somente em analisar os fatos. No fundo, cabe dar um desconto a Guedes. Não apenas é alvissareiro como faz sentido que ele demonstre paciência frente a desacertos nesse início.

É alvissareiro pois, ao lado de Sergio Moro, o alardeado “Posto Ipiranga” completa a dupla de ministros fundamental para o governo. Digo, se acaso Paulo Guedes deixasse a administração Bolsonaro antes do esperado, sem nem ao menos encaminhar as reformas liberais tão ansiadas pela sociedade, não apenas o bolsonarismo seria ferido de morte, mas o próprio país conheceria o caos.

E faz sentido, porque não há hipótese de Guedes ter se acertado com a patota em questão, naipes do tipo Onyx Lorenzoni, Ernesto Araújo e Damares Alves, pensando que intelectualmente estivessem na mesma prateleira de discípulos do Milton Friedman. Mesmo sendo ele um neófito na política.

Tudo isso dito, o outro lado da equação ainda pede tempo para se mostrar verdadeiro. Falo aqui da capacidade do presidente em perceber a importância de Paulo Guedes para a viabilidade do seu governo.
A retórica do “se-não-for-para-fazer-diferente-nem-vale-a-pena-ganhar”, a redução dos ministérios, o desprezo por Renan Calheiros e os últimos desencontros são apenas alguns dos exemplos de falação açodada por parte do bolsonarismo. Discursos gratuitos que se transformaram em autênticas pedras no sapato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois, nesse momento, Paulo Guedes é a maior delas. Paulo Guedes e a sua agenda liberal. Paulo Guedes e a promessa de que conduziria o processo de modernização da nossa economia.

A verdade é que quando Bolsonaro resolve dar pitacos públicos sobre a idade mínima da aposentadoria, colocando um indisfarçável bode na sala da equipe econômica, não parece ter noção do risco que corre o seu governo.

Se existe uma característica comumente atribuída a Paulo Guedes, além da defesa do liberalismo econômico, é o pavio curto. E com justiça.

Eu me arrisco a dizer: talvez ele repense sua permanência no governo se um dia suspeitar que esta deixou de ter relevância.

E o presidente? Vai arriscar?

Invista com a ajuda da melhor assessoria do Brasil: abra uma conta na XP – é de graça!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Compartilhe

Mais de Mario Vitor Rodrigues

Mario Vitor Rodrigues

Você pode mais, Guedes

Entendo que o ministro busque de alguma forma fazer jus à natureza do cargo que ocupa. Mesmo assim, levando em conta o seu notório temperamento arisco, seria melhor para o Brasil que seguisse o seu instinto e dissesse as coisas como elas de fato são
Mario Vitor Rodrigues

Hora de acordar: esse governo é uma várzea

Embora a capacidade de Paulo Guedes e sua equipe seja indiscutível, o governo ainda precisará capinar um bocado no campo político. E aí só mesmo estando absolutamente engolfado pelo fanatismo ou pendurado em interesses alheios aos do país para negar a já comprovada incapacidade da nova administração em assumir tal papel