Fechar Ads

Imagina na Copa…

O tom ginasial e o clima de óbvio divisionismo impõem o questionamento: é essa a turma que pretende mudar o sistema? Serão esses os responsáveis pelo epílogo de Renan Calheiros?
Por  Mario Vitor Rodrigues
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Como sabemos todos, além da rejeição ao PT houve um clamor antissistema decisivo para conduzir Jair Bolsonaro à vitória na última eleição presidencial, alimentado durante boa parte da campanha pelo presidente eleito, seus filhos e Paulo Guedes — ao menos enquanto foi autorizado a falar.

Inúmeras foram as vezes em que o compromisso com uma ruptura diante da maneira tradicional de se fazer política foi alardeado. Fosse outra a missão e, garantiram, nem mesmo vencer a disputa eleitoral valeria a pena.

Pois bem, o governo nem sequer começou, mas, em que pese o estado de negação e a retórica já adotada por seus apoiadores, idêntica àquela repetida durante anos por petistas ferrenhos, o cenário não pinta muito distante da realidade habitual. Pelo contrário, assusta.

A começar por esse episódio malcheiroso envolvendo o recém-eleito senador Flávio Bolsonaro, justo o mais centrado dos três herdeiros do futuro presidente.

Ninguém precisa ser adivinho para imaginar qual seria a reação de boa parte da sociedade se o mesmo episódio — movimentações que somam R$ 1,2 milhão por parte do ex-motorista de um senador eleito, alimentadas por depósitos de funcionários lotados em seu gabinete — envolvesse o outro lado do pátio.

Diga-se, estariam certos se gritassem, assim como transborda sensatez quem agora ergue as orelhas e cobra a apuração mais rigorosa possível do caso, em vez de culpar o COAF e a imprensa por fazerem seu trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até porque, são tão públicos quanto incontáveis os relatórios produzidos pelo Conselho, e ainda mais conhecidas as divulgações na mídia dos escândalos protagonizados pelo PT ao longo dos últimos anos.

Também causou espécie o nível rasteiro da discussão entre o deputado reeleito Eduardo Bolsonaro, a deputada eleita Joice Hasselmann e o senador eleito Major Olímpio.

Não que qualquer um de nós não possa se envolver em algum entrevero. Ainda por cima quando o ambiente envolve essas ferramentas modernas de comunicação que mais ajudam a criar ruídos do que a aproximar as pessoas.

Entretanto, o tom ginasial e o clima de óbvio divisionismo impõem o questionamento: é essa a turma que pretende mudar o sistema? Serão esses os responsáveis pelo epílogo de Renan Calheiros?

Para além dos bolsonaristas fanáticos, há também quem somente se preocupe com a economia. Tolos, imaginam que Paulo Guedes e sua equipe, apenas pelo fato de urdirem uma agenda promissora, conseguirão dobrar um mecanismo madrasto com quem não tem a destreza para dialogar.

Ironicamente, após um pleito em que o eleitor privilegiou currículos vazios como se fossem atestados de competência, temos de torcer para que nem todo macaco velho tenha o seu galho quebrado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Que sirva de lição.

Seja sócio das maiores empresas da bolsa com TAXA ZERO de corretagem! Clique aqui e abra uma conta na Clear! 

 

Compartilhe
Mais sobre

Mais de Mario Vitor Rodrigues

Mario Vitor Rodrigues

Você pode mais, Guedes

Entendo que o ministro busque de alguma forma fazer jus à natureza do cargo que ocupa. Mesmo assim, levando em conta o seu notório temperamento arisco, seria melhor para o Brasil que seguisse o seu instinto e dissesse as coisas como elas de fato são
Mario Vitor Rodrigues

Hora de acordar: esse governo é uma várzea

Embora a capacidade de Paulo Guedes e sua equipe seja indiscutível, o governo ainda precisará capinar um bocado no campo político. E aí só mesmo estando absolutamente engolfado pelo fanatismo ou pendurado em interesses alheios aos do país para negar a já comprovada incapacidade da nova administração em assumir tal papel