Fechar Ads

Obrigado, Ilan! Economista se despede do Banco Central com muitos motivos para aplausos

Poucas instituições na história recente da República Brasileira merecem tantos mais aplausos do que vaias - o Banco Central de Ilan é uma delas
Por  Ivo Chermont
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

No dia 07 de junho de 2016, o CAE do Senado aprovava por 19 a 8 o nome de Ilan Goldfajn para comandar o Banco Central (BC). Nesta terça, Roberto Campos Neto, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para substituir Ilan será sabatinado pela mesma casa. Tudo indica que será aprovado e, portanto, será o fim da era Ilan à frente do Banco Central.

Neste momento cabe uma retrospectiva sobre o legado de Ilan no BC. Poucas instituições na história recente da República Brasileira merecem tantos mais aplausos do que vaias. O Banco Central de Ilan é uma delas.

Poderíamos aplaudir a instituição que pegou uma inflação de dois dígitos (10,7%) e entregou dentro da meta e até abaixo dela por três anos consecutivos (6,3%, 2,9%, 3,7% no triênio 2016-2018).

Ou porque as expectativas medidas pela pesquisa Focus, que por muitos anos, sucessivamente ficavam acima da meta do Banco Central, para qualquer prazo que se olhasse, refletindo a perda da credibilidade da instituição, voltaram a convergir para a meta e inflação que o CMN (Conselho Monetário Nacional) estabelece para a instituição.

Ou porque, pela primeira vez na história, os juros base da economia migraram para patamares baixos, em 6,5% e lá permaneceram por longo período, com inflação controlada, refletindo a sustentabilidade do processo de redução das taxas de juros. Em outras palavras, nossos juros reais nunca alcançaram 2,5% sem que o Banco Central se visse numa emergência para voltar a subir a Selic a fim de reorganizar a economia.

Ou porque a comunicação da instituição com o mercado mudou de patamar, deixando de lado a política monetária semântica, aonde se contabilizava os apostos para tentar capturar os próximos passos na determinação dos juros, e passou-se a se concentrar no cenário prospectivo para fazer inferências sobre os próximos passos da instituição no ciclo de política monetária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou porque o Banco Central montou uma agenda, batizada de BC+ cujo objetivo é aumentar a eficiência do setor financeiro, reduzir o custo do crédito, modernizar a legislação, aumentando assim o acesso da sociedade ao sistema financeiro pelo barateamento dos seus serviços.

Invista melhor seu dinheiro: abra uma conta de investimentos na XP.

Ou apenas porque foi eleito o melhor banqueiro central do mundo em 2018 pela revista britânica The Banker, ligada ao grupo do Financial Times 

Erros aconteceram claro. Alguns acusam o Banco Central de atrasar a queda dos juros em 2016, outros que ele poderia ter sido um pouco mais agressivo nos cortes, ou reduzido o nível de reservas internacionais ou ser menos intervencionista no câmbio. Em todo trabalho existem percalços. Pessoalmente, acho críticas injustas. Em quase todas as circunstâncias, existiam trade-offs. Ganhou-se de um lado, perdeu-se de outro.

O que fica é que o país alcançou de maneira sustentável o menor patamar de juros reais da história com inflação estável e expectativas ancoradas, um cenário de recuperação (lento) de atividade, recuperação da credibilidade do guardião da moeda e um programa extenso de 68 medidas que está aumentando a eficiência, e, portanto a produtividade, do sistema financeiro nacional. Isso tudo foi feito em menos de três anos.

Inegavelmente, Ilan Godfajn e sua equipe deixam um legado importante, e um trabalho fundamental em andamento. Subiram o patamar de comparação da autoridade monetária. Desejo que Roberto Campos Neto consiga manter, ou até mesmo subir ainda mais o nível da instituição. O país agradece.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Ivo Chermont é sócio e economista-chefe da Quantitas Asset

*As opiniões do autor refletem uma visão pessoal e não necessariamente da Instituição Quantitas Asset

Ivo Chermont Sócio e Economista-chefe da Quantitas Asset

Compartilhe

Mais de Ivo Chermont

Ivo Chermont

Está na hora da política fiscal? Desafios em um mundo nacionalista

Em tempos de guerra comercial e taxas de juros zero ou negativas, parece ter pouco espaço de manobra para políticas monetárias estimulativas, restando às políticas fiscal e creditícia a tarefa de ressuscitar economias que parecem ter dificuldade de crescer mesmo com todo estímulo injetado na última década. EUA e China adotaram políticas de expansão nos últimos anos, enquanto que a Alemanha acumulou superávit. O continente precisará repensar seu modelo de crescimento baseado em exportações em um mundo cada vez mais nacionalista. 
Ivo Chermont

Guerra travada por EUA e China não é só comercial: ela é tecnológica

A guerra Trump-Xi subiu de tom. Há um tempo já se percebeu que não se trata de reduzir o déficit comercial dos americanos contra os chineses, mas de limitar a capacidade de um competidor global na tecnologia de ponta. Nessa reedição da guerra nas estrelas, os EUA parecem ter mais alavancagem, mas não vai ser simples exercê-la. Os chineses têm tempo, paciência e espaço de manobra econômica para aguentar por muito mais tempo. 
Ivo Chermont

O rio corre pro mar – os juros podem ir abaixo de 5% no Brasil?

Em julho, o Banco Central deve começar um novo ciclo de corte para o menor patamar de juros da nossa história. Mais importante do que isso, existe um ambiente positivo para que ele permaneça nesse patamar mais baixo por um longo tempo. Como diria nosso ministro da economia, "isso aqui tem um enorme risco de dar certo"