Fechar Ads

Quem vai vencer o 2º turno? Gráfico mostra que deve ser Bolsonaro

Bolsonaro deve vencer a eleição. A história, a matemática das pesquisas e o sistema político começaram a se preparar para isso. É claro que ciência política não é ciência exata, mas atribuímos 90% de chance de Bolsonaro ser o próximo presidente do Brasil.  
Por  Ivo Chermont
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Nunca antes na breve história da redemocratização brasileira, um candidato terminou o 1º turno na frente e perdeu no 2º turno.

E mais impressionante é observar que não só o líder do 1º turno venceu em todas as situações como ele sofre pouco ao longo do 2º turno.

No gráfico abaixo, vê-se que nas últimas quatro eleições, salvo por uma semana no governo Dilma x Aécio em 2014, o líder do primeiro turno não só vence como sofre pouco risco ao longo das pesquisas e nas urnas ao final da segunda fase da campanha.

image002_(1)

Claro que política não é ciência exata e a eleição de 2018 está cheio de pegadinha para os convictos.

Mas, alguns fatores nos levam a atribuir ao Bolsonaro uma probabilidade de 90% de chance de vitória:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

(i) A surpreendente votação do candidato: as pesquisas apontavam 41% de votos válidos e o candidato teve 5 p.p. a mais.

(ii) A votação estrondosa do partido do presidente para a Câmara, PSL, com 52 deputados, muito acima de qualquer estimativa otimista, o que sugere uma forte disposição do eleitorado a favor do Bolsonaro.

(iii) A maior proporção de votos direcionados a candidatos ligados à centro-direita que, teoricamente, agora seriam depositados majoritariamente para Bolsonaro.

(iv) O sistema político está dando os sinais de apoio – mais da metade dos candidatos a governador que disputarão o 2º turno estão apoiando Bolsonaro – naturalmente eles estão escutando as vozes das ruas e farejando a aliança com o poder.

Com essa intuição em mãos, coletamos os votos em todos os Estados de cada candidato. Distribuímos esses votos ideológicos seguindo padrão regional do 1º turno, resultando em 57% de votos válidos para Bolsonaro e 43% para Fernando Haddad.

Por isso, o rio leva ao mar. Não estamos encontrando argumentos concretos para Haddad virar esse jogo. A história joga contra, a classe política joga contra e a matemática joga contra. Pode acontecer? Claro. Como falei, política não é ciência exata. Mas nos parece altamente improvável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Ivo Chermont é sócio e economista-chefe da Quantitas Asset

As opiniões do autor refletem uma visão pessoal e não necessariamente da Instituição Quantitas Asset

Ivo Chermont Sócio e Economista-chefe da Quantitas Asset

Compartilhe

Mais de Ivo Chermont

Ivo Chermont

Está na hora da política fiscal? Desafios em um mundo nacionalista

Em tempos de guerra comercial e taxas de juros zero ou negativas, parece ter pouco espaço de manobra para políticas monetárias estimulativas, restando às políticas fiscal e creditícia a tarefa de ressuscitar economias que parecem ter dificuldade de crescer mesmo com todo estímulo injetado na última década. EUA e China adotaram políticas de expansão nos últimos anos, enquanto que a Alemanha acumulou superávit. O continente precisará repensar seu modelo de crescimento baseado em exportações em um mundo cada vez mais nacionalista. 
Ivo Chermont

Guerra travada por EUA e China não é só comercial: ela é tecnológica

A guerra Trump-Xi subiu de tom. Há um tempo já se percebeu que não se trata de reduzir o déficit comercial dos americanos contra os chineses, mas de limitar a capacidade de um competidor global na tecnologia de ponta. Nessa reedição da guerra nas estrelas, os EUA parecem ter mais alavancagem, mas não vai ser simples exercê-la. Os chineses têm tempo, paciência e espaço de manobra econômica para aguentar por muito mais tempo. 
Ivo Chermont

O rio corre pro mar – os juros podem ir abaixo de 5% no Brasil?

Em julho, o Banco Central deve começar um novo ciclo de corte para o menor patamar de juros da nossa história. Mais importante do que isso, existe um ambiente positivo para que ele permaneça nesse patamar mais baixo por um longo tempo. Como diria nosso ministro da economia, "isso aqui tem um enorme risco de dar certo"