Blog InfoMoney

O mundo sobre muitas rodas

Em blogs / carros / o-mundo-sobre-muitas-rodas

Recorde nas vendas de veículo

O mês de outubro encerrou com recorde (anual) nas vendas de carros. No setor de pesados, as vendas de caminhões registrou o melhor resultado em 46 meses, mostrando que tem gente se programando para a retomada da economia.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Volkswagen
(josefkubes / Shutterstock.com)

Caro leitor, digníssima leitora, passadas as eleições e, como já dissera Churchill: "...entre mortos e feridos, todos sobrevieram..." voltamos à nossa programação normal!

E não poderia ser da melhor maneira! O volume de carros no mês de outubro cravou aproximadamente 245 mil carros vendidos, o que representou um crescimento "quase que hediondo" de 25% sobre o mesmo período do ano passado, quando tivemos 196 mil unidades vendidas.

Sobre o mês passado, quando tivemos 205 mil carros vendidos, o crescimento foi de 20%.

A notícia positiva é que o mercado rompeu a marca de 2 milhões de carros vendidos! Vendemos neste ano 2,025 milhões de autos contra 1,770 milhão sobre o mesmo período do ano passado, um crescimento de 14,4%.

E os grandes destaques deste ano - até aproveitando o halloween, que foi ontem - foram a Volkswagen e a Chery (ou a volta dos "mortos-vivos"). A Volkswagen, que vinha ano após ano cavando a sua cova, parece que agora encontrou o "santo graal" e está se reerguendo triunfantemente! A marca apresenta - neste ano - crescimento de quase 37%. Vendeu quase 302 mil carros contra 221 mil sobre o mesmo período do ano passado. 

A re-invenção da marca está sendo sensacional! A quantidade de lançamentos; inovações e aumento de segurança em seus produtos vem alicerçando o seu crescimento.

A outra "morta-viva" que vem apresentando bom resultado é a CAOA-Chery. Quando chegou ao Brasil, conquistou uma parcela significativa do mercado. Mas depois de algumas mudanças no regime automotivo assim, "meio-estranhas" e que aconteceram numa velocidade assim "não compatível com o ritmo Brasil", achávamos que a marca tinha morrido. Só não sabíamos se era de "morte-matada" ou "morte-morrida", e estávamos esperando a pá de cal, ou a bala de prata!

Eis que do nada aparece o grupo CAOA , que jogou o seu "pó de pirlimpimpim". A Chery nesse ano já dobrou suas vendas, e tem um crescimento de 107,3% sobre o mesmo período do ano passado. No mês de outubro foi a 15º marca que mais vendeu carros! E não está mais vendendo carro "baratex" como era o QQ: seu ticket médio agora é de SUV. Ou seja, seu faturamento deve ter triplicado!

Só esperamos que a CAOA tenha aprendido com as suas outras parcerias (Renault e Hyundai) e tenha feito um contrato mais favorável para ela, para assim, não tomar um "pedala Robinho" daqui a alguns anos...

O resultado deste mês (e ano) está mais ou menos assim:

Mas, o "mais melhor de bom" foi o desempenho do setor de caminhões. Em outubro eles venderam 7.920 caminhões. Isso só é o melhor resultado dos últimos 46 meses!

O setor que se encontrava no meio de um "buraco negro" apresenta - neste ano - "um senhor resultado". Neste ano foram mais de 52,1 mil caminhões vendidos contra 40,4 mil do ano passado, um crescimento de 29%.

O que isso quer dizer? Como o nosso sistema de transporte de cargas basicamente é rodoviário, o pessoal das transportadoras estão "se animando" para os próximos anos! Estão renovando (e aumentando) a sua frota. 

E ai, o que achou? Dúvidas, me manda um e-mail aqui.

Ou me segue no Facebook aqui.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

 

perfil do autor

Raphael Galante

É economista, trabalha no setor automotivo há 14 anos e atua como consultor na Oikonomia Consultoria Automotiva.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog O mundo sobre muitas rodas

Contato