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Nada é tão ruim que não possa piorar…

Analise das vendas de veículos no mês de outubro
Por  Raphael Galante
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Caro leitor, digníssima leitora… sabe aquela situação de quando tudo está ruim e vem alguém para afundar mais ainda? Então… é o que acontece com o setor automotivo!

Como assim? Vamos lá que eu explico.

As vendas de carros no mês de outubro ficaram na casa de 185 mil carros. Retração de 3,8% sobre o mês de setembro (192,3 mil). E queda de 36,45% sobre o mês de outubro do ano passado (291 mil).

Na verdade, este foi o pior resultado (para um mês de outubro) dos últimos nove anos! Mas poderia ter sido um pouquinho melhor. No meio automotivo, está convencionado que a apuração das vendas é feita através dos licenciamentos de veículos. Então… o setor ia numa toada boa até quinta-feira passada, com um cenário apontando para uma demanda de 198 mil carros até que, no último dia útil do mês de outubro (30), PUMBA! Tivemos o feriado dos funcionários públicos e a maioria dos DETRANS não funcionaram.

Deixou-se de emplacar uns 12 mil carros. OK! Esses veículos entrarão na base do mês que vem, mas é que aquele velho ditado – “nada é tão ruim que não possa piorar”, está valendo para o setor automotivo.

Como estamos no terceiro ano de retração (queda feia, este ano) nas vendas (e deveremos ter – no mínimo – mais um ano ruim), “o cosmo” poderia conspirar um pouco a favor.

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Mas vamos ao que interessa:

O lado interessantíssimo deste mês foi a quebra de alguns conceitos. O que tivemos?

* A GM, com 30,3 mil carros vendidos, cresceu quase 12% nas vendas e fechou o mês como a marca mais vendida, desbancando a FIAT;

 * A BMW (ainda com estoque a dólar antigo – e não sei por quanto tempo mais) foi a marca que apresentou o maior crescimento nas vendas, 44,5%;

 * A VW atingiu um dos seus menores patamares de vendas com Share de 13,7%, em outubro.

 * E, como menção honrosa, temos a Peugeot, que apresentou crescimento de quase 2%. Parece que, agora, eles “voltaram à corrida”.

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A tabela abaixo mostra a evolução das vendas por marca:

MARCA

SET

OUT

V%

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GM

27.163

30.342

11,70%

FIAT

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31.897

29.429

-7,74%

VW

26.816

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25.389

-5,32%

HYUNDAI

15.862

16.926

6,71%

FORD

19.281

16.230

-15,82%

RENAULT

14.129

13.769

-2,55%

TOYOTA

14.415

13.425

-6,87%

HONDA

13.809

12.515

-9,37%

JEEP

5.848

5.741

-1,83%

NISSAN

5.621

4.497

-20,00%

MITSUBISHI

3.227

2.847

-11,78%

PEUGEOT

2.245

2.286

1,83%

CITROEN

2.333

2.145

-8,06%

M.BENZ

2.014

1.858

-7,75%

BMW

1.109

1.603

44,54%

AUDI

1.412

1.421

0,64%

KIA

1.066

840

-21,20%

LAND ROVER

847

829

-2,13%

CHERY

498

393

-21,08%

SUZUKI

434

374

-13,82%

OUTROS

2.229

2.091

-6,19%

TOTAL

192.255

184.950

-3,80%

Mas o grande destaque do mês veio do nosso quarteto asiático (para variar). Foi a Hyundai, com 17 mil carros vendidos, e crescimento de quase 7% nas vendas, que encerrou o mês com 9,2%, desbancando a eterna quarta colocada, a Ford.

E por que vamos enfatizar a Hyundai, neste texto? Porque fez exatos três anos que foi lançado o carro HB20 da marca (outubro de 2012). No mês de aniversário do carro, a marca não poderia celebrar de maneira melhor. E ele é o grande responsável para o sucesso da marca. OK… temos os veículos importados como o Sonata, Azera e I30 mas, convenhamos, não são acessíveis para a grande maioria dos consumidores de carros (por exemplo, para este escriba, são inacessíveis!).

Vendo a evolução da marca nos últimos seis anos, nota-se que ele (o HB20) foi o pulo da marca. Durante os anos de 2010 e 2011, a Hyundai (somente com produtos importados) registrou um Share médio de 3,3% (com volume médio de 9,2 mil carros mês). Depois, em 2012, no período de janeiro a setembro, o Share da marca caiu para 2,5%, com volume médio de 7,4 mil carros mês. Aqui, a marca tomou um ferro danado! Isso ocorreu no final de 2011, quando o governo – quase que do dia para a noite – decidiu aumentar a alíquota de carros importados em 25 pontos percentuais. Muitas marcas importadas entraram em processo de agonia mas, no caso da Hyundai, o HB20 fez a marca deslanchar.

Antes do lançamento do HB20 (set/12), o Share da marca era de 2,56%. Após o lançamento, e em maio do ano seguinte (quando lançaram a versão Sedan), o Share da Hyundai foi para 6,36% ou quase 4 pontos percentuais a mais.

O produto surfou boas ondas nos anos de 2013 e 2014, onde os esforços de marketing da empresa (durante a Copa das Confederação e da Copa do 7×1) fizeram o produto deslanchar.

Após quase três anos e com o lançamento de algumas edições especiais, como o Spicy, por exemplo, o carro teve uma sobrevida grande e com excelentes resultados!  Basta ver como foi a vida de alguns de seus concorrentes, como o GM/Sonic que chegou em 2012 e morreu em 2014 com dois anos de vida.

Agora a Hyundai vem novamente, e prova para este humilde escriba, que o produto tem fôlego ainda. O novo carro fez com que a marca ultrapassasse a casa dos 9% de Market Share, conforme gráfico abaixo:

Na verdade, o resultado do HB20 é até um pouco melhor do que o apontado. No gráfico acima estamos falando da marca Hyundai. Que inclui tudo. Até os produtos importados que estão passando por um momento “assim-assim”.

Abaixo, resultado de vendas do ano, por marca:

 

VENDAS DE VEÍCULOS –  2015
MARCAJANFEVMARABRMAIJUNJULAGOSETOUTTOTALMÉDIA
FIAT49.52435.84040.59537.79936.11736.68138.10436.04931.89729.429372.03537.204
GM46.73828.03336.99434.10030.63227.35930.83426.90727.16330.342319.10231.910
VW39.31830.98934.89931.14530.26030.09431.03328.32626.81625.389308.26930.827
FORD24.84518.83123.43123.23923.34420.31626.23920.74719.28116.230216.50321.650
HYUNDAI17.50013.09517.77417.04316.94618.08918.64216.66015.86216.926168.53716.854
RENAULT15.35011.01917.57315.70914.38915.43415.89215.15814.12913.769148.42214.842
TOYOTA12.48611.47117.06115.73614.78515.16016.54614.88314.41513.425145.96814.597
HONDA10.0179.78213.03013.67813.03513.63912.33313.22113.80912.515125.05912.506
NISSAN5.9773.7665.2034.8734.8885.4735.4905.1025.6214.49750.8905.089
MITSUBISHI4.4793.0253.9683.5133.3833.5953.9573.2733.2272.84735.2673.527
JEEP3312523898142.7953.2724.2434.7875.8485.74128.4722.847
CITROEN3.5132.3812.6042.3012.4682.7062.8742.5392.3332.14525.8642.586
PEUGEOT2.7641.9721.9671.7532.1302.1902.5712.3862.2452.28622.2642.226
M.BENZ1.1841.1451.4501.5251.7841.9611.9781.6042.0141.85816.5031.650
AUDI1.0869781.3791.5721.3321.4141.2631.9441.4121.42113.8011.380
KIA1.7301.3371.5541.2831.3001.4461.5571.2121.06684013.3251.333
BMW1.2918931.2931.1861.2311.3541.4091.1831.1091.60312.5521.255
LANDROVER6405977147116556587497338478297.133713
CHERY8225264983153733694194224983934.635464
SUZUKI5263984534085014414833974343744.415442
OUTROS2.9252.3882.8702.8002.4922.6812.6162.2602.2292.09125.3522.535
TOTAL243.046178.718225.699211.503204.840204.332219.232199.793192.255184.9502.064.368206.437
             
MARKET SHARE NAS VENDAS DE VEÍCULOS –  2015
MARCAJANFEVMARABRMAIJUNJULAGOSETOUTTOTALMÉDIA
FIAT20,38%20,05%17,99%17,87%17,63%17,95%17,38%18,04%16,59%15,91%18,02%18,02%
GM19,23%15,69%16,39%16,12%14,95%13,39%14,06%13,47%14,13%16,41%15,46%15,46%
VW16,18%17,34%15,46%14,73%14,77%14,73%14,16%14,18%13,95%13,73%14,93%14,93%
FORD10,22%10,54%10,38%10,99%11,40%9,94%11,97%10,38%10,03%8,78%10,49%10,49%
HYUNDAI7,20%7,33%7,88%8,06%8,27%8,85%8,50%8,34%8,25%9,15%8,16%8,16%
RENAULT6,32%6,17%7,79%7,43%7,02%7,55%7,25%7,59%7,35%7,44%7,19%7,19%
TOYOTA5,14%6,42%7,56%7,44%7,22%7,42%7,55%7,45%7,50%7,26%7,07%7,07%
HONDA4,12%5,47%5,77%6,47%6,36%6,67%5,63%6,62%7,18%6,77%6,06%6,06%
NISSAN2,46%2,11%2,31%2,30%2,39%2,68%2,50%2,55%2,92%2,43%2,47%2,47%
MITSUBISHI1,84%1,69%1,76%1,66%1,65%1,76%1,80%1,64%1,68%1,54%1,71%1,71%
JEEP0,14%0,14%0,17%0,38%1,36%1,60%1,94%2,40%3,04%3,10%1,38%1,38%
CITROEN1,45%1,33%1,15%1,09%1,20%1,32%1,31%1,27%1,21%1,16%1,25%1,25%
PEUGEOT1,14%1,10%0,87%0,83%1,04%1,07%1,17%1,19%1,17%1,24%1,08%1,08%
M.BENZ0,49%0,64%0,64%0,72%0,87%0,96%0,90%0,80%1,05%1,00%0,80%0,80%
AUDI0,45%0,55%0,61%0,74%0,65%0,69%0,58%0,97%0,73%0,77%0,67%0,67%
KIA0,71%0,75%0,69%0,61%0,63%0,71%0,71%0,61%0,55%0,45%0,65%0,65%
BMW0,53%0,50%0,57%0,56%0,60%0,66%0,64%0,59%0,58%0,87%0,61%0,61%
LANDROVER0,26%0,33%0,32%0,34%0,32%0,32%0,34%0,37%0,44%0,45%0,35%0,35%
CHERY0,34%0,29%0,22%0,15%0,18%0,18%0,19%0,21%0,26%0,21%0,22%0,22%
SUZUKI0,22%0,22%0,20%0,19%0,24%0,22%0,22%0,20%0,23%0,20%0,21%0,21%
OUTROS1,20%1,34%1,27%1,32%1,22%1,31%1,19%1,13%1,16%1,13%1,23%1,23%
TOTAL100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%

Raphael Galante Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva

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