Nada é tão ruim que não possa piorar…
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Caro leitor, digníssima leitora… sabe aquela situação de quando tudo está ruim e vem alguém para afundar mais ainda? Então… é o que acontece com o setor automotivo!
Como assim? Vamos lá que eu explico.
As vendas de carros no mês de outubro ficaram na casa de 185 mil carros. Retração de 3,8% sobre o mês de setembro (192,3 mil). E queda de 36,45% sobre o mês de outubro do ano passado (291 mil).
Na verdade, este foi o pior resultado (para um mês de outubro) dos últimos nove anos! Mas poderia ter sido um pouquinho melhor. No meio automotivo, está convencionado que a apuração das vendas é feita através dos licenciamentos de veículos. Então… o setor ia numa toada boa até quinta-feira passada, com um cenário apontando para uma demanda de 198 mil carros até que, no último dia útil do mês de outubro (30), PUMBA! Tivemos o feriado dos funcionários públicos e a maioria dos DETRANS não funcionaram.
Deixou-se de emplacar uns 12 mil carros. OK! Esses veículos entrarão na base do mês que vem, mas é que aquele velho ditado – “nada é tão ruim que não possa piorar”, está valendo para o setor automotivo.
Como estamos no terceiro ano de retração (queda feia, este ano) nas vendas (e deveremos ter – no mínimo – mais um ano ruim), “o cosmo” poderia conspirar um pouco a favor.
Mas vamos ao que interessa:
O lado interessantíssimo deste mês foi a quebra de alguns conceitos. O que tivemos?
* A GM, com 30,3 mil carros vendidos, cresceu quase 12% nas vendas e fechou o mês como a marca mais vendida, desbancando a FIAT;
* A BMW (ainda com estoque a dólar antigo – e não sei por quanto tempo mais) foi a marca que apresentou o maior crescimento nas vendas, 44,5%;
* A VW atingiu um dos seus menores patamares de vendas com Share de 13,7%, em outubro.
* E, como menção honrosa, temos a Peugeot, que apresentou crescimento de quase 2%. Parece que, agora, eles “voltaram à corrida”.
A tabela abaixo mostra a evolução das vendas por marca:
MARCA | SET | OUT | V% CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE |
GM | 27.163 | 30.342 | 11,70% |
FIAT CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE | 31.897 | 29.429 | -7,74% |
VW | 26.816 CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE | 25.389 | -5,32% |
HYUNDAI | 15.862 | 16.926 | 6,71% |
FORD | 19.281 | 16.230 | -15,82% |
RENAULT | 14.129 | 13.769 | -2,55% |
TOYOTA | 14.415 | 13.425 | -6,87% |
HONDA | 13.809 | 12.515 | -9,37% |
JEEP | 5.848 | 5.741 | -1,83% |
NISSAN | 5.621 | 4.497 | -20,00% |
MITSUBISHI | 3.227 | 2.847 | -11,78% |
PEUGEOT | 2.245 | 2.286 | 1,83% |
CITROEN | 2.333 | 2.145 | -8,06% |
M.BENZ | 2.014 | 1.858 | -7,75% |
BMW | 1.109 | 1.603 | 44,54% |
AUDI | 1.412 | 1.421 | 0,64% |
KIA | 1.066 | 840 | -21,20% |
LAND ROVER | 847 | 829 | -2,13% |
CHERY | 498 | 393 | -21,08% |
SUZUKI | 434 | 374 | -13,82% |
OUTROS | 2.229 | 2.091 | -6,19% |
TOTAL | 192.255 | 184.950 | -3,80% |
Mas o grande destaque do mês veio do nosso quarteto asiático (para variar). Foi a Hyundai, com 17 mil carros vendidos, e crescimento de quase 7% nas vendas, que encerrou o mês com 9,2%, desbancando a eterna quarta colocada, a Ford.
E por que vamos enfatizar a Hyundai, neste texto? Porque fez exatos três anos que foi lançado o carro HB20 da marca (outubro de 2012). No mês de aniversário do carro, a marca não poderia celebrar de maneira melhor. E ele é o grande responsável para o sucesso da marca. OK… temos os veículos importados como o Sonata, Azera e I30 mas, convenhamos, não são acessíveis para a grande maioria dos consumidores de carros (por exemplo, para este escriba, são inacessíveis!).
Vendo a evolução da marca nos últimos seis anos, nota-se que ele (o HB20) foi o pulo da marca. Durante os anos de 2010 e 2011, a Hyundai (somente com produtos importados) registrou um Share médio de 3,3% (com volume médio de 9,2 mil carros mês). Depois, em 2012, no período de janeiro a setembro, o Share da marca caiu para 2,5%, com volume médio de 7,4 mil carros mês. Aqui, a marca tomou um ferro danado! Isso ocorreu no final de 2011, quando o governo – quase que do dia para a noite – decidiu aumentar a alíquota de carros importados em 25 pontos percentuais. Muitas marcas importadas entraram em processo de agonia mas, no caso da Hyundai, o HB20 fez a marca deslanchar.
Antes do lançamento do HB20 (set/12), o Share da marca era de 2,56%. Após o lançamento, e em maio do ano seguinte (quando lançaram a versão Sedan), o Share da Hyundai foi para 6,36% ou quase 4 pontos percentuais a mais.
O produto surfou boas ondas nos anos de 2013 e 2014, onde os esforços de marketing da empresa (durante a Copa das Confederação e da Copa do 7×1) fizeram o produto deslanchar.
Após quase três anos e com o lançamento de algumas edições especiais, como o Spicy, por exemplo, o carro teve uma sobrevida grande e com excelentes resultados! Basta ver como foi a vida de alguns de seus concorrentes, como o GM/Sonic que chegou em 2012 e morreu em 2014 com dois anos de vida.
Agora a Hyundai vem novamente, e prova para este humilde escriba, que o produto tem fôlego ainda. O novo carro fez com que a marca ultrapassasse a casa dos 9% de Market Share, conforme gráfico abaixo:
Na verdade, o resultado do HB20 é até um pouco melhor do que o apontado. No gráfico acima estamos falando da marca Hyundai. Que inclui tudo. Até os produtos importados que estão passando por um momento “assim-assim”.
Abaixo, resultado de vendas do ano, por marca:
VENDAS DE VEÍCULOS – 2015 | ||||||||||||
MARCA | JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | TOTAL | MÉDIA |
FIAT | 49.524 | 35.840 | 40.595 | 37.799 | 36.117 | 36.681 | 38.104 | 36.049 | 31.897 | 29.429 | 372.035 | 37.204 |
GM | 46.738 | 28.033 | 36.994 | 34.100 | 30.632 | 27.359 | 30.834 | 26.907 | 27.163 | 30.342 | 319.102 | 31.910 |
VW | 39.318 | 30.989 | 34.899 | 31.145 | 30.260 | 30.094 | 31.033 | 28.326 | 26.816 | 25.389 | 308.269 | 30.827 |
FORD | 24.845 | 18.831 | 23.431 | 23.239 | 23.344 | 20.316 | 26.239 | 20.747 | 19.281 | 16.230 | 216.503 | 21.650 |
HYUNDAI | 17.500 | 13.095 | 17.774 | 17.043 | 16.946 | 18.089 | 18.642 | 16.660 | 15.862 | 16.926 | 168.537 | 16.854 |
RENAULT | 15.350 | 11.019 | 17.573 | 15.709 | 14.389 | 15.434 | 15.892 | 15.158 | 14.129 | 13.769 | 148.422 | 14.842 |
TOYOTA | 12.486 | 11.471 | 17.061 | 15.736 | 14.785 | 15.160 | 16.546 | 14.883 | 14.415 | 13.425 | 145.968 | 14.597 |
HONDA | 10.017 | 9.782 | 13.030 | 13.678 | 13.035 | 13.639 | 12.333 | 13.221 | 13.809 | 12.515 | 125.059 | 12.506 |
NISSAN | 5.977 | 3.766 | 5.203 | 4.873 | 4.888 | 5.473 | 5.490 | 5.102 | 5.621 | 4.497 | 50.890 | 5.089 |
MITSUBISHI | 4.479 | 3.025 | 3.968 | 3.513 | 3.383 | 3.595 | 3.957 | 3.273 | 3.227 | 2.847 | 35.267 | 3.527 |
JEEP | 331 | 252 | 389 | 814 | 2.795 | 3.272 | 4.243 | 4.787 | 5.848 | 5.741 | 28.472 | 2.847 |
CITROEN | 3.513 | 2.381 | 2.604 | 2.301 | 2.468 | 2.706 | 2.874 | 2.539 | 2.333 | 2.145 | 25.864 | 2.586 |
PEUGEOT | 2.764 | 1.972 | 1.967 | 1.753 | 2.130 | 2.190 | 2.571 | 2.386 | 2.245 | 2.286 | 22.264 | 2.226 |
M.BENZ | 1.184 | 1.145 | 1.450 | 1.525 | 1.784 | 1.961 | 1.978 | 1.604 | 2.014 | 1.858 | 16.503 | 1.650 |
AUDI | 1.086 | 978 | 1.379 | 1.572 | 1.332 | 1.414 | 1.263 | 1.944 | 1.412 | 1.421 | 13.801 | 1.380 |
KIA | 1.730 | 1.337 | 1.554 | 1.283 | 1.300 | 1.446 | 1.557 | 1.212 | 1.066 | 840 | 13.325 | 1.333 |
BMW | 1.291 | 893 | 1.293 | 1.186 | 1.231 | 1.354 | 1.409 | 1.183 | 1.109 | 1.603 | 12.552 | 1.255 |
LANDROVER | 640 | 597 | 714 | 711 | 655 | 658 | 749 | 733 | 847 | 829 | 7.133 | 713 |
CHERY | 822 | 526 | 498 | 315 | 373 | 369 | 419 | 422 | 498 | 393 | 4.635 | 464 |
SUZUKI | 526 | 398 | 453 | 408 | 501 | 441 | 483 | 397 | 434 | 374 | 4.415 | 442 |
OUTROS | 2.925 | 2.388 | 2.870 | 2.800 | 2.492 | 2.681 | 2.616 | 2.260 | 2.229 | 2.091 | 25.352 | 2.535 |
TOTAL | 243.046 | 178.718 | 225.699 | 211.503 | 204.840 | 204.332 | 219.232 | 199.793 | 192.255 | 184.950 | 2.064.368 | 206.437 |
MARKET SHARE NAS VENDAS DE VEÍCULOS – 2015 | ||||||||||||
MARCA | JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | TOTAL | MÉDIA |
FIAT | 20,38% | 20,05% | 17,99% | 17,87% | 17,63% | 17,95% | 17,38% | 18,04% | 16,59% | 15,91% | 18,02% | 18,02% |
GM | 19,23% | 15,69% | 16,39% | 16,12% | 14,95% | 13,39% | 14,06% | 13,47% | 14,13% | 16,41% | 15,46% | 15,46% |
VW | 16,18% | 17,34% | 15,46% | 14,73% | 14,77% | 14,73% | 14,16% | 14,18% | 13,95% | 13,73% | 14,93% | 14,93% |
FORD | 10,22% | 10,54% | 10,38% | 10,99% | 11,40% | 9,94% | 11,97% | 10,38% | 10,03% | 8,78% | 10,49% | 10,49% |
HYUNDAI | 7,20% | 7,33% | 7,88% | 8,06% | 8,27% | 8,85% | 8,50% | 8,34% | 8,25% | 9,15% | 8,16% | 8,16% |
RENAULT | 6,32% | 6,17% | 7,79% | 7,43% | 7,02% | 7,55% | 7,25% | 7,59% | 7,35% | 7,44% | 7,19% | 7,19% |
TOYOTA | 5,14% | 6,42% | 7,56% | 7,44% | 7,22% | 7,42% | 7,55% | 7,45% | 7,50% | 7,26% | 7,07% | 7,07% |
HONDA | 4,12% | 5,47% | 5,77% | 6,47% | 6,36% | 6,67% | 5,63% | 6,62% | 7,18% | 6,77% | 6,06% | 6,06% |
NISSAN | 2,46% | 2,11% | 2,31% | 2,30% | 2,39% | 2,68% | 2,50% | 2,55% | 2,92% | 2,43% | 2,47% | 2,47% |
MITSUBISHI | 1,84% | 1,69% | 1,76% | 1,66% | 1,65% | 1,76% | 1,80% | 1,64% | 1,68% | 1,54% | 1,71% | 1,71% |
JEEP | 0,14% | 0,14% | 0,17% | 0,38% | 1,36% | 1,60% | 1,94% | 2,40% | 3,04% | 3,10% | 1,38% | 1,38% |
CITROEN | 1,45% | 1,33% | 1,15% | 1,09% | 1,20% | 1,32% | 1,31% | 1,27% | 1,21% | 1,16% | 1,25% | 1,25% |
PEUGEOT | 1,14% | 1,10% | 0,87% | 0,83% | 1,04% | 1,07% | 1,17% | 1,19% | 1,17% | 1,24% | 1,08% | 1,08% |
M.BENZ | 0,49% | 0,64% | 0,64% | 0,72% | 0,87% | 0,96% | 0,90% | 0,80% | 1,05% | 1,00% | 0,80% | 0,80% |
AUDI | 0,45% | 0,55% | 0,61% | 0,74% | 0,65% | 0,69% | 0,58% | 0,97% | 0,73% | 0,77% | 0,67% | 0,67% |
KIA | 0,71% | 0,75% | 0,69% | 0,61% | 0,63% | 0,71% | 0,71% | 0,61% | 0,55% | 0,45% | 0,65% | 0,65% |
BMW | 0,53% | 0,50% | 0,57% | 0,56% | 0,60% | 0,66% | 0,64% | 0,59% | 0,58% | 0,87% | 0,61% | 0,61% |
LANDROVER | 0,26% | 0,33% | 0,32% | 0,34% | 0,32% | 0,32% | 0,34% | 0,37% | 0,44% | 0,45% | 0,35% | 0,35% |
CHERY | 0,34% | 0,29% | 0,22% | 0,15% | 0,18% | 0,18% | 0,19% | 0,21% | 0,26% | 0,21% | 0,22% | 0,22% |
SUZUKI | 0,22% | 0,22% | 0,20% | 0,19% | 0,24% | 0,22% | 0,22% | 0,20% | 0,23% | 0,20% | 0,21% | 0,21% |
OUTROS | 1,20% | 1,34% | 1,27% | 1,32% | 1,22% | 1,31% | 1,19% | 1,13% | 1,16% | 1,13% | 1,23% | 1,23% |
TOTAL | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% |