Fechar Ads

Carro Elétrico: Uma ameaça real para o motor a combustão?

Recentemente foi publicado no caderno Opinião do Valor Econômico sob o título "Uma outra eletrificação para a mobilidade" um texto que traz um pouco de luz sobre a discussão sobre o fim ou não do motor a  combustão interna.
Por  João Paulo Reis
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O texto traz um fato histórico do final do Século XIX. Nesse período, o grande problema ambiental de Nova York e das principais cidades do mundo era o excesso de esterco e moscas decorrente de uma ”frota” enorme de cavalos que circulavam. Esse sistema de transporte necessitava de uma logística complexa de alimentação e limpeza das cidades, e acabou suscitando previsões catastróficas sobre o futuro das mesmas.

Diziam os “profetas” da época, que se a cidade de Nova York continuasse a crescer naquela velocidade, a quantidade de esterco das ruas chegaria a um metro de espessura colapsando todo o sistema.

Daí surgiu o carro a combustão interna que resolveu esse problema. Assim, o que é hoje visto como um problema ambiental, o carro a combustão interna foi uma solução perfeita para os problemas daquela época.

Da mesma forma, com a poluição atmosférica provocada pela exaustão dos motores a combustão surge a necessidade de repensar-se que matriz energética será preponderante nos próximos anos.

Estamos vendo o desenvolvimento do carro elétrico puro como uma solução, contudo um novo desafio é encontrado com a eletrificação do carro que é a questão das baterias.

Como elas dependem de elementos como íons de lítio e cobalto que não são tão abundantes na natureza, poderemos ter problemas de outra ordem no futuro, como o alto custo dos veículos elétricos, sem contar o problema gravíssimo do descarte das baterias que não tem uma vida útil tão grande quanto um motor à combustão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ponto aqui levantando e apoiado pelo texto é que de nada adianta um carro ter um nível de emissão zero, se o processo de fabricação e descarte gerar um problema ambiental muito maior.

Sem contar com todo um sistema de distribuição que visa a recarga e troca das baterias, que ainda não existe.

E parece ser esse o caso dos atuais carros elétricos. A disseminação dos mesmos pode causar problemas muito maiores dos que temos hoje. Então que solução pode surgir?

O texto nos leva a pensar em carro híbridos movidos à combustíveis líquidos com baixa pegada de carbono, como é o caso dos biocombustíveis.

Por incrível que pareça, esses veículos já existem e representam uma rota tecnológica superior a eletrificação à bateria.

O etanol é na sua essência energia solar capturada armazenada e distribuída de forma eficiente em mais de 41600 postos de revenda no Brasil. Além de promover desenvolvimento econômico para regiões agricultáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dado importante trazido pelo texto é que:

“Quando avaliado pelo critério do ciclo da vida, do conceito do poço a roda, e não do tanque a roda, o carro flex utilizando etanol no Brasil é menos poluente que o carro elétrico a bateria projetado pela União Europeia em 2030 e 2040.

A otimização dos motores à combustão interna movidas à etanol com o uso de tecnologias com a biela variável e a introdução do híbrido flex e da célula a combustível movida a etanol – poderá colocar o Brasil na dianteira global em termos de estratégia integrada nas áreas energética, de desenvolvimento e valorização do setor agroindustrial e atendendo objetivos da política ambiental”

Assim, entendemos que o desenvolvimento tecnológico já existente no Brasil pode ser um contraponto importante a toda essa onda no desenvolvimento do carro 100% elétrico, e na realidade trazendo para discussões  o melhoramento e evolução dos motores à combustão.

Trazendo essa questão para um caso prático, entendemos que as empresas listadas em bolsa diretamente ligadas à produção de peças dos motores à combustão como a Mahle Metal Leve e Tupy, terão o grande desafio de trazer novas tecnologias e evoluções para os motores atuais, mas longe de serem banidas e aniquiladas pela onda do carro elétrico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dando destaque especial para a Mahle Metal Leve, entendemos que o DNA da empresa está no desenvolvimento de novas tecnologias e na compreensão do seu ambiente de negócios, atuando para identificar e capturar evoluções e tendências que irão atender as demandas futuras por mobilidade, isso tudo garantido com um investimento de mais de 4% da sua receita liquida em pesquisa e desenvolvimento por ano.

Até a próxima!!

João Paulo Reis É gestor do Venture Value FIA, sócio da Biguá Capital desde o seu surgimento em 2006, acumulando experiência na seleção e análise das empresas listadas na Bolsa

Compartilhe

Mais de Fora do Radar

Fora do Radar

Turnaround em construção: o caso da RNI

Hoje comentaremos sobre um setor que não costuma estar presente nos nossos filtros de seleção de empresas, mas em função da crise que o impactou, mereceu nossa análise. Vamos tratar do setor de construção civil.