Fechar Ads

Small cap mostra que crise ficou para trás no 1º trimestre e deve seguir crescendo em 2017

Estamos confiantes com a evolução dos números da empresa, renovando nossa expectativa de que os próximos trimestres devem confirmar a retomada da economia
Por  João Paulo Reis
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

A Inds Romi divulgou seu resultado do 1°trimestre de 2017 apresentando evolução em todos os números e margens, apesar do ambiente político e econômico que estamos vivendo.

A receita líquida subiu 12,9%, a margem bruta evolui de 20,2% para 24.7%, e a margem EBITDA saiu de -2.8% para 7.4%.

Destaque para o Resultado Líquido que saiu de um prejuízo de R$ 9.9 mi para um lucro de R$ 2,1 mi, números comparados com os do trimestre do ano anterior(1t16).

Verificamos evolução na entrada de pedidos, onde podemos projetar maiores vendas nas unidades de negócios para os próximos trimestres (1t17 versus 1t16): Aumento de 15% nos pedidos de Máquinas Romi, 8,4% nas Máquinas B&W e aumento de 21,4% nos pedidos de Fundidos e Usinados.

Vamos analisar agora cada uma das unidade de negócios:

Máquinas B&W (Alemanha) – Esta unidade que representou 20.38% da Receita Líquida do 1t17, apresentou uma melhora significativa de margens bruta que passaram de +1,4% para +21.4% e  EBIT de -38.9% para -0.2%, em função do maior volume de operação e de receita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A característica dessa unidade é apresentar um segundo semestre melhor que o primeiro, lembrando que a carteira de pedidos de 2017 já está montada.

Para 2018, de 1,5 a 2 milhões de euros foram contratados em março, e a há expectativa de que a carteira de 2018 já esteja montada antes do fim deste ano.

Fundidos e Usinados – Já esta unidade que representa 39.13% da Receita Líquida do 1t17, apresentou melhora de margens bruta que passaram de +11,8% para +14,2% e EBIT de +1.4% para +3,7%, devido ao maior volume de vendas.

Essa unidade começa a notar melhora no setor agrícola por conta da safra recorde e no setor de caminhões, em função do ajuste de estoques.

As vendas para o setor de energia eólica permanecem robustas, mas há uma preocupação com os leilões de energia da ANEEL para os próximos anos. Contudo a venda para players privados continua forte.

Máquinas Romi – Na unidade de máquinas, apesar desta estar nos seus níveis mais baixos de vendas, nota-se uma melhora no mix de máquinas comercializadas, ou seja, com mais máquinas novas entregues que usadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto a se destacar, é que com a tendência de queda na taxa de juros (SELIC), a empresa identificou um maior interesse dos investidores por novos financiamentos junto aos bancos de fomento(BNDES).

Outro importante indicador antecedente de vendas são as feiras. O resultado da recente Plástico Brasil, realizada no fim de março em São Paulo, foi positivo com bastante consultas e algumas vendas, mas nada parecido com o movimento reportado em 2013 e 2014.

Quanto a Expomafe, feira de máquinas ferramentas que será realizada na segunda semana de maio, a empresa está otimista, pois todo o espaço de exposição foi vendido e há uma boa expectativa da presença do público.

Lá será lançada uma máquina inovadora que junta duas tecnologias de ponta em usinagem e impressão 3D, inédita no Brasil, um projeto disruptivo que chamará muito a atenção. Maiores detalhes clique aqui.

Assim, mais do que um bom resultado no trimestre, o que nos chama a atenção ao conversar com a empresa, é a confiança demonstrada em entregar rentabilidade, principalmente após todo o trabalho de dowsizing feito ao longo dos últimos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Traduzindo, apesar da empresa ter encolhido na sua principal unidade de negócios, que é a de Máquinas Romi (Máquinas Ferramentas e Injetoras de Plástico), e onde estão as melhores margens, a empresa se reestruturou para que, com as unidades restantes( Fundidos e Usinados e Máquinas B&W), possa continuar rentável.

Isso significa que mesmo com sua principal unidade de negócios ociosa, ela conseguirá entregar resultados sólidos, e ao mesmo tempo estar pronta a atender uma demanda mais forte por máquinas que virá com a retomada dos investimentos.

Diante disso, estamos muito confiantes com a evolução dos números da empresa, renovando nossa expectativa de que os próximos trimestres devem confirmar a retomada gradual da economia, e por consequência a Inds Romi deve apresentar bons resultados.

Até mais.

João Paulo Reis É gestor do Venture Value FIA, sócio da Biguá Capital desde o seu surgimento em 2006, acumulando experiência na seleção e análise das empresas listadas na Bolsa

Compartilhe

Mais de Fora do Radar

Fora do Radar

Turnaround em construção: o caso da RNI

Hoje comentaremos sobre um setor que não costuma estar presente nos nossos filtros de seleção de empresas, mas em função da crise que o impactou, mereceu nossa análise. Vamos tratar do setor de construção civil.